SóProvas


ID
2385754
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dentro de uma redação de TV, as diversas funções obedecem a um organograma, a uma hierarquia:
I Diretor de jornalismo: é o maior cargo do setor jornalístico em uma TV. É ele que determina a linha editorial e, consequentemente, as opiniões e condutas jornalísticas difundidas nos telejornais. Subordinado aos donos da emissora, no caso da empresa privada; na TV pública, subordinado ao diretor nomeado pela autoridade competente.
II Gerente de jornalismo: profissional responsável pelo jornalismo de uma ou mais redações – como no caso de redes (emissoras filiadas). Participa de reuniões sobre a condução do trabalho jornalístico, contratação e criação de novos programas. Subordinado ao diretor de jornalismo.
III Chefe de redação: jornalista responsável pelo funcionamento prático da redação. Supervisiona todos os telejornais e outros produtos jornalísticos. Faz recrutamento de novos jornalistas, demissões, escalas de trabalho, remanejamentos, promoções, tudo com a ajuda dos departamentos de recursos humanos e financeiro da emissora.
IV Editor-chefe: jornalista responsável pelo conteúdo de cada edição do telejornal. Edita cada matéria que irá ao ar, determinando as imagens que serão usadas.
V Repórter: jornalista que participa de todas as fases do processo de produção diária da informação no telejornalismo.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     

    Não sei se existe embasamento teórico para as definições, mas os itens foram copiados na íntegra do blog descrito na fonte.

     

    I (ERRADO) - Diretor de jornalismo: maior cargo do setor jornalístico em uma TV. Jornalista responsável pela linha editorial e, consequentemente, pelas opiniões e condutas jornalísticas difundidas nos telejornais. Subordinado aos donos da emissora;

    II (CERTO) - Gerente de jornalismo: jornalista responsável pelo funcionamento de uma ou mais redações - como no caso de redes (emissoras filiadas). Participa de reuniões decisivas sobre a condução do trabalho jornalístico, contratação e criação de novos programas. Subordinado ao diretor de jornalismo;

    III (CERTO) - Chefe de redação: jornalista responsável pelo funcionamento prático da redação, recrutamento de novos jornalistas, demissões, escalas de trabalho, remanejamentos, promoções, tudo com a ajuda do Departamento de Recursos Humanos e Financeiro da emissora. Subordinado ao gerente de jornalismo. Todos os cargos abaixo são subordinados diretamente ao chefe de redação, independente dos chefes intermediários;

    IV (ERRADO) - Editor-chefe: jornalista responsável pelo conteúdo de cada edição do telejornal. Ele determina o os temas que serão abordados, de acordo com a linha editorial. Escolhe as matérias que vão entrar e suas posições no "espelho" (roteiro do telejornal). Subordinado ao chefe de redação;

    V (ERRADO) - Repórter: jornalista responsável por fazer a reportagem na rua (entrevistar pessoas, gravar passagem e off). Faz parte de uma equipe que conta com motorista, auxiliar de cinegrafista e cinegrafista (dependendo da necessidade, o produtor também pode acompanhar o repórter para auxiliá-lo no trabalho externo). Subordinado ao chefe de reportagem.

     

    Fonte: http://teleblognews.blogspot.com.br/2013/01/redacao-de-tv-newsroom-como-e-formada.html 

  • Boa observação do colega Caco.

     

    Só que, então, não dá prá entender...

    A alternativa A, considerada ERRADA, é exatamente igual ao que está escrito no blog, acrescida da parte da TV pública, que está correta:

     

    I Diretor de jornalismo: é o maior cargo do setor jornalístico em uma TV. É ele que determina a linha editorial e, consequentemente, as opiniões e condutas jornalísticas difundidas nos telejornais. Subordinado aos donos da emissora, no caso da empresa privada; na TV pública, subordinado ao diretor nomeado pela autoridade competente.

     

    Diretor de jornalismo: maior cargo do setor jornalistico em uma TV. Jornalista responsável pela linha editorial e, consequentemente, pelas opiniões e condutas jornalísticas difundidas nos telejornais. Subordinado aos donos da emissora;

  • Suponho que o erro da assertiva I está em dizer que o diretor de jornalismo "determina" a linha editorial, que é diferente de "ser responsável" por ela. Esse papel de determinação está mais para os donos do veículo.

  • É, Alan...  só se for isso mesmo.