-
I. Autoerotismo – gozo sexual prescinde da presença do sexo oposto. É o coito sem parceiro, apenas na contemplação de um retrato, de uma escultura ou na presença de uma pessoa amada
Alternativa trouxe a definição de onanismo
II. CORRETA
III. CORRETA
Gabarito: C
-
REsposta C, mas
FUNDATEC, 2017, Perito: “Escoptofilia é uma perversão sexual caracterizada:Pelo prazer erótico despertado em certos indivíduos em presenciar o coito de terceiros.”
-
Mariana, a alternativa III também está correta, pois trata-se de sinônimos.... Escoptofilia = Mixoscopia = Voyerismo.
Gabarito C
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em transtornos da sexualidade.
I. ERRADO. Autoerotismo ocorre quando o gozo sexual prescinde da presença do sexo oposto. É o coito sem parceiro, apenas na contemplação de um retrato, de uma escultura ou na presença de uma pessoa amada.
A assertiva trouxe na verdade o conceito de onanismo (masturbação).
II. CERTO. Edipismo é a atração sexual por pessoas da família ou parentes.
III. CERTO. Mixoscopia é um transtorno da preferência, também conhecido como escoptofilia, caracteriza-se pelo prazer erótico em presenciar o coito de terceiros. Também chamado de voyeurismo.
Gabarito do professor: Alternativa C (apenas as afirmativas II e III estão corretas).
-
Escoptofilia: Coito de terceiros.
-
Honestamente não consigo ver a diferença entre onanismo e autoerotismo
-
A diferença do ONANISMO para o AUTOEROTISMO é que no AUTOEROTISMO não há manipulação dos órgãos genitais nem a presença de terceiros.
-
LETRA C
ONANISMO: Refere-se a um ato de estimulação manual do órgão sexual por um parceiro sexual, ou seja seja é estimulação do órgão sexual praticada por outrem do sexo feminino ou masculino, muitas vezes feita até alcançar o orgasmo e a ejaculação.
AUTOEROTISMO: Refere-se a , estimulação manual do órgão sexual praticada pela própria pessoa.
OBS: Embora os termos autoerotismo e masturbação sejam frequentemente usados de forma intercambiável/intercalável, eles não são sinônimos, pois nem todos os comportamentos auto eróticos são masturbatórios e existem os estímulos 'sexualmente neutros' (música, cenário, arte, risco, devaneio espiritual, etc.) também são exemplos de autoerotismo.
-
Autoerotismo
É o transtorno no qual o gozo sexual prescinde da presença do sexo oposto. É o coito sem
parceiro, apenas na contemplação de um retrato, de uma escultura ou na presença de uma pessoa
amada. Por isso, é chamado de coito psíquico de Hammond. Quem primeiro descreveu essa
perturbação foi Havelock-Ellis, em que o erotismo e o orgasmo surgem independentemente de
manobras ou da presença de alguém.
Onanismo
É o impulso obsessivo à excitação dos órgãos genitais, comum na puberdade
-
ONANISMO = REI ONAN, HÁ MANIPULAÇÃO DOS ÓRGÃOS GENITAIS DO INDIVIDUO (MASTURBAÇÃO), MAS TAMBÉM PODE ESTAR RELACIONADO AO COITO INTERROMPIDO;
AUTOEROTISMO = EXCITAÇÃO SEM PRESENÇA DO PARCEIRO(A) SEXUAL, PODE SE DÁ APENAS PSIQUICAMENTE SEM MANIPULAÇÃO DOS ÓRGÃOS GENITAIS;
-
I - ERRADA, auto-erotismo é o prazer sem a participação física de um parceiro, enquanto onanismo é o prazer pela manipulação dos órgãos genitais (masturbação). Embora os conceitos sejam muito parecidos, o primeiro se trata de um prazer obtido simplesmente em imaginar uma pessoa amada, por exemplo, enquanto o segundo conceito exige necessariamente a manipulação do próprio órgão genital para obter o prazer, que é a definição retratada na assertiva I.
II - CORRETA, embora o exercício tenha dado como correta, o mais certo seria dar como errada, pois a tendência ao incesto pode ser edipismo (amor do filho pela mãe) ou electrismo (amor da filha pelo pai).
III - CORRETA, o prazer sexual em observar terceiros copulando é a mixoscopia, conhecida também como vouyerismo ou escoptofilia. Como o termo vouyerismo é muito conhecido, os exercícios tentam confundir colocando os termos menos difundidos mixoscopia e escoptofilia.
.
ALTERNATIVA C
-
É tanta parafilia que a gente até perde tempo memorizando