SóProvas


ID
2385355
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito das metas do PNE e suas estratégias, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Expandir a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu, utilizando inclusive metodologias, recursos e tecnologias de educação a distância.
2. Ampliar a oferta de bolsas de estudo para pós-graduação dos professores e das professoras e demais profissionais da educação básica.
3. Ampliar programa permanente de iniciação à docência a estudantes matriculados em cursos de licenciatura, a fim de aprimorar a formação profissional para atuar no magistério da educação básica.
4. Elevar o padrão de qualidade das universidades, direcionando a sua atividade, de modo que realizem, efetivamente, pesquisa institucionalizada, articulada a programas de pós-graduação stricto sensu.
( ) Meta 13.
( ) Meta 14.
( ) Meta 15.
( ) Meta 16.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Questão de baixa qualidade. O objetivo não pode ser decorar o numero das metas, mas sim compreendê-las para sua efetivação.

  • VERDADE.

  • Gabarito: C

    Meta 13: elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.

    Meta 14: elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60.000 (sessenta mil) mestres e 25.000 (vinte e cinco mil) doutores.

    Meta 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação   específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

    Meta 16:formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

     

  • Decorar isso , é horrível.

     

  • 13.5. elevar o padrão de qualidade das universidades, direcionando sua atividade, de modo que realizem, efetivamente, pesquisa institucionalizada, articulada a programas de pós-graduação stricto sensu;

    14.4. expandir a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu, utilizando inclusive metodologias, recursos e tecnologias de educação a distância;

    15.3. ampliar programa permanente de iniciação à docência a estudantes matriculados em cursos de licenciatura, a fim de aprimorar a formação de profissionais para atuar no magistério da educação básica;

    16.5. ampliar a oferta de bolsas de estudo para pós-graduação dos professores e das professoras e demais profissionais da educação básica;

    http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf

    TEMA 13 Qualidade da educação superior / Titulação do corpo docente elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para setenta e cinco por cento, sendo, do total, no mínimo, trinta e cinco por cento doutores.META elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para setenta e cinco por cento, sendo, do total, no mínimo, trinta e cinco por cento doutores.

    TEMA 14 Acesso à pós-graduação stricto sensu / Ampliação do número de titulados elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de sessenta mil mestres e vinte e cinco mil doutores. META elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para setenta e cinco por cento, sendo, do total, no mínimo, trinta e cinco por cento doutores.

    TEMA 15 Formação dos profissionais da educa- ção/professores da educação básica com formação específica de nível superior (licenciatura na área de conhecimento em que atuam). META garantir, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, no prazo de um ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

    TEMA 16 Formação, em nível de pós-graduação, dos professores da educação básica / Formação continuada na área de atuação. META: formar, em nível de pós-graduação, cinquenta por cento dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

  • Putz :/

    Poxa UFPR, que vergonheira esta questão.

     

  • Muito triste uma banca da própria universidade fazer uma questão bizarra como essa. Lamentável!

  • indignada com isso....... 

  • Sério isso?

  • RECUSO-ME!

  • Sacanagem

  • Banca fundo de quintal, só pode! Questão não mede conhecimento algum, exigia decoreba!!!

     

  • De dar nojo.

  • Banca NC da decoreba! O mais importante para o brasileiro é compreender as metas, seu alcance, sua contextualização . Não decorar o número da meta. Tá parecendo questão de ensino fundamental dos anos 1980.

    Melhorem!

  • ridiculo isso, que importa saber qual o número da meta ?  , concordo com a Leila Duarte

  • essa banca pensa que somos máquinas para decorar isso kkk

  • É o tipo de questão, que na minha visão, nao deveria ter em concurso. Falta de criatividade.

  • Fazer questões de banca pequena é complicado!!!!!

  • Nem vou responder, banca palhaça!

  • Me recuso a responder um cabrunco desse.

  • É de uma utilidade zero um tipo de questão dessas.

  • AS QUESTÕES EM GERAL SOBRE PNE E PDE SÃO MAL ELABORADAS,EXIGEM A SIMPLES DECOREBA DE CADA META. RIDÍCULO COBRAR ESSE DOCUMENTO DESSA FORMA.

  • Não acredito que cobraram a ordem das metas no PNE, isso eu me recuso decorar....é tempo perdido, em meio a tantas outras questões para se estudar de verdade...

    Só acho!

  • Fiquei entre C e E MARQUEI E :{

    Questão que com certeza derrubou muita gente, não adianta reclamar gente, é tentar responder e pronto. Deixar em branco é que não podemos.

    Bons estudos

  • Já percebi que essa banca está no rol das escrotinhas...

  • cobraram as estratégias das metas. Complicado lembrar da sequência de cada estratégia. Essa é pra eliminar mesmo