SóProvas


ID
2387869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando os ciclos de vida dos parasitas invertebrados causadores de doenças e as formas de prevenção que devem ser adotadas pela população para evitar a contaminação por esses parasitas, julgue o item a seguir.

A esquistossomose é causada por platelmintos da classe Trematoda. As larvas desses platelmintos liberadas pelo hospedeiro intermediário penetram ativamente no homem pela pele e chegam aos seus vasos sanguíneos, instalando-se nas veias do intestino e fígado.

Alternativas
Comentários
  • Corretíssimo. A cercária penetra a pele do homem e chega aos vasos sanguíneos alojando-se no fígado e no intestino.

    Causa também aumento do fígado e do baço (hepatomegalia e esplenomegalia).

  • Certo

    Esquistossomose 

    O hospedeiro definitivo do Schistosoma mansoni é o homem que elimina os ovos do verme através de suas fezes.

    Quando as fezes são eliminadas na água, os ovos eclodem e liberam larvas ciliadas denominadas miracídios. Elas penetram nos caramujos, os hospedeiros intermediários, onde se multiplicam.

  • Os vermes causadores das esquistossomoses pertencem ao Ramo dos Platelmintos (vermes achatados), Classe dos Trematódeos (de forma foliácea) .

    A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. Os vermes, uma vez dentro do organismo da pessoa, vivem nas veias do mesentério e do fígado.

    • Hospedeiro definitivo: o homem é o principal hospedeiro definitivo. Nele, o parasita desenvolve a forma adulta e reproduz-se sexuadamente. Os ovos são eliminados por meio das fezes no ambiente, ocasionando a contaminação das coleções hídricas naturais (córregos, riachos, lagoas) ou artificiais (valetas de irrigação, açudes e outros).

    • Hospedeiro intermediário: o ciclo biológico do S. mansoni depende da presença do hospedeiro intermediário no ambiente. Os caramujos gastrópodes aquáticos, pertencentes à família Planorbidae e gênero Biomphalaria, são os organismos que possibilitam a reprodução assexuada do helminto.