SóProvas


ID
2385013
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A determinação do sexo pode ser feita por meio da análise das características da pélvis. A respeito do assunto, assinale a alternativa que apresenta relação incorreta entre a característica e o sexo.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia forense.

    Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.

    É a pélvis que fornece os caracteres diferenciais mais importantes para determinação do sexo. De forma geral, a pélvis feminina tem constituição mais frágil que a do homem a maiores diâmetros transversais.

    A) CERTO. No homem, além de existir uma consistência óssea mais forte as rugas de inserção  são mais pronunciadas. A pélvis feminina é lisa e com inserções pouco proeminentes.

    B) ERRADO. A bacia feminina tem forma circular, e a masculina forma de coração. A assertiva inverteu as duas características.

    C) CERTO. No homem, as dimensões verticais predominam sobre as horizontais; ao passo que, na mulher, dá-se o inverso: o diâmetro transversal supera a altura da bacia.

    D) CERTO. O arco subpúbico feminino é aberto e arredondado (nos homens forma um ângulo agudo, mais fechado), e a sínfise é projetada e quadrangular, com uma pequena área triangular de osso adicional em sua margem anterioinferior e com um evidente achatamento de seu ramo anterior. Por sua vez, a sínfise pública masculina é grossa, curta e mais triangular.

    E) CERTO. O crescimento adicional da superfície medial da sínfise pubiana amplia o canal pélvico das mulheres, configurando um ângulo subpúbico largo e arredondado.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • GABARITO: B

    Conforme doutrina médico-legal, " No esqueleto, a separação sexual faz-se pela discriminação dos ossos, principalmente: crânio, mandíbula, tórax e pelve."

    OBS¹: A pelve apresenta as características mais palpáveis na diferenciação do sexo. Nos HOMENS, são RUGOSAS, com inserções musculares marcadas e apresentam FORMA DE CORAÇÃO.

    Nas MULHERES, LISA com inserções pouco proeminentes e tem FORMA CIRCULAR.

    OBS²: A questão está classificada como sexologia forense, mas tais conceitos e características estão apresentadas nos manuais de Medicina Legal na parte específica de antropologia forense.

    #FALCÃO!

  • HOMEM

    Bacia (PELVE) mais estreita e mais funda

    Crânio mais espesso

    Tórax é cônico

    Dimensões musculares maiores

    Sacro mais alto

    Malares mais salientes

    MULHER

    Bacia mais larga e menos funda

    Crânio menos espeço

    Tórax é ovoide

    Dimensões e as inserções musculares menos pronunciadas

    O sacro é mais baixo

    São mais delicados. Extremidades articulares são de menores

  • O sexo do indivíduo pode ser determinado pela análise da pélvis, sendo encontradas as seguintes características:

    Masculino: pélvis rugosa, forma de coração, íleo alto, articulação sacroilíaca e acetábulo grandes, corpo do púbis triangular, sínfise do púbis alta e sacro longo, estreito e pouco curvo.

    Feminino: pélvis lisa, forma circular, íleo baixo, articulação sacroilíaca e acetábulo pequenos, corpo do púbis quadrangular, sínfise do púbis baixa e sacro curto, largo e curvo.

    O enunciado pedia a incorreta e a única alternativa errada é a letra B ao inverter a forma da pélvis masculina e feminina, pois o correto é a pélvis masculina em forma de coração e a pélvis feminina em forma circular e não o contrário, como afirma a assertiva.

    ALTERNATIVA B

  • Íleo = segmento do intestino delgado

    Ílio = uma da partes que compõe o osso ilíaco ou osso do quadril.

    Não sei se foi erro de digitação, mas íleo e ílio não são sinônimos!