SóProvas


ID
2387374
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Hoje, o profissional de informação agrega conhecimentos e responsabilidades, interagindo no processo decisório de gerência e preservação de acervos. Este conjunto de ações planejadas é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

     

    Segundo Valentini (2005) - 5. Conservação e restauração de documentos
    Um documento deve ser conservado em local apropriado, com temperatura e umidade baixas, em um local elevado, e acondicionado de maneira adequada.
    5.1. Principais operações de conservação
    Desinfestação, limpeza, alisamento e restauração ou reparo, entre outras.
    Comentário:
    a) Desinfestação – combate ou inibe as atividades dos insetos. O método mais eficiente para combatê-los é a fumigação.
    b) Limpeza – fase posterior à fumigação. Os documentos devem ser limpos com um pano macio, um aspirador de pó, uma escova adequada.
    c) Alisamento – documentos são passados a ferro.
    d) Restauração – são utilizados determinados procedimentos para recuperar documentos em mau estado físico de conservação. É feita por especialistas dessa área (requer muito conhecimento desses profissionais).
    5.2. Métodos de restauração (resumo)
    • banho de gelatina – doc. é mergulhado em cola específica, aumentando a sua durabilidade. Ficam sujeitos ao ataque dos fungos e dos insetos;
    • tecido – usa-se pasta de amido;
    • silking – tecido mais consistente (musseline de seda), de alto custo;
    • laminação – consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura (folha de papel de seda e outra de acetato de celulose);
    • laminação manual – acetato de celulose em contato com a acetona;
    • encapsulação – películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento.
    • velatura – consiste na aplicação de reforço de papel ou tecido em qualquer parte de uma folha.

  • A Conservação Preventiva pode ser definida como um conjunto de ações para mitigar as forças responsáveis pela deterioração e pela perda de significância dos bens culturais, e a formulação de um plano de conservação preventiva é a concepção, coordenação e execução de um conjunto de estratégias sistemáticas organizadas no tempo e espaço, desenvolvidas por uma equipe interdisciplinar com o consenso da comunidade a fim de preservar, resguardar e difundir a memória coletiva no presente e projetá-la para o futuro para reforçar a sua identidade cultural e elevar a qualidade de vida.

     

     

     

     

    http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?ID_S=23&ID_M=528

  • A interferência no processo decisório em termos de preservação facultam o estabelecimento de normas, procedimentos e ações que visam preservar as informações de futuras degradações. esse processo é chamado conservação preventiva, pois acontece antes do documento ter sofrido o dano, através de normativas que o protegem.

    Resposta: D