-
Letra (e)
Criada em 1958 nos Estados Unidos, essa técnica consiste em descobrir a duração de uma atividade baseando-se em três estimativas possíveis para a atividade:
– Otimista = É o cenário perfeito, onde tudo dá certo.
– Pessimista = É o pior cenário, onde tudo vai dar errado.
– Mais Provável = É um cenário razoável, onde tudo ficará dentro da normalidade, sem grandes surpresas (nem boas nem ruins).
Agora vamos à fórmula do cálculo PERT:
PERT = (Pessimista + 4 x Mais provável + Otimista)
6
Fonte: https://www.teclogica.com.br/utilizando-a-tecnica-de-pert-em-projetos/
-
LETRA E
Macete : PERT , aí vc inverte -> TREp = TREs estimativas de tempo -> otimista , pessimista e mais provável
CPM -> Mais provável
Método do Caminho Crítico (CPM – Critical Path Method) é o método para encontrar entre as atividades do projeto as tarefas que não possuem uma flexibilidade de mudança de datas e que devem ser concluídas dentro de um prazo determinado. As atividades que não possuem um caminho crítico possuem uma folga em seus prazos nas datas de entregas. No final estas atividades podem ser concluídas e geralmente não comprometem o cronograma do projeto em geral.
A diferença que existe entre PERT e CPM está na maneira como o tempo é tratado: o CPM utiliza valores determinísticos, enquanto o PERT
permite utilizar três estimativas de tempo e a distribuição Beta para a determinação do tempo mais provável, sendo, portanto, um modelo probabilístico.
CPM -> DeterMinísticos
PERT -> PRobabilísticos
A ideia básica do PERT e do CPM está na identificação do caminho que consome mais tempo, através da rede de atividades como base para o planejamento e o controle de um projeto. Tanto o PERT como o CPM utilizam flechas e nós para a construção gráfica do projeto.
Fonte : Estratégia
-
GAB. E
=> CPM == o método CPM utiliza o caminho crítico, cujas atividades não podem sofrer atrasos sem que se reflita em atraso na duração do tempo total do projeto;
=> PERT == o método PERT calcula o tempo a partir da média ponderada de TRÊS estimativas de tempo das atividades:
- PROVÁVEL
- PESSIMISTA e
- OTIMISTA
Assim, afirma-se que o PERT é probabilístico e o CPM determinístico.
-
DEEEEEEEEEEEEEEUS O LIVRE gestão de projetos da FCC.....
-
Alguém saberia dizer o erro da letra C?
-
PERT faz estimativa POP
P- rovável
O- timista
P- essimista
-
se alguém souber o erro da letra c...
-
Seria erro da alternativa C afirmar que um diagrama que sequencia as atividades corresponde a um workflow? Entendo que workflow está mais ligado à automação de processos de negócio. Apesar de enxergar um diagrama como um "flow" (fluxo), acho que não corresponde a um workflow. Alguém pra acrescentar?
-
Também fiquei com dúvida na Letra C, porém como a Letra E não apresentava nenhum erro sendo assim acabei escolhendo-a. O que me fez desconsiderar a Letra C foi a sentença "com a representação gráfica da sequência de atividades do projeto" isso é o Diagrama de rede. O CPM representa apenas as atividades do caminho crítico
-
Gabarito E
Na administração, o Program Evaluation and Review Technique (PERT) é uma ferramenta utilizada no gerenciamento de projetos.
Gráfico de rede PERT para um projeto de 7 meses com cinco marcos (10 até 50) e seis atividades (A até F).
As técnicas denominadas PERT e CPM foram independentemente desenvolvidas para a Gestão e Controle de Projetos em torno de 1950, porém a grande semelhança entre estas fez com que o termo PERT/CPM fosse utilizado corriqueiramente como apenas uma técnica.
Os termos PERT e CPM são acrônimos de Program Evaluation and Review Technique (PERT) e Critical Path Method (CPM).
Exemplos de Projetos que podem utilizar PERT/CPM:
1. Construção de uma planta
2. Pesquisa e desenvolvimento de um produto
3. Produção de filmes
4. Construção de navios
5. Instalação de um sistema de informações
6. Condução de campanhas publicitárias, entre outras.
PERT e CPM utilizam principalmente os conceitos de Redes (Grafos) para planejar e visualizar a coordenação das atividades do projeto.
Enquanto PERT é o cálculo a partir da média ponderada de 3 durações possíveis de uma atividade (otimista, mais provável e pessimista), CPM é um método de apuração do caminho crítico dada uma sequência de atividades, isto é, quais atividades de uma sequência não podem sofrer alteração de duração sem que isso reflita na duração total de um projeto. Desta maneira, classificando-os em função do tratamento, a rede PERT é probabilística e o CPM é determinístico.
Alguns exemplos clássicos de aplicação de PERT/CPM é a gestão e planejamento da construção civil, mecânica, naval, etc.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Pessoal, esclarecendo o que é um workflow...
“Workflow é a automação de um processo de negócio, no todo ou em parte, em que são transferidos documentos, informações ou tarefas entre participantes do processo, de acordo com um conjunto definido de regras, para alcançar um determinado objetivo de negócio.”
Fonte: Gerenciamento de Processos de Negócios - BPM - Roquemar Baldan 1a. Ed 2014, pag 175
-
Alguém sabe o erro da Alternativa A?
-
qual é o erro da letra A? :)
-
Creio que o ERRO da alternativa "a" é que o CPM não é um tempo estimado..