SóProvas


ID
2385016
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na Antropologia Forense é importante o estudo para a determinação da idade do indivíduo. A respeito do assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. A análise da aparência não é considerada para determinação da idade.

II. A análise da pele não é considerada para determinação da idade.

III. A análise do globo ocular, referente à idade, tem como elemento mais significativo o arco senil.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Determinação da idade no vivo e no cadáver:

    Aparência: Para avaliação da idade em cadáver, consideramos a aparência o que é relativamente fácil quando se trata de recém nato, jovens, pessoas maduras e idosas, porém nos níveis intermediários encontramos as dificuldades.

    Pele- Aparecimento  de rugas.

    Pelos - Os pelos pubianos  aparecem nas meninas dos 11 aos 13 anos e nos meninos dos 13 aos 15 anos. Os pelos axilares aparecem por volta de dois anos depois.

    Globo ocular- Arco senil

    Dentes – São grandes auxiliares na determinação da idade.  Existem tabelas para análise das primeiras e segunda  dentições. Existem tabelas para  análise de cada um dos dentes através  do estudo de suas estruturas (germe dentário, esmalte, dentina), que fica a cargo do Perito  Odontolegista.

  • Consideram-se elementos que determinam a idade: Aparência, a medida que passa os anos fica mais difícil e penosa essa incumbência. Nos períodos transitórios é de difícil identificação. Pele, formação de rugas, começam a surgir dos 25 aos 30 anos, após os 30 mostram-se na parte anterior do tragus em sentido vertical. Pelos, no sexo feminino femininos aparecem de 12 aos 13 anos, e nos meninos 13 aos 15. A calvice é de aparecimento irregular!!! Globo Ocular, arco senil que é composto de colesterol, triglicerídeos e fosofolipidios, constantes no sexo masculino e em determinadas patologias, diabetes e carências vitamínicas. Dentes, 16/16 maior de 18 anos; 14/14 maior de 14 menor de 18; 12/12 menoslr de 14. Ossos, Suturas do crânio etc... Genival Veloso, 10° Edição.
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia forense.

    I. ERRADO. Na determinação da idade, muitos elementos podem ser analisados para se chegar a uma conclusão provável. Dentre eles, inclui-se a análise da aparência. Até certo ponto, é fácil distingui um recém-nascido de um jovem ou e um ancião. A maior dificuldade reside nos períodos transitórios, e na aproximação da faixa etária. Embora a análise da aparência não ofereça precisão na perícia, é um elemento que pode ser considerado.

    II. ERRADO. Embora a importância da pele na determinação da idade seja pequena, é um elemento que pode, sim, ser considerado nessa análise. Essa importância reside na formação das rugas, que em geral começam a surgir entre os 25 e 30 anos nas imediações das comissuras externas das pálpebras. Depois aparecem nas regiões nasolabiais, pescoço e fronte.

    III. CERTO. O elemento mais significativo no estudo externo do globo ocular, referente à idade, é o arco senil, que se caracteriza por uma faixa periférica e acinzentada da córnea. Contrastada na iria, presente em 20% dos quadragenários e em 100% nos octogenários. Esse arco é composto de colesterol, triglicerídeos e fosfolipídios.

    Gabarito do professor: Alternativa E (apenas a afirmativa III está correta).

  • GAB: LETRA E.

    O arco senil é caracterizado pela presença de um anel opaco esbranquiçado na região da córnea. É causado por um depósito de células de gordura na região da periferia da córnea.

    O arco senil não afeta a visão, apresenta-se em aproximadamente 60% das pessoas acima de 60 anos e em quase todos os indivíduos maiores de 80 anos.