SóProvas


ID
2385574
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O profissional de serviço social tem competência para realizar estudos socioeconômicos com usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades e, dentre as atribuições privativas, está realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre matéria de serviço social. Sobre esse assunto, relacione as colunas a seguir. 


1. Estudo social

2. Relatório social

3. Perícia social

4. Laudo social 


( ) Como documento específico elaborado por assistente social, consiste na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção desse profissional, no seu cotidiano laborativo.

( ) É utilizado no meio judiciário como mais um elemento de “prova”, com a finalidade de dar suporte à decisão judicial, a partir de uma determinada área do conhecimento, no caso, o serviço social.

( ) É um processo metodológico específico do serviço social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais.

( ) Trata-se de um estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, geralmente, judicial. 

A sequência CORRETA é 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA  : A

    DICA: conhecer c/ profundidade ===  estudo social

             exame, vistoria : pericia social

             elemento de prova : laudo social

              opniao fundamentada : parecer social

    BONS ESTUDOS

     

             

        

  • Para respondermos à questão iremos identificar o conceito de cada um dos documentos elencados e que são de emissão exclusiva do assistente social, com base no texto de Eunice Terezinha Fávero (Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CFESS/ABEPSS. Brasília, 2009):
    Estudo Social: o estudo social é o documento mais "amplo" elaborado pelo profissional. Ele consiste numa análise mais detalhada e ampla acerca da realidade social, buscando conhecer as condições de vida, de trabalho, de moradia, o acesso ou não a determinados serviços, programas e projetos sociais. O estudo social, então, será elaborado para conhecer de forma mais aprofundada determinada situação ou expressão da questão social. Para isso, o assistente social deve estar embasado no conhecimento crítico para ir além da aparência da "questão" que inicialmente é apresentada e que necessita ser melhor estudada para que, por exemplo, a autoridade judicial tome sua decisão.
    Relatório Social: após realizado o estudo social buscando conhecer de forma mais minuciosa e sob aspectos históricos, sociais, econômicos e culturais, o registro desse estudo é o que pode se chamar de relatório social ou de laudo social. Portanto, o registro do estudo social apresentando a análise, a conclusão e o parecer é caracterizado como relatório social. Assim, o relatório social e as informações ali contidas que apresentam maior grau de descrição e interpretação, com base nos conhecimentos específicos do Serviço Social, irão compor os autos processuais.
    Perícia Social: no campo sociojurídico o estudo social é caracterizado também como perícia social. Isso ocorre pois ao solicitar o estudo social em matéria específica de Serviço Social está se solicitando um perito na área, ou seja, um profissional que possuía tal conhecimento específico para elaborar um documento que irá subsidiar o magistrado em sua decisão. Assim, ao realizar o estudo social ou perícia social o profissional poderá registrá-los em alguns documentos que são reconhecidos como relatório social, laudo social e parecer social, considerando que cada um possui um grau de detalhamento e metodologia específicas.
    Laudo social: o laudo social pode ser caracterizado também como um dos documentos que irá subsidiar a decisão judicial e que possui caráter de prova. O laudo será a síntese das informações obtidas no estudo social e deverá apresentar uma análise sucinta da situação e em seu final o parecer do profissional. Este parecer é a conclusão de sua interpretação acerca da situação, sendo a manifestação técnica do profissional com base em estudo técnico e científico. Resumindo, no final do laudo deve vir o parecer indicando qual a posição do profissional perante o que foi estudado e quais as alternativas para sua resolução.
    Após essa breve descrição sobre cada documento entende-se que a primeira assertiva trata-se do relatório social pois este é uma apresentação com maior descrição.
    A segunda assertiva trata-se do laudo social, pois este irá compor os autos processuais e pode servir como prova para o magistrado.
    A terceira assertiva trata-se do estudo social visto que este busca compreender e analisar a realidade social em seus diversos aspectos de forma mais aprofundada.
    A quarta assertiva refere-se a perícia social já após realizá-la pode-se emitir um parecer social com vistas a sintetizar a situação estudada e emitir sua opinião técnica apontando quais as formas e alternativas de resolução. Portanto, a perícia pode subsidiar também o poder judiciário na tomada de decisão.


    RESPOSTA: A
  • O profissional de serviço social tem competência para realizar estudos socioeconômicos com usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades e, dentre as atribuições privativas, está realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre matéria de serviço social. Sobre esse assunto, relacione as colunas a seguir. 

     

    1. Estudo social

    2. Relatório social

    3. Perícia social

    4. Laudo social 

    ( 2 ) Como documento específico elaborado por assistente social, consiste na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção desse profissional, no seu cotidiano laborativo. (Relatório Social)

    ( 4 ) É utilizado no meio judiciário como mais um elemento de “prova”, com a finalidade de dar suporte à decisão judicial, a partir de uma determinada área do conhecimento, no caso, o serviço social. (Laudo Social)

    ( 1 )  É um processo metodológico específico do serviço social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais. (Estudo Social)

    ( 3 ) Trata-se de um estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, geralmente, judicial.  (Perícia Social)

    GABARITO LETRA  : A