SóProvas


ID
2386768
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Avalie as afirmações que seguem com base no tema “Sistemas Mecânicos Automotivos” especifcamente quanto aos problemas encontrados em sistemas de freios veicular, atribuindo respectivamente V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Disco apresentando coloração entre o azul e violeta, mais visível próximo às áreas de refrigeração. Indica que ocorreu superaquecimento ocasionado provavelmente por má utilização durante a fase de assentamento das pastilhas, que pode provocar desde vibrações durante a frenagem, até alterações na estrutura do ferro fundido.
( ) Deposição de material da pastilha de freio no disco. Neste caso a superfície de frenagem fca completamente coberta com manchas azuis e ocre (alternadas). Essa deposição de material ocasiona superaquecimento e consequentemente a perda de efciência de frenagem, sem que se perceba alterações na estrutura do ferro fundido. Deslizamentos excessivos ocorrem, porém, nestes casos não se observa vibrações no sistema o que difculta a avaliação pelo motorista.
( ) Disco apresentando fadiga estrutural, e “hot-spots”, alertando para a sua espessura que deve próxima ao limite mínimo recomendado. Além das consequentes vibrações e da geração excessiva de ruído, o estado avançado de formação de trincas evidencia uso intensivo e excessivo.

Alternativas
Comentários
  • Disco com superaquecimento:

    Disco apresentando coloração entre o azul e violeta, mais visível próximo às áreas de refrigeração. Superaquecimento ocasionado por má utilização durante a fase de assentamento das pastilhas, que pode provocar desde vibrações durante a frenagem, até  alterações na estrutura do ferro fundido com a formação de cementita.

    Disco com “hot spots”:

    Disco apresentando fadiga estrutural, e “hot/spots”, alertando para a sua espessura que deve próxima ao limite mínimo recomendado. Além das conseqüentes vibrações, e claro, da geração de ruído (NVH), o estado avançado de formação de trincas evidencia uso intensivo e excessivo.

    Disco com desgaste excessivo:

     

    Disco de freio com desgaste excessivo, com espessura abaixo do recomendado para a troca (ocasionando o chamado “pescoço”). Discos que apresentam desgaste, desde que não acima do limite permitido, devem ser usinados, uma vez que o “pescoço” formado é fonte de vibrações e ruídos. Quando os discos atingem o limite da utilização devem ser  obrigatoriamente trocados, não podendo mais ser usinados. Conforto e performance ficam totalmente comprometidos, uma vez que não há mais massa para a troca de calor com o ambiente.

    Disco com deposição de material:

    Deposição de material da pastilha de freio no disco. Neste caso a superfície de frenagem está completamente coberta com manchas escuras. Essa deposição de material ocasiona superaquecimento e conseqüentemente a perda de eficiência de frenagem, e pode levar a  alteração da estrutura do ferro fundido. 

    Vibrações no sistema aparecem e ficam progressivamente mais severas. As pastilhas de freio deverão ser substituídas por material de melhor qualidade.