SóProvas


ID
2387359
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A reunião de espécies documentais que se assemelham por suas características essenciais é denominada “tipo documental”. Na análise tipológica, são considerados os seguintes itens:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: letra A

     

    Ao fazer a análise tipológica do documento devemos identificar

    1) a sua origem/proveniência (entidade produtora e acumuladora);

    2) a sua vinculação à competência e as funções/atribuições da entidade acumuladora;

    3) a associação entre a espécie em causa e o tipo documental;

    4) o conteúdo;

    5) a datação (vigência).

     

    (SENADO FEDERAL/2012/ARQUIVISTA) Em que pese, na Arquivologia, um documento possa ser analisado sobre diferentes aspectos, numa análise tipológica, o primeiro elemento a ser considerado é o da entidade produtora.

    (CESPE/ TCDF/2014) Verifica-se, na análise tipológica, se o conjunto homogêneo de atos está expresso em um conjunto homogêneo de documentos (Certo).

    (CESPE/MPOG/2013) O estudo da estrutura formal do documento é essencial para o trabalho do arquivista quando este realiza a análise tipológica (Errado, a tipologia se preocupa com os elementos externos ao documento, quem se preocupa com a estrutura formal é a análise diplomática).

    (FCC/TRT3-Arq/2015) A identificação do tipo documental é a base para definir as SÉRIES DOCUMENTAIS (Certo, as séries documentais são as sequências de unidades de um mesmo tipo documental, ou seja, espécie+função);

    (CESPE/PF/2014) A análise tipológica é utilizada na elaboração do plano de classificação de documentos e da tabela de temporalidade (Certo).

    (CESPE/MPU-Arquivista/2013) O item atribuições da entidade produtora acumuladora faz parte do elenco de elementos necessários para se fazer análise tipológica na arquivística (Certo).

    (CESPE/MPOG/2015) A tipologia documental, por incorporar elementos da diplomática, pode ser definida como diplomática contemporânea (Certo).

    (CESPE/MPOG/2015) A análise tipológica, por sua natureza, pode ser realizada em desacordo com o princípio da cumulatividade (errado, um dos princípios fundamentais para a análise tipológica é o princípio da cumulatividade).

  • Na análise documental buscamos identificar todos os elementos que ajudam a construir o contexto e a organicidade do documento. Isso envolve conhecer a instituição, o conteúdo do documento e qual a sua data limite (a)

    Resposta: A