SóProvas


ID
2385004
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A ação tóxica do alcoolismo crônico determina uma série de manifestações psíquicas. A respeito desse assunto, analise as características listadas abaixo.

I. O Delirium tremens inicia-se por um estado de confusão, agitação e angústia, com tremores, alucinações de ordem visual e amnésia.

II. A Alucinose dos bebedores (alucinose alcoólica) é a psicose aguda manifestada por alucinações auditivas, desencadeada por excessos alcoólicos, e ocorre a perda de lucidez.

III. Dipsomania é a crise impulsiva e irreprimível de ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • letra B errada pois fala agudo:

    "São consideradas causas do alcoolismo crônico a alucinose auditiva, que remete as alucinações, loucuras geralmente expostas pela forma de vozes ou barulhos no intelecto do ébrio. Ouvir vozes pode deixar o indivíduo agressivo, porém se parar de beber este quadro se reverte. Outra causa é o delírio de ciúmes, uma paranoia acarretada pelo excesso de álcool fazendo com que se desenvolvam ideias ciumentas abarcadas por um sentimento de insegurança, inclusive sexual, uma vez que o excesso de álcool gera a impotência sexual. Também ocorre como causa a diminuição da memória de forma prolongada a amnésia e a perda da memória recente, geralmente causadas após um delirium. Tais efeitos ainda se alongam podendo chegar a suspensão de reflexos, paralisia de músculos e surgimento de feridas cutâneas, até a cegueira tóxica".

    [retirado de - https://rodrigozerati.jusbrasil.com.br/artigos/399114274/embriaguez-alcoolica]

  • Alucinose dos bebedores é aguda. O erro da questão está no fato de afirmar que há perda da lucidez nos casos de alucinose dos bebedores. Apesar de haver eventos de ordem afetiva, a Lucidez está mantida

  • alucinose alcoólica ocorre mais quando ele está sem beber. Além disso ele não rebaixa a consciência.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em embriaguez alcoólica.

    Atenção: antes de mais nada, é preciso se atentar ao fato de que a questão pede conhecimentos a respeito do alcoolismo crônico. Cuidado para não confundir com o estudo da embriaguez alcoólica aguda.

    O alcoolismo tem como causa a ingestão continuada e imoderada de bebida alcoólica, a qual vai produzindo no paciente uma série de perturbações, terminando por configurar um perfil anormal não psicótico que poderia ser chamado de personalidade alcoolista.

    I. CERTO. No curso do alcoolismo crônico, poderá surgir um estado agudo caracterizado por sintomas psíquicos e perturbações físicas de certa gravidade. Inicia-se por um estado de confusão, agitação e angústia, com tremores, alucinações de ordem visual e amnésia. O delírio consiste em alucinações terrificantes, visões de animais asquerosos e rastejantes que enchem o ambiente, como cobras e escorpiões que o doente tenta afugentar ou tirar de suas vestes.

    II. ERRADO. A alucinose dos bebedores é uma psicose aguda manifestada por alucinações auditivas, desencadeada por excessos alcoólicos, conservando-se a lucidez com alterações da vida afetiva (não há perda da lucidez). As alucinações se manifestam, algumas vezes, pela hipersensibilidade aos ruídos, dando lugar em seguida às sensações de sibilos e sons musicais. Depois, progridem para vozes humanas que dizem obscenidades e ofensas morais, principalmente acusações de homossexualismo.

    III. CERTO. Trata-se da crise impulsiva e irreprimível de ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas. Tais impulsos persistem, em alguns casos, durante vários dias, podendo interromper-se bruscamente para retornarem sempre com as características irrefreáveis e paroxísticas.

    Gabarito do professor: Alternativa C (estão corretas apenas as afirmativas I e III).

  • RESPOSTA: C