SóProvas



Questões de Platelmintos e Nematódeos


ID
476377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A esquistossomose, doença muito comum no Brasil, é causada
pela infestação de vermes platelmintos trematódeos do gênero
Schistosoma. A respeito do ciclo de vida desse invertebrado,
julgue os próximos itens.

Durante um ciclo biológico completo, o Schistosoma mansoni sofre profundas mudanças tanto morfológicas como bioquímicas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

      Após a invasão da pele, que ocorre em poucos minutos, as cercárias perdem a cauda e passam por outras transformações morfológicas e bioquímicas dando origem aos esquistossômulos. Estes deslocam-se pela epiderme e derme em busca dos vasos sanguíneos ou linfáticos .

    Schistosoma mansoni: O parasito e seu ciclo biológico. Michélia Antônia do Nascimento Gusmão e Danielle Gomes Marconato.

    Link http://www.ufjf.br/labproteinas/material-de-apoio/esquistossomose/ciclo-biologico/


ID
476380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A esquistossomose, doença muito comum no Brasil, é causada
pela infestação de vermes platelmintos trematódeos do gênero
Schistosoma. A respeito do ciclo de vida desse invertebrado,
julgue os próximos itens.

Os ovos desse invertebrado são expelidos pelo portador da doença, depositados em ambientes aquáticos onde se transformam em larvas aquáticas ciliadas.

Alternativas
Comentários
  • Certo! Os mirácidios é a primeira fase deste invertebrado, para entrar no caramujo, que sairá na forma de cercária.


ID
476383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A esquistossomose, doença muito comum no Brasil, é causada
pela infestação de vermes platelmintos trematódeos do gênero
Schistosoma. A respeito do ciclo de vida desse invertebrado,
julgue os próximos itens.

Durante a fase livre na água, a atividade do Schistosoma mansoni se dá às custas da reserva de glicogênio e de consumo de oxigênio do meio.

Alternativas
Comentários
  • Certo! O glicogênio é uma reserva energética animal e o oxigênio, gás para sua respiração.

  • Nessa fase ele não se alimenta.


ID
560107
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Taenia solium é um platelminto parasita, cujo adulto vive no intestino do ser humano, podendo alcançar até 5 metros de comprimento e provocar sintomas relativamente brandos no hospedeiro. A pessoa também serve de hospedeiro intermediário desse parasita, e as oncosferas se alojam em locais como o coração e o cérebro, o que pode causar sérios distúrbios. Nessa doença, chamada de cisticercose humana, o contágio se dá por meio da(o)

Alternativas
Comentários
  • Essa doença, chamada de cisticercose humana, que pode causar sérios danos ao hospedeiro, como o alojamento dos ovos da Taenia no cérebro é adquirida a partir da ingestão dos ovos da Taenia presentes na carne de porco que não são inspecionadas e apresentam condições de consumo. Alternativa correta (C).
  • Formas de Contágio: 

    Teníase: ingestão de cisticerco. (No intestino, os cisticercos se desenvolvem em larvas, fixam-se à mucosa intestinal dando origem à tênia). 

    Cisticercose: ingestão de ovos de Tênia. (As oncosferas eclodem e migram para a musculatura e o cerébro, transformando-se em cisticercos, ocasionando a doença, neste último caso ). 


ID
647797
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os agravos à saúde podem estar relacionados ao saneamento ambiental inadequado, seja por insuficiência da cobertura dos serviços, ou pela precariedade de sua prestação à população. Considerando os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta e disposição de resíduos sólidos, escolha a alternativa que relaciona corretamente os agravos à saúde (doenças) com o ambiente em que são transmitidas: .

Alternativas
Comentários
  • De acordo com as alternativas fornecidas pela questão, pode-se notar que algumas doenças não estão de acordo com o ambiente que é transmitido. Abaixo são apresentadas as doenças e suas respectivas formas de contaminação:
    Ancilostomíase- penetração ativa das larvas filarióides
    Taeníase - ingestão de carne contaminada.
    Febre tifoide - ingestão da bactéria Salmonella.
    Shigelose – ingestão de água contaminada com a bactéria do gênero Shigella.
    Balantidíase – ingestão dos cistos do protozoário Balantidium coli.
    Giardíase – ingestão de água contaminada com o protozoário flagelado Giardia lamblia.
    Peste bubônica – provocada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida pela pulga através do rato-preto, doença essa conhecida como Peste negra.
    Tifo murinho - provocada pela bactéria Rickettsia typhi, transmitida pela pulga através dos ratos e pequenos mamíferos.
    Hantavirose – Inalação dos vírus Akodon spp, Bolomys lasiurus e Oligoryzomis sp ou contato direto com fezes de ratos. 
    Hepatite A - causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada.
    Síndrome Hemolítico-Urêmica – ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes contendo a bactéria E. coli O157:H7.
    Podemos concluir que a resposta correta é a alternativa (C).
  • R:(C)


ID
655168
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca da doença conhecida como amarelão (ou ancilostomíase), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A ancilostomíase (amarelão) é causada por dois
    nematódeos (Ancylostoma duodenale e Necator
    americanus) e sua transmissão acontece, principalmente, pela penetração ativa no corpo de larvas dos vermes citados anteriormente, encontradas no solo contaminado. A ascaridíase é causada pelo nematódeo Ascaris lumbricoides (lombriga) e seu contágio ocorre pela ingestão de água
    ou alimentos contaminados por ovos embrionados
    desse parasita.
  • Os nemaltelmintos eram tratados antigamente como uma classe dentro de filo maior, denominado Aschelminthes. Atualmente não se consideram mais os asquelmintos como um filo verdadeiro, mas apenas um termo genérico sem valor científico. Os nematelmintos possuem corpo cilíndrico, recoberto por uma cutícula resistente, com simetria bilateral. Numerosas espécies apresentam vida livre, porém muitas são parasitas de plantas e animais.

    Os nematóideos possuem dois nervos (dorsal e ventral) longitudinais que correm o corpo do animal. Não há sistema circulatório ou respiratório. Possuem sistema digestivo completo e digestão extracelular. A respiração é anaeróbica. Todos apresentam sexos separados.

    Algumas espécies parasitam o ser humano: Ascaris lumbricoides, Necator americanus, Enterobius vermiculares, Ancylostoma duodenale , por exemplo.

    Ancylostoma duodenale

    Ancilóstomo. Seu nome científico é Ancylostoma duodenale. Esse verme possui aproximadamente 15 milímetros de comprimento. Alimenta-se do sangue da parede do intestino humano, ali permanecendo fixo.

    Ilustração
    Acima a figura mostra os ganchos da cavidade bucal com os quais o verme se prende à parede do intestino e ao lado o ovo com o embrião.

    Sintomas

    Ao contrair Amarelão ou Ancilostomose, a pessoa contaminada se enfraquece e pode ter anemia, pois ocorre hemorragia nas feridas da parede intestinal.

  • Alternativa correta é a letra  d) o ciclo de vida do agente causador é igual ao da lombriga (Ascaris lumbricoides), com a diferença de que as larvas do amarelão penetram ativamente no corpo do hospedeiro.
  • O amarelão, ou ancilostomíase, é uma doença causada pelos vermes Ancylostoma duodenale ou Necatur americanos. A transmissão do verme se dá através da penetração ativa da larva pela pele. O ciclo de vida é basicamente parecido com o da lombriga (Ascaris lumbricoides): ovos nas fezes contaminam água, solo e alimentos. Entretanto, no caso da lombriga os ovos precisam ser ingeridos pelo hospedeiro, enquanto na ancilostomíase a larva penetra ativamente pela pele. Letra D correta.
  • Amarelão- é uma doença causada por vermes que deixa a pele amarelada, provocando anemia e fraqueza generalizada. Essa doença é causada pelo verme Ancylostoma duodenale ou Necatur americanus. Pode ser evitada com o uso de calçados e evitar o contato com o chão, pois ela entra no organismo através dos pés e em alguns casos das nádegas e costas.

    A ascaridíase - é causada pelo nematódeo Ascaris lumbricoides (lombriga) e seu contágio ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados por ovos embrionados desse parasita. o ciclo de vida do agente causador é igual ao da lombriga (Ascaris lumbricoides), com a diferença de que as larvas do amarelão penetram ativamente no corpo do hospedeiro.

  • Mas o ciclo de vida do amarelao é diferente do da lombriga nao só nesse aspecto, mas também no percurso das duas dentro do corpo... tipo a lombriga passar 2x pelo sist digestorio e o amarelao 1 vez só, n entendi pq essa tá correta


ID
687013
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os Platyhelminthes é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os platelmintos são um grupo de animais conhecidos como “vermes achatados”. Dentre o grupo dos platelmintos existem espécies de vida livre e espécies parasitas do ser humano, como as do gênero Taenia. A mesogléia é uma matriz extracelular gelatinosa encontrada principalmente nos cnidários e também nos poríferos. Os platelmintos possuem sistema digestório apenas com uma abertura para o exterior, a boca. Nesses animais observa-se um sistema excretor: o protonefrídio, uma rede de túbulos que apresentam em sua extremidade uma célula especializada (solenócito ou célula flama) com flagelo. O batimento do flagelo dessas células faz com que o fluido seja ultrafiltrados e passem pelos túbulos, os quais se abrem para o exterior através dos nefridióporos (poros excretores). Através desse sistema, os platelmintos eliminam o excesso de água e excretas.


    Letra E correta.



ID
848317
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A teníase e a cisticercose são doenças parasitárias que ainda preocupam as entidades sanitaristas. São medidas que controlam a incidência de casos dessas parasitoses: lavar bem os alimentos e tomar água fervida ou filtrada, para evitar a

Alternativas
Comentários
  • A teníase é uma doença causada pela presença dos vermes adultos de Taenia solium (parasita de porco) e Taenia saginata (parasita do boi) no intestino humano. Já a cisticercose é causada pela ingestão acidental de cisticercos, que são formas larvárias da Taenia solium nos tecidos. A teníase pode ser adquirida através da ingestão de carnes mal passadas que contenham os cisticercos (que irão se desenvolver em verme adulto no intestino). Já a cisticercose ocorre quando da ingestão de ovos viáveis, através de alimentos contaminados. Esses ovos se desenvolverão em formas larvais que penetram em diversos tecidos do corpo humano. Para evitar a incidência dos casos dessas parasitoses é recomendado lavar bem alimentos e cozinhar adequadamente carnes de boi e porco. 

    Letra D correta.
  • # PARASITA : PLATELMINTO

    # TIPOS: taenia sollium (porco) e taenia saginata ( boi )

    # PROFILAXIA : cozimento das carnes ( altas temperaturas)

    #CISTICERCO: ovos do parasita forma cisticerco que, ao consumidos, instalam-se nos músculos e até no cérebro do individuo

    LETRA D

    APMBB

  • A teníase é uma doença causada pela presença dos vermes adultos de Taenia solium (parasita de porco) e Taenia saginata (parasita do boi) no intestino humano. Já a cisticercose é causada pela ingestão acidental de cisticercos, que são formas larvárias da Taenia solium nos tecidos. A teníase pode ser adquirida através da ingestão de carnes mal passadas que contenham os cisticercos (que irão se desenvolver em verme adulto no intestino). Já a cisticercose ocorre quando da ingestão de ovos viáveis, através de alimentos contaminados. Esses ovos se desenvolverão em formas larvais que penetram em diversos tecidos do corpo humano. Para evitar a incidência dos casos dessas parasitoses é recomendado lavar bem alimentos e cozinhar adequadamente carnes de boi e porco. 

    Letra D correta.

  • teníase é causada pela ingestão de ovos (e cisticircose dos cisticercos) do platelminto causador da doença através de carnes de boi e porco mal cozinhadas. Apenas com essa informação, sabe-se que a letra correta é a:

    Letra D

    Fuvest 2023


ID
863203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção em que a relação entre o animal e o filo está correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ouriço-do-mar - Echinodermata 

    B) mosquito - Arthropoda

    C) esponja - Porifera

    D) minhoca- anelídeo

    E) peixe - Chordata

  • AS MINHOCAS TEM ANEL NOS CORPO, OU SEEJA, ANELIDEOS

  • Anelídeos: são os vermes conhecidos por ter o corpo segmentado com uma espécie de anel (o que originou o seu nome), como a minhoca. Têm um grande diferencial dos outros filos, porque podem viver em três tipos de habitat: áreas terrestres úmidas, água doce e água salgada.

    LETRA D


ID
973471
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao noticiar o desenvolvimento de mecanismos de prevenção contra a esquistossomose, um texto jornalístico trouxe a seguinte informação:

Proteína do parasita da doença “ensina” organismo a se defender dele.
Folha de S. Paulo, 06/08/2010

Traduzindo a notícia em termos biológicos, é correto afirmar que uma proteína, presente

Alternativas
Comentários
  • A esquistossomose é uma parasitose causada pelo platelmintos Schistosoma mansoni, que se aloja no intestino do hospedeiro. A questão aborda o funcionamento das vacinas preventivas. Ao introduzir no organismo humano determinada proteína do parasita, estimula-se a produção de anticorpos contra o “verme”. Dessa forma, caso haja uma infecção posterior, o organismo humano seria capaz de reconhecer essa mesma proteína, agora no parasita, e desenvolver uma resposta imunológica rápida. 

    Letra A correta.
  • GABARITO - A

    A Esquistossomose é uma doença transmitida por um platelminto, e o local de contágio é geralmente em rios e lagos contendo a Schistosoma mansoni, que com o contato da pele do ser humano transmite a doença.

    CAVEIRA!


ID
1022113
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O filo Platyhelminthes inclui tanto formas de vida livre como organismos endo e ectoparasitas. Platelmintos endoparasitas se caracterizam por:

Alternativas
Comentários
  • Os platelmintos endoparasitas, como as tênias, apresentam uma cutícula com função de proteger a epiderme do animal, ganchos utilizados na fixação nos órgãos do hospedeiro (como o intestino, por exemplo) e estágios larvais. Os estágios larvais caracterizam o desenvolvimento indireto e suas diferentes formas conferem resistência a ambientes hostis. 

    Letra C correta.
  • Gabarito: Letra C


  • Endoparasitas são aqueles que vivem no interior do corpo do hospedeiro e apresentam:

    Cutículas ( proteção);

    Ventosas;

    Estágios larvais

    Exemplo: Taenia Sollium

    LETRA C

    APMBB


ID
1096531
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um município do nordeste brasileiro a prevalência para o verme Schistosoma mansoni em humanos chegou ao índice alarmante de 68%, detectados através do encontro de ovos nas fezes dos indivíduos. A cidade é banhada por dois rios e apresenta menos de 10% de área saneada. Os órgãos oficiais pretendem implantar um programa de controle no município vislumbrando a prevenção ao aparecimento de novos casos, onde a primeira meta emergencial alcançada deverá ser o combate aos reservatórios (fontes de infecção para os rios).

Nesse contexto, qual a primeira ação a ser empregada no programa de controle da esquistossomose?

Alternativas
Comentários
  • Letra A


ID
1103968
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seres humanos podem ser atingidos por inúmeras doenças causadas por parasitas.

Sobre algumas doenças parasitárias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • e) A ascaridíase é causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos de um nematóide popularmente conhecido como lombriga.



    Correção:

    a) A teníase é causada por um nematódeo através da ingestão de água contaminada.

    A Teníase é uma  doença causada pelo parasitismo dos vermes adultos das espécies Taenia saginata ou Taenia soliumA infecção pela larva da T. saginata ou T. solium se dá pela ingestão das carnes de bovinos e suínos, respectivamente, contaminadas e preparadas de forma inadequada.



    b) O combate aos barbeiros é uma das formas de prevenção da malária.

    O combate aos barbeiros é uma profilaxia da Doença de Chagas. A Malária é o combate ao mosquito Anopheles  e suas larvas.



    c) A esquistossomose é causada por um protozoário que parasita um molusco, que atua como hospedeiro intermediário.

    A esquistossomose (xistose, barriga d' água ou doença do caramujo) é  causada pelo parasitismo de vermes adultos da espécie Shistosoma mansoni. Os hospedeiros intermediários são os caramujos planorbídeos do gênero Biomphalaria



    d) A cisticercose é uma doença decorrente da ingestão de carne de porco ou de boi mal cozida, contendo larvas de um verme platelminte. 

    A cisticercose é uma doença causada pelo parasitismo de larvas cisticercos de Taenia solium. Essas larvas são adquiridas quando o homem acidentalmente ingere ovos de T. solium.

  • a) A taeníase é causada por um nematódeo através da ingestão de água contaminada

    R: A taeníase é causada por um nematódeo através das Larvas Taenia (Cisticercos). Ex: Ingestão de carne contaminada (carne mal passada)

     

    b) O combate aos barbeiros é uma das formas de prevenção da malária

    R: Barbeiros= Doença de Chagas
    Malária= Mosquito Prego

     

    c) A esquistossomose é causada por um protozoário que parasita um molusco, que atua como hospedeiro intermediário. 

    R: A esquitossomose é causada por um verme, não protozoário.

     

    d) A cisticercose é uma doença decorrente da ingestão de carne de porco ou de boi mal cozida, contendo larvas de um verme platelminte. 

    R: Cisticercose – ingestão dos ovos da Taenia e não das larvas.

     

    e) A ascaridíase é causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos de um nematóide popularmente conhecido como lombriga.


ID
1119790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às infecções parasitárias, julgue o item seguinte.

O Schistosoma mansoni é um helminto nematoda, com ciclo de vida do tipo heteroxênico, que possui como hospedeiro intermediário caramujos do gênero Biomphalaria.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em falar que o Schistosoma mansoni é um helminto nematoda. Ele é um helminto trematódeo.

  • Os Nematoda são um filo de animais cilíndricos e alongados. Eram classificados, juntamente com outros grupos, no filo Nemathelminthes, hoje obsoleto. Possuem corpo não segmentado e revestido de cutícula resistente e quitinosa.Doenças causadas por Nematódeos:Oxiuríase, Filaríase, Ascaridíase e Ancilostomíase: Amarelão

    Trematoda do filo Platyhelminthes composta por cerca de 11.000 espécies de endo- e ectoparasitas. Os tremátodes podem infestar uma grande diversidade de peixes, anfíbios, répteis e mamíferos, sendo a escolha do hospedeiro dependente da espécie. São responsáveis por doenças humanas de grande prevalência em diversas regiões do mundo, entre eles podemos destacar Schistosoma mansoniS. haematobiumS. intercalatumS. japonicumS. meckongiFasciola hepatica e F. gigantica. No Brasil, as duas espécies de trematódeos digenéticos que causam doenças em humanos são Schistosoma mansoni, da família Schistosomatidae, e Fasciola hepatica, da família Fasciolidae.

    Fonte: Wikipédia

  • S mansoni é um platelminto .


ID
1160062
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FAME
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia essa afirmativa:

Se nadou e depois coçou, é porque pegou!”

Essa afirmação é um dito popular muito comum em áreas rurais para indivíduos que nadam em lagos, açudes, ou represas e refere-se a uma parasitose relativamente comum, o que não significa que a ausência de coceira seja ausência de contaminação.

Sobre o parasita a que o dito popular se refere, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  ginecóforo é um canal que se encontra no corpo do macho do verme platelminto esquistossomo, causador da esquistossomose, no qual a fêmea é alojada no processo de reprodução sexuada.

    A esquistossomose é causada por platelmintos da classe Trematoda. Estes ocorrem em diversas regiões do mundo, sendo que, no Brasil, o responsável pela doença é o Schistossoma mansoni. Este tem a espécie humana como hospedeiro definitivo, e caramujos de água doce do gênero Biomphalaria, comohospedeiros intermediários.

    Pessoas contaminadas permitem com que outros indivíduos adquiram a doença ao liberar ovos do parasita em suas fezes e urina, quando estas são depositadas em rios, córregos e outros ambientes de água doce; ou quando chegam até estes locais pelas enxurradas.

    Na água, a larvas - denominadas miracídios - são liberadas e só continuam seus ciclos de vida se alojarem-se em caramujos do gênero Biomphalaria. Estes possuem como característica principal concha achatada nas laterais e de cor marrom acinzentada.

    As larvas, agora denominadas cercárias, se desenvolvem e são liberadas na água. Em contato com a pele e mucosa humanas, penetram no organismo e podem causar inflamação, coceira e vermelhidão nessas regiões. Lá, desenvolvem-se, reproduzem-se e eliminam ovos a partir de veias do fígado e intestino, obstruindo-as.

  • Ginecóforo é um canal que se encontra no corpo do macho do verme platelminto esquistossomo, causador da esquistossomose, no qual a fêmea é alojada no processo de reprodução sexuada.

  • O Schistosoma mansoni é causador de uma doença conhecida como esquistossomose. Os ovos desses vermes eclodem ao entrarem em contato com a água, liberando as larvas chamadas de miracídios. Uma vez na água, os miracídios precisam encontrar o quanto antes um caramujo que lhe sirva de hospedeiro intermediário. No interior do caramujo essas larvas sofrerão várias transformações até originarem cercárias que saem do caramujo e ficam na água parada de lagos e açudes, onde poderão penetrar na pele de outro hospedeiro. O processo de penetração da cercária causa uma coceira característica, por isso em lagoas onde há cercarias em abundância costumam ser denominadas “lagoas de coceira”.


ID
1364380
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o trecho abaixo para responder a questão.

São parasitas de muitos animais. Frequentemente, nos
estágios imaturos, passam um tempo em um ou mais
hospedeiros (A) e depois finalizam seu ciclo em outros
hospedeiros (B).

É(São) exemplo(s) que pode(m) ser citados quanto ao texto:

I. Fasciola.
II. Schistossoma.
III. Ascaris.

É correto o que está contido em

Alternativas
Comentários
  • Fasciola hepatica  é um parasito dos canais e vesículas biliares de ovinos, bovinos, caprinos, suínos, vários mamíferos silvestres e pode parasitar o humano. No Brasil, os caramujos do gênero Lymnaea  são os hospedeiros intermediários.

    Schistosoma é responsável pela esquistossomose. caramujos aquáticos do gênero Biomphalaria são hospedeiros intermediários do schistosoma

    Ascaridiase - é uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. nao possui hospedeiro intermediario!



ID
1364386
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o trecho abaixo para responder a questão.

São parasitas de muitos animais. Frequentemente, nos
estágios imaturos, passam um tempo em um ou mais
hospedeiros (A) e depois finalizam seu ciclo em outros
hospedeiros (B).

Assinale a alternativa que apresenta exemplos de hospedeiros “A”.

Alternativas

ID
1406773
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as seguintes etapas:

I. Ingestão de cisticercos presentes na carne de porco mal cozida.

II. Desenvolvimento dos cisticercos em tênia no intestino humano.

III. Contaminação por ovos de tênia dos alimentos ingeridos por uma pessoa.

IV. Eclosão de ovos da tênia e liberação do embrião hexacanto.

V. Fixação do embrião hexacanto no cérebro da pessoa.

Sobre essas etapas, está correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Kkkk
  • Teníase é quando o homem ingere as larvas da tênia (cisticercos na carne do porco) e essas passam para a forma adulta no intestino- neste caso o homem é hospedeiro definitivo

    Cisticercose é quando o homem ingere os ovos da tênia que eclodem e liberam as larvas, as quais se alojam no músculo ou cérebro- neste caso o homem é hospedeiro intermediário

    Esquema mostrando diferenças entre teníase e cisticercose:

    https://files.passeidireto.com/48677c46-95f7-4972-a9f3-d9733265c462/bg1.png

  • Acho que essa questão não condiz
  • mal elaborada


ID
1440826
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A planária pertence ao filo dos platelmintos, e a lombriga pertence ao filo dos nematódeos, antigamente classificados como asquelmintos. Analisando a anatomia desses animais, é correto afirmar que a planária e a lombriga

Alternativas
Comentários
  • http://platelmitosenematelmitos.blogspot.com.br/

     

     

  • a) são cilíndricos (apenas nematelmintos).

    b) possuem simetria bilateral. GAB.

    c) são achatados (apenas platemintos).

    d) possuem sistema circulatório (ausente em ambos).

     e) possuem boca e ânus (apenas nematelmintos possuem sistema digestório completo - novidade evolutiva). 


ID
1573504
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em agosto de 2011 o Ministério da Saúde definiu algumas endemias que exigem um conjunto de estratégias para eliminação como problemas de saúde pública ou redução drástica da carga destas doenças. São elas a hanseníase, filariose linfática, esquistossomose, geo-helmintíases, dentre outras. De acordo com a OPAS (Organização Pan-americana de Saúde), essas enfermidades tendem a coexistir em áreas em que a pobreza tende a apresentar precárias condições de vida. As estratégias para redução de casos destas doenças no país foram incluídas pelo governo federal no Plano Integrado de Ações Estratégicas, com vigência inicial no período compreendido entre os anos de 2011 a 2015. Levando-se em consideração a hanseníase, filariose linfática, esquistossomose, a ascaridíase e ancilostomose (estas duas últimas como exemplos de geo-helmintíases), assinale a alternativa que contém, respectivamente, um exemplo da parasitose cuja transmissão necessite de um vetor artrópode e outra cujo ciclo biológico do agente etiológico apresente ciclo pulmonar no hospedeiro.

Alternativas
Comentários
  • Filariose (elefantíase): mosquito culex (transmissor); verminose causada por nematelminto

    Ascaridíase: Nematelminto com fase pulmonar.

  • Ascaridíase necessita de vetor artrópode?? Não entendi...

  • Filariose linfática: A transmissão da Filariose Linfática se dá basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita. Após a penetração na pele, por meio da picada do mosquito, as larvas infectantes migram para região dos linfonodos (gânglios), onde se desenvolvem até a fase adulta.

    fonte: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/filariose-linfatica


ID
1573543
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Muitas helmintíases são problemas de saúde pública e diretamente relacionadas a falta de saneamento básico e educação sanitária. Os platelmintos são responsáveis pela etiologia de algumas verminoses que afetam à saúde humana e causam prejuízos econômicos na atividade agropecuária, dentre eles várias espécies de tênias. Na família Taeniidae, dois cestodeos importantes que têm o homem como hospedeiro definitivo e obrigatório são: Taenia saginata e Taenia solium, conhecidas popularmente como “solitárias", cujos hospedeiros intermediários são, respectivamente, o boi e o porco. Estes cestodas podem causar doenças como teníase e cisticercose. A teníase é uma alteração provocada pela presença do verme adulto, tanto a Taenia saginata quanto a Taenia solium, no intestino delgado humano, já a cisticercose é uma alteração provocada pela presença da larva da T. solium em hospedeiros intermediários anômalos como homem e cão. Sobre estas doenças, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O que é teníase e o que é cisticercose?

    São duas doenças distintas com sintomas e epidemiologia totalmente diferentes, apesar de serem causadas pela mesma espécie de cestódeo (parasita).

    A teníase é causada pela Taenia solium e/ou pela Taenia saginata, também conhecida como “solitária”.

    Já a cisticercose é causada pelas larvas dessas espécies de parasitas.

    Teníase – a teníase é adquirida pelo homem quando ele ingere carne o cisticerco (larva) e este evolui para a forma adulta no intestino delgado. 

    Cisticercose – Ao ingerir ovos viáveis da tênia, estes chegam ao estômago e liberam o embrião que atravessa a mucosa gástrica, vai para a corrente sanguínea e se distribui pelo corpo, pode alcançar diversos tecidos (músculos, coração, olhos e cérebro) aonde irá se desenvolver o cisticerco (larva). 

    Fonte: http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/zoonoses/publicacoes/Teniase_X_Cisticercose.pdf

  • Gabarito e C, mas acredito que houve um erro. A cisticercose ocorre pela ingestão da larva e não do ovo...

  • Gabarito C. Nos materiais de estudos geralmente traz a transmissão da cisticercose de forma superficial, somente pela ingestão de carne mal cozida, porém, a tênia pode liberar proglótides e os ovos se desprender ainda no organismo e a larva hexacanto pode perfurar as paredes do intestino, entrar na circulação sanguínea, podendo alguém adquirir cisticercose a partir da teníase, no entanto, não gostei de alguns termos errôneos na questão, caberia anulação.

  • Se a questão tivesse apenas " A cisticercose é adquirida por humanos através da ingestão acidental de ovos viáveis de Taenia solium através da autoinfecção interna", caberia o que o colega (Cicero) elucidou, mas ainda assim a questão teria duas questões corretas. Uma vez que " O homem adquire a cisticercose ingerindo larvas de Taenia solium (“canjiquinhas") presentes em carnes mal passadas ou mal cozidas de origem suína. A profilaxia neste caso é ingerir somente carnes bem passadas".

  • Teníase Humana - Ingestão de carne crua ou mal cozida contendo cisticercos - larvas

    Cisticercose Humana - Ingestão de ovos do parasita TAENIA SOLIUM

  • Questão passiva de anulação.

    Existe possibilidade também de uma auto-contaminação interna através de movimentos anti-peristálticos ou vômitos em que os ovos do intestino delgado voltam para o estômago e sofrem ação do suco gástrico, liberando as oncosferas para a corrente circulatória. É a chamada auto-infecção interna. Porém, este mecanismo não está comprovado (ACHA & SZIFRES, 1986; REY, 1991).

  • Teniase: ingestão direta da larva que se transforma na solitária.

    Cisticercose: ingestão dos ovos que se transformarao no embriao e depois na larva.

    A) correto sao larvas e não ovos

    B) correto sao ovos

    D) correto sao larvas

    E) teniase por larvas e distorções por ovos

    O examinador nessa questão quis saber se você sabe a principal diferença na transmissão da teniase e cisticercose

  • Teniase: ingestão direta da larva que se transforma na solitária.

    Cisticercose: ingestão dos ovos que se transformarao no embriao e depois na larva.

    A) correto sao larvas e não ovos

    B) correto sao ovos

    D) correto sao larvas

    E) teniase por larvas e cisticercose por ovos

    O examinador nessa questão quis saber se você sabe a principal diferença na transmissão da teniase e cisticercose

    Boa questão para treinar teniase x cisticercose


ID
1573918
Banca
SENAC-SP
Órgão
SENAC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A população de uma pequena cidade do interior apresentou uma grande incidência de ascaridíase (lombrigas). Os órgãos públicos discutiram diversas propostas para diminuir a incidência dessa parasitose, das quais aquela que poderá trazer maior benefício para a população é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    A Ascararidíase é causa por um nematelminto, que é transmitido através da ingestão de alimentos ou também água contaminada, por isso a necessidade de melhorar o saneamento básico, para que haja uma melhor higienização dos alimentos, além de oferecer água limpa para as populações.

    CAVEIRA!


ID
1617949
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No ciclo reprodutivo de agentes etiológicos responsáveis por algumas verminoses, observa-se que, além do ser humano atuar como hospedeiro definitivo, outros animais também participam do ciclo, atuando como hospedeiros intermediários. O caramujo na esquistossomíase (barriga d’água), o porco na teníase (solitária) e o mosquito na filaríase (elefantíase) são exemplos de tais casos.

Com relação às três verminoses citadas, os respectivos hospedeiros intermediários são os animais

Alternativas
Comentários
  • O Caramujo , como hospedeiro , faz como que a larva , miracídio, torne-se a cercária

    O Porco , como hospedeiro, faz com que os ovos ingeridos tornem-se os cisticerco

    O mosquito, como hospedeiro, faz com que os ovos eclodem e tornem-se as microfilárias

    # Fases Larvais

    LETRA C

    APMBB


ID
1704745
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um parasito da classe Cestoda é caracterizado pela ausência completa de aparelho digestivo, segmentação do corpo em proglotes, dotadas cada qual de um sistema reprodutor hermafrodita e presença de quatro ventosas no escólex. Este parasita, na sua fase adulta, tem o ser humano como único hospedeiro e na fase larvária deve parasitar obrigatoriamente os bovídeos, para completar seu ciclo de vida. A caracterização morfológica e o ciclo de vida considerados são do parasita denominado:

Alternativas
Comentários
  • a)

    Taenia saginata .


ID
1704748
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para o tratamento da Teníase, é importante que a espécie de tênia presente no paciente seja identificada, não só para a escolha da melhor terapêutica, como para orientar o paciente sobre os riscos futuros em caso de infecção por T. solium. A razão da importância do conhecimento da espécie de tênia que infesta o paciente antes da escolha do tratamento é porque:

Alternativas
Comentários
  • E - Caso o paciente possua cisticercose é perigoso drogas larvicidas, que afetem a larva cisticerco que podem estar por exemplo, no SNC ou no globo ocular, sendo respectivamente neurocisticercose e oftalmocisticercose.


ID
1704751
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o platelminto parasita Schistosoma mansoni é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    Hospedeiro intermediário: caramujo planorbídeo.

    Hospedeiro definitivo: homem.


ID
1704754
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O número de humanos que trazem no seu intestino vermes da família Ancylostomatidae, em todo mundo, talvez seja da ordem de 1,25 bilhão, dos quais 151 milhões sofrem de ancilostomíase, uma doença cujos portadores frequentemente desenvolvem anemia. No Brasil, estimativas feitas em várias ocasiões, no decurso do século XX, calculavam estar entre 23 e 24 milhões, o número de casos positivos. Duas espécies de ancilostomídeos parasitam com frequência o ser humano: Ancylostoma duodenale e Necator americanus. É correto afirmar que a infecção por N. americanus se dá por:

Alternativas
Comentários
  • b)

    penetração cutânea das larvas filarióides.

     


ID
1704766
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Filo Platyhelminthes inclui animais invertebrados, normalmente, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados apresentando simetria bilateral. Também conhecidos como vermos achatados, podem ter vida livre ou ser parasitas de outros animais, inclusive do ser humano.

Assinale a alternativa que apresenta as classes do Filo Platyhelminthes onde são classificadas as espécies que parasitam o ser humano. 

Alternativas
Comentários
  • D - Classe Trematoda tem como exemplo o Schistossoma mansoni, já a classse Cestoda, possui como exemplar a Taenia solium e Taenia saginata.


ID
1704769
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os parasitos da Subclasse Digenea são heteróxenos. Tipicamente passam por cinco estádios larvários (além do ovo), embora algumas espécies disponham de menos estádios. Assinale a alternativa que apresenta os nomes dos estádios larvários de um parasito típico desta subclasse em ordem cronológica correta, ou seja a partir o ovo até a formação de um indivíduo adulto com aparelho genital e digestivo plenamente desenvolvidos.

Alternativas

ID
1704772
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ascaríase é o parasitismo desenvolvido no ser humano por um grande nematóide, Ascaris lumbricoides. Esta é a mais cosmopolita e a mais frequente das helmintíases humanas. Sobre as etapas do ciclo biológico normal desse nematóide, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • É uma questão passível de recurso. Acerta quem vai pela "mais errada" e marca A - pois todo profissional de saúde que teve contato com a parasitologia aprendeu que a infecção por Ascaris é via oral.

    Entretanto, a alternativa B também está incorreta, visto que a larva que consta dentro do ovo embrionado que possui capacidade infectante está em estágio L3.

  • Questões A e B estão erradas!L3 é a forma infectante.


ID
1704775
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A enterobíase, enterobiose ou oxiurose é uma verminose intestinal que tem por causa o Enterobius vermicularis, pequeno nematóide da ordem Oxyuroidea, mais conhecido como oxiúro. A infecção costuma a ser benigna, mas bastante incômoda devido aos sintomas que se manifestam sobretudo à noite e, principalmente, nas crianças. Uma das alternativas abaixo apresenta a alternativa correta de um sintoma que sugere a infecção por oxiúro.

Alternativas

ID
1704781
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Enterobius vermicularis é um parasito monóxeno e estenóxeno. A passagem do parasito de uma pessoa para outra faz-se pela transferência dos ovos, que devem permanecer pelo menos algumas horas no meio exterior para tornarem-se infectantes. Sobre as formas de transmissão de E. vermicularis, está correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ter acertado, fiquei muito confusa com esse gabarito. "Ingestão dos ovos DISSEMINADOS por VIA AÉREA"?

  • a heteroinfecção dá-se geralmente pela inalação ou ingestão dos ovos disseminados por via aérea


ID
1704784
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as espécies de parasitos apresentadas são pertencentes ao mesmo filo.

Alternativas
Comentários
  • C - Ascaris lumbricoides gera a ascaridíase

    Enterobius vermicularis gera a enterobiose

    Wuchereria brancofti causa a bancroftíase, ou filariose.

    Todos, nematelmintos.

  • A) Naegleria fowleri (ameba), Trypanosoma cruzi (protozoário), e Schistosoma mansoni (platelminto).

    B) Schistosoma mansoni (platelminto), Taenia saginata (platelminto), e Ascaris lumbricoides (nemaltelminto)

    C) Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, e Wuchereria bancrofti. (todos nematelmintos)

    D) Ancilostoma duodenale (nematelminto), Naegleria fowleri (ameba), e Trichocomonas vaginalis (protozoário).

    E) Trichuris trichiura (nematelminto), Trichomonas vaginalis (protozoário), e Trypanosoma cruzi. (protozoário).


ID
1704787
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Além das características de uma helmintíase transmitida pelo solo, a estrongiloidíase, infecção humana causada por Strongyloides stercoralis, possui outras muito singulares. Todas as alternativas abaixo apresentam fatores que contribuem para a manutenção do processo de transmissão de S. stercoralis, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra B. A principal fonte de infecção é o solo. As larvas penetram através da pele.


ID
1704790
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale, a alternativa que apresenta apenas doenças parasitárias humanas causadas por parasitas cujo ciclo de vida é monóxeno.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

  • b) ascaridíase e ancilostomose.

     

     

    Monóxenos ou monogenéticos -  são os parasitas que realizam o seu cicio evolutivo em um único hospedeiro.
    Exemplos: o Ascaris lumbricoides (lombriga), Ancilostomose (amarelão) e o Enterobius vermicularis (oxiúrio).

     

     

    Heteróxenos ou digenéticos - são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros.

    Exemplos: o Esquistossomose, Malária e Teníase.


ID
1704796
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A família Planorbidae é importante por compreender os moluscos vetores da esquistossomose mansônica, assim como os que transmitem a esquistossomose hematóbica. As principais espécies de moluscos responsáveis pela transmissão da esquistossomose mansônica nas Américas são:

Alternativas
Comentários
  • HOSPEDEIROS INTERMEDIÁRIOS.

    BIOMPHALARIA GLABRATA

    BIOMPHALARIA STRAMÍNEA

    BIOMPHALARIA TENAGOPHILA.

  • Letra B

    Mas, vale lembrar que a esquistossomose NÃO possui vetor, os caramujos são hospedeiros intermediários


ID
1704802
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A transmissão da esquistossomose depende estritamente dos contatos humanos com as coleções de águas superficiais, onde existem os vetores. Nos lugares onde não há abastecimento de água domiciliar ou outras fontes adequadas de água potável, a população fica na dependência desses contatos para suas atividades cotidianas. Na maioria dos focos endêmicos, variam consideravelmente as condições de transmissão, de tal modo que podemos distinguir neles, um período de alta e uma período de baixa transmissão. Todas as afirmativas abaixo a respeito da periodicidade da transmissão estão corretas, assinale a única incorreta.

Alternativas
Comentários
  • É maior nas estações secas e quentes. O que?


ID
1704808
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Ciclo de vida de Schistosoma mansoni depende da sua transmissão para o hospedeiro vertebrado. Isso deve acontecer em uma etapa específica do seu ciclo de vida. Assinale a alternativa que indica a forma pela qual S. mansoni infecta o seu hospedeiro vertebrado.

Alternativas
Comentários
  • Penetração das cercárias na pele ou nas mucosas.

    essa tava fácil =)


ID
1704814
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Observe as afirmativas abaixo sobre os aspectos envolvidos na infecção de Biomphalaria glabrata por Schistosoma mansoni.

I. A penetração no molusco pode fazer-se por qualquer parte do tegumento.

II. A penetração no molusco é acelerada por temperaturas baixas (até onde o molusco possa suportar).

III. O molusco é contaminado por S. mansoni, diretamente pela penetração do miracídeo, mas principalmente ao se alimentar da vegetação contendo os ovos do parasito.

Assinale: 

Alternativas

ID
1704817
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As esquistossomoses são doenças produzidas por trematódeos do gênero Schistosoma que, para o ser humano, tem como principais agentes etiológicos as espécies S. mansoni, S. haematobium e S. japonicum. Das alternativas abaixo, a que melhor se aplica ao controle dos casos dessa doença é:

Alternativas
Comentários
  • a eliminação dos moluscos hospedeiros.


ID
1704823
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente os filos aos quais pertencem a espécie Schistosoma mansoni, seu hospedeiro intermediário, e seu hospedeiro definitivo, respectivamente.

Alternativas

ID
1704826
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Levando em conta seus conhecimentos sobre a interação entre Schistosoma mansoni e seus hospedeiros, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra d

    O hospedeiro definitivo de S. mansoni é o hospedeiro vertebrado.


ID
1704832
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os moluscos coletados no campo devem ser identificados e examinados no laboratório para verificar se estão infectados ou não. A infecção de Biomphalaria spp. por Schistossoma mansoni pode ser comprovada pela:

Alternativas

ID
1704862
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A esquistossomose está entre as poucas doenças parasitárias cuja distribuição e prevalência, em escala mundial, continuam a crescer. A razão está na promoção do desenvolvimento de novos e maiores focos de transmissão, pelo próprio ser humano, alavancados pelo progresso da técnico, econômico e o crescimento da agricultura. Em linhas gerais, a estratégia básica a utilizar para o controle ou a eliminação da esquistossomose consiste em: reduzir consideravelmente ou impedir a transmissão do parasitismo, mediante o uso de moluscidas, obras de engenharia, educação sanitária, etc; e tratar a população parasitada para reduzir as fontes de infecção. Vários obstáculos impedem uma rápida extinção das fontes de infecção, dentre os quais podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi

  • Nem eu

  • Kato-Katz é um método laboratorial, utilizado como padrão ouro para o diagnóstico da esquistossomose, pelo alto grau de sensibilidade para esse parasita. Basicamente, é um método quantitativo, que calcula a quantidade de ovos eliminados pelas fezes. Apesar de ser um forma diagnosticar o indivíduo parasitado, o que impedem uma rápida extinção das fontes de infecção não são o diagnóstico e sim o trabalho em torno do individuo contaminado (tratamento, educação sanitária, evitar contaminação ambiental.....). Se nao me engano, o niridazol é uma droga esquistossomicida, usada no tto do doente, se trata o doente, é uma forma de extinguir o foco (quebra do ciclo).

  • O Kato-Katz não é um obstáculo para a eliminação da esquistossomose, mas sim a falta de um método diagnóstico mais sensível. Questão passível de recurso!


ID
1720540
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um parasito da classe Cestoda é caracterizado pela ausência completa de aparelho digestivo, segmentação do corpo em proglotes, dotadas cada qual de um sistema reprodutor hermafrodita e presença de quatro ventosas no escólex. Este parasita, na sua fase adulta, tem o ser humano como único hospedeiro e na fase larvária deve parasitar obrigatoriamente os bovídeos, para completar seu ciclo de vida. A caracterização morfológica e o ciclo de vida considerados são do parasita denominado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A, Taenia saginata

  • A

    Taenia saginata 


ID
1720543
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para o tratamento da Teníase, é importante que a espécie de tênia presente no paciente seja identificada, não só para a escolha da melhor terapêutica, como para orientar o paciente sobre os riscos futuros em caso de infecção por T. solium. A razão da importância do conhecimento da espécie de tênia que infesta o paciente antes da escolha do tratamento é porque:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    no caso de infecção com T. solium, deve-se evitar o uso de drogas que afetem as formas larvárias.


ID
1720546
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o platelminto parasita Schistosoma mansoni é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

    o parasito apresenta dois tipos de hospedeiro, um intermediário invertebrado e um definitivo vertebrado.


ID
1720549
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O número de humanos que trazem no seu intestino vermes da família Ancylostomatidae, em todo mundo, talvez seja da ordem de 1,25 bilhão, dos quais 151 milhões sofrem deancilostomíase, uma doença cujos portadore frequentemente desenvolvem anemia. No Brasil, estimativasfeitas em várias ocasiões, no decurso do século XX, calculavam estar entre 23 e 24 milhões, o número de casos positivos. Duas espécies de ancilostomídeos parasitam com frequência o ser humano: Ancylostoma duodenale e Necator americanus. É correto afirmar que a infecção por N. americanus se dá por:

Alternativas
Comentários
  • A infecção mais comum é por penetração da larva (Filarióide) pela pele humana, mas pode ocorrer penetração por mucosas (boca).

  • letra B


ID
1720561
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Filo Platyhelminthes inclui animais invertebrados, normalmente, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados apresentando simetria bilateral. Também conhecidos como vermos achatados, podem ter vida livre ou ser parasitas de outros animais, inclusive do ser humano.


Assinale a alternativa que apresenta as classes do Filo Platyhelminthes onde são classificadas as espécies que parasitam o ser humano.

Alternativas

ID
1720564
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os parasitos da Subclasse Digenea são heteróxenos. Tipicamente passam por cinco estádios larvários (além do ovo), embora algumas espécies disponham de menos estádios. Assinale a alternativa que apresenta os nomes dos estádios larvários de um parasito típico desta subclasse em ordem cronológica correta, ou seja a partir o ovo até aformação de um indivíduo adulto com aparelho genital e digestivo plenamente desenvolvidos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO

    E Miracídio, Esporocisto, Rédia, Cercária, Metacercária.


ID
1720567
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ascaríase é o parasitismo desenvolvido no ser humano por um grande nematóide, Ascaris lumbricoides. Esta é a mais cosmopolita e a mais frequente das helmintíases humanas.
Sobre as etapas do ciclo biológico normal desse nematóide, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A infecção é por água e alimentos contaminados.


ID
1720570
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A enterobíase, enterobiose ou oxiurose é uma verminose intestinal que tem por causa o Enterobius vermicularis, pequeno nematóide da ordem Oxyuroidea, mais conhecidocomo oxiúro. A infecção costuma a ser benigna, mas bastante incômoda devido aos sintomas que se manifestam sobretudo à noite e, principalmente, nas crianças. Uma das alternativas abaixo apresenta a alternativa correta de um sintoma que sugere a infecção por oxiúro.

Alternativas

ID
1720576
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Enterobius vermicularis é um parasito monóxeno e estenóxeno. A passagem do parasito de uma pessoa para outra faz-se pela transferência dos ovos, que devem permanecer pelo menos algumas horas no meio exterior para tornarem-se infectantes. Sobre as formas de transmissão de E. vermicularis, está correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A - Correto, "hétero" em doenças como prefixo você interpreta como externo, que é a infecção mais comum pelo E. vermicularis, seja pelo ar (poeira) ou junto de água/alimentos contaminados.

    B - Errado, a autoinfecção da mão com ânus para a boca é o tipo mais comum, principalmente em crianças, que automaticamente coçam a região perianal e depois põe na boca.

    C - Errado, como dito na B a taxa de autoinfecção é altíssima, sendo comum em crianças.

    D - Errado, pois na literatura existe referências para que o ovos na região perianal consigam eclodir e subir para o intestino para se desenvolverem.

    E - Errado, esse tipo de contaminação existe na teníase, verminose diferente causada por platelmintos.

  • Enterobius vermicularis: é um nematódio de 0,3 a 1,0 cm. É um helminto nematódeo de 0,3 a 1,0 cm, conhecido como oxiúrus.


ID
1720579
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as espécies de parasitos apresentadas são pertencentes ao mesmo filo.

Alternativas
Comentários
  • A) Naegleria fowleri (protozoa, ameba), Trypanosoma cruzi (protozoa), e Schistosoma mansoni (platelminto).

    B) Schistosoma mansoni (platelminto), Taenia saginata (platelminto), e Ascaris lumbricoides (Nematelminto).

    C) Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, e Wuchereria bancrofti. CORRETO, OS TRÊS SÃO NEMATELMINTOS.

    D) Ancilostoma duodenale (nematelminto), Naegleria fowleri (protozoa, ameba), e Trichocomonas vaginalis. (protozoa)

    E)Trichuris trichiura (nematelminto), Trichomonas vaginalis (protozoa), e Trypanosoma cruzi (protozoa).

  • exato. isso foi cobrado já pelo proprio cebraspe na pcdf 2013 e no instituto rio branco 2018

  • exato. isso foi cobrado já pelo proprio cebraspe na pcdf 2013 e no instituto rio branco 2018


ID
1720582
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Além das características de uma helmintíase transmitida pelo solo, a estrongiloidíase, infecção humana causada por Strongyloides stercoralis, possui outras muito singulares.
Todas as alternativas abaixo apresentam fatores que contribuem para a manutenção do processo de transmissão de S. stercoralis, exceto:

Alternativas
Comentários
  • agora mudou, o m.p. pode sim arquivar!

  • Obrigada, Yure

  • O ano é 2020 e quem arquiva é o MP. Art 28 CPP - Pacote Anticrime

  • Mudou de novo pessoal kkkkk

    O STF suspendeu por tempo indeterminado a eficácia do pacote anticrime

  • Fiquem atentos!

    Mesmo com sua eficácia suspensa, de acordo com o pacote anticrime, o entendimento atual é que o Juiz não poderá arquivar o IP.

    Por conta da sua eficácia suspensa, o que entendi em comentários aqui no QC é que para a prova deve-se levar a letra de lei anterior ao pacote.

    Por gentileza, corrigir caso o comentário esteja errado ou incompleto.

  • Mudou de novo galera, agora qualquer do povo e até animais podem arquivar o IP

  • Juliano, kkkkkk...

  • ERRADO! A RES´POSTA CORRETA É A LETRA C


ID
1720585
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale, a alternativa que apresenta apenas doenças parasitárias humanas causadas por parasitas cujo ciclo de vida é monóxeno.

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de vida monóxeno = apenas 1 hospedeiro.

    Clico de vida heteroxênico = hospedeiro definitivo e hospedeiro intermediário.

    Esquitossomose --> 2 hospedeiros, o homem é o definitivo e o caramujo é o intermédiário.

    Malária --> 2 hospedeiros, o mosquito do gênero Anopheles é o definitivo e o homem o intermediário.

    Ascaridíase (lombriga) e Ancilostomose (amarelão)--> O homem é o único hospedeiro.

    Teníase --> Porco ou boi são hospedeiros intermediários, o homem é o hospedeiro definitivo.

     

    GABARITO B

     

     


ID
1771249
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“O controle dessa endemia se dá com eliminação de hospedeiros intermediários (em específico o Biomphalaria glabrata), tratamento de esgotos e medidas educativas em saúde." Essas medidas são aplicadas à

Alternativas
Comentários
  • A esquistossomose possui  um hospedeiro intermediário que são os caramujos, caracóis ou lesmas, onde os ovos passam a forma larvária (cercária).


ID
1940437
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o trecho abaixo.

Os vermicidas comuns no mercado agem sobre uma ampla gama de parasitoses como: Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Giardia intestinalis, Enterobius (Oxyurus) vermiculares, Ascaris lumbricoides, Ancilostomíase, Taenia sp.

Sobre o texto são feitas as afirmativas a seguir.

I - Nas parasitoses mencionadas, o método de prevenção é praticar.hábitos de higiene pessoal e ambiental.

II - Todos os parasitas mencionados podem ser classificados como pertencentes ao Reino Animal.

III- Entre os parasitas são encontrados representantes dos protozoários, nematelmintos e platelmintes.

IV - Entre os parasitas, dois pertencem ao mesmo gênero.

V - As parasitoses podem ser combatidas através de campanhas de vacinação.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1953259
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É possível um indivíduo apresentar no resultado do exame de ovohelmintoscopia, ovos fecundos e infecundos (inférteis) de Ascaris lumbricoides. Esta afirmativa é

Alternativas

ID
1953391
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O aspecto geral desse cestódio, parasito do homem, na forma adulta, é tamanho grande e medida de 4 a 6 metros, podendo atingir mais de 10 metros de comprimento, possuindo de mil a duas mil proglotes, que são eliminadas ativamente pelo esfíncter anal. Esta afirmativa refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Taenia Saginata é um Platelminto que vive em parasitose no homem, comumente conhecida como solitária, essa que apresenta como hospedeiro intermediário a carne Bovina, quando ''grávidas'' liberam proglotes ( segmentos do seu corpo) nas fezes, contaminado assim as mesmas.

    LETRA B

    APMBB


ID
1953394
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dos helmintos seguintes, o único cestóideo é o

Alternativas
Comentários
  • A) Errado - Ancylostoma duodenale = Amarelão, verminose e não helminto

    B) Errado -Schistosoma mansoni = Esquistossomose pertence a Trematódeos

    C) Errado - Necator americanus = Amarelão, verminose e não helminto

    D) Correto - Hymenolepis nana é uma espécie de tênia que mede de 15 a 40 mm. Infecta seres humanos e roedores - possivelmente ratos causando a himenolepíase. Se a infecção do indivíduo for severa, poderá causar forte diarreia, perda de peso, desnutrição, desidratação e forte dor abdominal.


ID
1982092
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O cisto hidático, estágio larval do gênero Echinococcus, agente da hidatidose cística nos humanos, pertence ao filo Plathyhelminthe: são conhecidas quatro espécies desse gênero, cujo estágio larval pode parasitar humanos. “Dessas espécies, uma tem como forma larval hidátide e se apresenta com uma só cavidade, responsável pela hidatidose cística ou unilocular.” Trata‐se de:

Alternativas
Comentários
  • c)

    Echinococcus granulosus.  


ID
2148469
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As verminoses podem ser evitadas com o uso de medidas preventivas. Sobre o assunto, numere as medidas preventivas da segunda coluna  de acordo com sua correspondência com as doenças na primeira coluna. 

1. Ascaridíase (lombriga).

2. Teníase (solitária).

3. Ancilostomíase (amarelão).

4. Filariose (elefantíase).

( ) Andar calçado.

( ) Comer carne bem passada.

( ) Promover ações de controle do mosquito.

( ) Higienizar mãos e alimentos.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Teníase = Carne


ID
2150713
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

"A ascaridíase é uma parasitose intestinal causada pelo helminto Ascaris lumbricoides, um verme que pode chegar a medir até 40 cm de comprimento. Estimativas sugerem que, em todo o mundo, mais de 1 bilhão de pessoas estejam contaminadas pelo Ascaris lumbricoides, mas boa parte delas desconhece tal fato, pois não apresentam sintomas relevantes.

Na maioria dos casos, a infecção pelo Ascaris lumbricoides é assintomática. Todavia, pacientes com número elevado de vermes em seu trato gastrointestinal podem apresentar sintomas na fase de migração da larva – passagem do ciclo pulmonar em direção ao trato digestório – ou durante a fase adulta do verme".

(Extraído de <http://www.mdsaude.com/2014/01/ascaris-lumbricoides.html> ).


Durante seu ciclo de vida, há uma etapa na qual o verme migra através das vias respiratórias, ascendendo em direção à laringe e, logo após, se desloca em direção ao esôfago.

Essa passagem das vias aéreas em direção ao sistema digestório é realizada através de uma abertura localizada na laringe e denominada de

Alternativas

ID
2223613
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os ciliados podem ser considerados os protozoários mais complexos. Apresentam diversas estruturas que auxiliam em sua locomoção e em atividades de seu metabolismo. Os paramécios

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    .

    Macronúcleo: É um núcleo especializado em controlar o metabolismo celular do paramecium.

    Micronúcleo: É responsável pela conjugação sexual, ou seja, ele se relaciona com a reprodução sexuada.


ID
2232532
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cuja sintomatologia clínica depende de seu estágio de evolução no homem. A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar-se como dermatite cercariana, caracterizada por micropápulas eritematosas e pruriginosas, até cinco dias após a infecção. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A Identificação e tratamentos dos portadores de S. mansoni, por meio de inquéritos coproscópios a cada dois anos deve fazer parte da programação de trabalho das secretarias municipais de saúde das áreas endêmicas.
II. Os hospedeiros intermediários devem ser identificados através de pesquisa de coleções hídricas para determinação do seu potencial de transmissão e medidas de saneamento ambiental.
III. O saneamento ambiental cria condições que reduzem a proliferação e a contaminação dos hospedeiros intermediários, os nematódeos infectados. 

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Na Esquitossomose o hospedeiro intermediário é o caramujo do gênero Biomphalaria

  • O S. mansoni é um platelminto!
  • o saneamento não impedi a proliferação do caramujo!

     

  • Gabarito A.

    .

    esquistossomo ou chistossoma (Schistosoma mansoni ou Shistosoma americanum) é um platelminto da classe trematóide causador da esquistossomose, uma verminose bastante perigosa e comum em áreas com saneamento precário.

    .

    Quanto ao caramujo, Biomphalaria:

    Reino:Animalia

    Filo:Mollusca

    Classe:Gastropoda

    Ordem:Basommatophora

    Família:Planorbidae

    Género:Biomphalaria


ID
2232538
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A ascaridíase é uma doença parasitária do homem causada por um helminto. Em geral, não causa sintomatologia, no entanto, pode apresentar dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de parasitas, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    .

    Eliminam-se as alternativas B e D por falar em hospedeiro intermediário. A A. lumbricoides é monoxênica, ou seja, possui 1 só hospedeiro.


ID
2235232
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma paciente do sexo feminino, queixandose de dor de cabeça, náuseas e vômitos, foi submetida a uma tomografia computadorizada do cérebro que mostrou lesões. A sorologia confirmou infecção por cisticercose. Como a paciente pode ter adquirido a doença?

Alternativas
Comentários
  • Macetinho da forma de infecção:
     

    TENÍASE: FORMA ADULTO

    CISTICERCOSE: FORMA OVO

  • Complementando:  A cisticercose humana só poderá ser adquirida pela ingestão de ovos da Taenia Solium (porco), ingestão destes em água, verduras ou frutas contaminadas. Neste caso o homem passa a ser o hospedeiro intermediário em vez de definitvo como de comum.

    Letra E.

  • cisticercose é uma doença causada pela ingestão de ovos de Taenia solium e, mais raramente, de Taenia saginata, vermes platelmintos da família Taenidae e classe Cestoda.

    Ciclo da Taenia e contaminação

    As Taenia solium e T. saginata apresentam como hospedeiros intermediários, respectivamente, suínos e bovinos, nos quais ocorre apenas a fase larvar de seu ciclo de vida. No estômago desses animais, seus ovos têm suas cascas destruídas, e a larva, denominada oncosfera, é liberada. A oncosfera perfura a parede do estômago e instala-se nos músculos e, ao fixar-se, toma a forma de uma vesícula cheia de líquidos, denominada cisticerco.

    O hospedeiro definitivo da Taenia, em que ocorre a fase adulta, é o homem. No entanto, na cisticercose, o homem é hospedeiro intermediário, pois ele é contaminado ao ingerir o ovo pela água e alimentos contaminados ou ao levar a mão suja à boca (autocontaminação). No intestino, as oncosferas são liberadas, passam para a circulação e podem, em seguida, alojar-se em diversas partes do corpo, como pele, músculos, olhos (cisticercose ocular) e, na forma mais grave, no sistema nervoso central (neurocisticercose).

    https://www.biologianet.com/doencas/cisticercose.htm


ID
2235235
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um paciente foi encaminhado para avaliação com uma hepatoesplenomegalia dramática e grande acúmulo de líquido ascético na cavidade peritoneal. O quadro indica infecção crônica por

Alternativas
Comentários
  • Biomphalaria é o hospedeiro intermediário do Schistosoma Mansoni que ao penetrar no organismo do seu hospedeiro definitivo - homem - causa a Esquitossomose... que, posteriormente, evoluindo para um quadro crônico causa o aumento do baço e fígado ou melhor dizendo, a HEPATOESPLENOMEGALIA. 

  • POR ESSE SINTOMA QUE A DOENÇA É  CHAMADA POPULARMENTE DE "BARRIGA D" ÁGUA"

  • b) Schistosoma mansoni.


ID
2294269
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma pessoa vegetariana estrita, que nunca teve contato com água onde vivem caramujos, foi diagnosticada como portadora de cisticercose. Avalie a possibilidade e justificativa dessa ocorrência:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    .

    O que causa a Cisticercose?

    A doença é causada pela presença dos ovos da Taenia solium em nosso estômago, ingeridos através de alimentos mal lavados, água contaminada ou carne de porco que não foi preparada adequadamente. Como ela é vegetariana, então adquiriu pela água contaminada.


ID
2387866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando os ciclos de vida dos parasitas invertebrados causadores de doenças e as formas de prevenção que devem ser adotadas pela população para evitar a contaminação por esses parasitas, julgue o item a seguir.

O diagnóstico de ascaridíase é feito pelo exame de fezes, onde são detectados os ovos do parasita.

Alternativas
Comentários
  • Ascaridíase é a famosa lombriga, e seu exame é realizado atravez das fezez, pois há ovos liberados pela fêmea.

  • GAB: CORRETO

     

  • O diagnóstico da ascaridíase é habitualmente feito através do exame parasitológico de fezes para identificação de ovos ou dos vermes de Ascaris lumbricoides nas fezes ou, em raras ocasiões, ao ver os vermes adultos nas fezes ou saindo pela boca ou pelo nariz.

    Se a tomografia computadorizada (TC) ou ultrassonografia for feita por outras razões, os vermes adultos podem ser vistos. A observação em uma radiografia do tórax da migração das larvas pelos pulmões ocorre raramente.


ID
2387869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando os ciclos de vida dos parasitas invertebrados causadores de doenças e as formas de prevenção que devem ser adotadas pela população para evitar a contaminação por esses parasitas, julgue o item a seguir.

A esquistossomose é causada por platelmintos da classe Trematoda. As larvas desses platelmintos liberadas pelo hospedeiro intermediário penetram ativamente no homem pela pele e chegam aos seus vasos sanguíneos, instalando-se nas veias do intestino e fígado.

Alternativas
Comentários
  • Corretíssimo. A cercária penetra a pele do homem e chega aos vasos sanguíneos alojando-se no fígado e no intestino.

    Causa também aumento do fígado e do baço (hepatomegalia e esplenomegalia).

  • Certo

    Esquistossomose 

    O hospedeiro definitivo do Schistosoma mansoni é o homem que elimina os ovos do verme através de suas fezes.

    Quando as fezes são eliminadas na água, os ovos eclodem e liberam larvas ciliadas denominadas miracídios. Elas penetram nos caramujos, os hospedeiros intermediários, onde se multiplicam.

  • Os vermes causadores das esquistossomoses pertencem ao Ramo dos Platelmintos (vermes achatados), Classe dos Trematódeos (de forma foliácea) .

    A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. Os vermes, uma vez dentro do organismo da pessoa, vivem nas veias do mesentério e do fígado.

    • Hospedeiro definitivo: o homem é o principal hospedeiro definitivo. Nele, o parasita desenvolve a forma adulta e reproduz-se sexuadamente. Os ovos são eliminados por meio das fezes no ambiente, ocasionando a contaminação das coleções hídricas naturais (córregos, riachos, lagoas) ou artificiais (valetas de irrigação, açudes e outros).

    • Hospedeiro intermediário: o ciclo biológico do S. mansoni depende da presença do hospedeiro intermediário no ambiente. Os caramujos gastrópodes aquáticos, pertencentes à família Planorbidae e gênero Biomphalaria, são os organismos que possibilitam a reprodução assexuada do helminto.


ID
2387872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando os ciclos de vida dos parasitas invertebrados causadores de doenças e as formas de prevenção que devem ser adotadas pela população para evitar a contaminação por esses parasitas, julgue o item a seguir.

O parasita causador da teníase é um invertebrado com o corpo dividido em vários anéis denominados proglótides e que apresenta ventosas na extremidade anterior, as quais auxiliam na sua fixação às paredes intestinais.

Alternativas
Comentários
  • Certíssimo! Como é um endoparasita, a solitária apresenta fixadores para se alojar nas paredes instestinas do hospedeiro definitivo.

  • Anéis? Não seriam segmentos?

  • Taenia solium e a Taenia saginata são platelmintos. 

    Taenia solium atinge de três a cinco metros de comprimento .Essa espécie possui a cabeça ou escólex com ventosas e rostro com ganchos. Após o escólex, localiza-se o colo ou pescoço e, posteriormente, segue-se o corpo, o qual lembra uma longa fita dividida em várias unidades (proglotes).

    Taenia saginata possui a mesma divisão corpórea da T. solium, entretanto, diferencia-se por não possuir ganchos no rostro e atingir de seis a sete metros de comprimento.

  • Questão 33 - admitir que as tênias apresentam "corpo dividido em vários anéis" contraria uma das características centrais do filo ao qual elas fazem parte, Platyhelminthes, que então engloba "vermes com corpo achatado dorsoventralmente". Assim, as tênias apresentam-se com corpo segmentado, sendo cada segmento/unidade denominado "proglótide". Referências: LOPES, S.; ROSSO, S. Bio: volume único. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 546 - 548, 550. REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. Tradução VILELA, A. D. et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 688, 691. 

  • Não sei de onde a cespe tirou esses anéis.


ID
2387875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando os ciclos de vida dos parasitas invertebrados causadores de doenças e as formas de prevenção que devem ser adotadas pela população para evitar a contaminação por esses parasitas, julgue o item a seguir.

Uma das medidas profiláticas para evitar a teníase consiste em ingerir carne de locais sob fiscalização sanitária e cozinhá-la bastante antes da ingestão.

Alternativas
Comentários
  • Correto! A fiscalização referente ao manoseio da carne e o cozimento para matar as possível larvas ou ovos da verme, entre outro medidas profiláticas. 

  • A fim de complementar, existem algumas peculiaridades que devem ser levadas em consideração.

    .

    A teníase pode ser adquirida ao se alimentar tanto de carnes bovinas, quanto de carnes provenientes dos suínos (logicamente, quando contaminadas)

    TENÍASE -> Taenia saginata (Bovino)

                    -> Taenia sollium (Suínos)


ID
2427160
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O exame prasitológico de fezes, escarro ou lavado gástrico para diagnóstico da estrongiloidíase é feito pelo método de:

Alternativas

ID
2427163
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre as medidas de controle da ascaridíase, não se inclui:

Alternativas
Comentários
  • Ascaridíase causada por um verme nematoda e a infecção é por ovos.

  • Gabarito A

    Doença de veiculação hídrica se previne com saneamento e higiene pessoal, logo, “andar descalço” não vai ao encontro do enunciado.

    Estratégia Concursos

  • Jamais se esqueça que a Ascaridíase é:

    • DTA = doença transmitida por água e alimentos contaminados com Ascaris lumbricoides
    • DTN = doença tropical negligenciada

  • A ascaridíase é uma doença transmitida por meio da ingestão de ovos em águas e alimentos crus /contaminados.


ID
2445979
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os telejornais noticiaram recentemente que uma seca acentuada causou um aumento nos casos de esquistossomose na Amazônia. Apesar da grande variação diária no número de ovos eliminados por paciente, quando se trabalha com população, a média reflete com bastante precisão a carga parasitária da comunidade. Para levantamentos epidemiológicos da esquistossomose, recomenda-se a técnica de quantificação parasitária para se ter elementos para avaliar a eficácia de medidas profiláticas. Assinale a alternativa que mostra o método indicado a que se refere o texto.

Alternativas
Comentários
  • Esquistossomose

     

    Diagnóstico laboratorial

    Método Kato-Katz, a qual possibilita a visualização e contagem dos ovos por grama de fezes, fornecendo um indicador quantitativo que permite avaliar a intensidade da infecção e a eficácia do tratamento.

     

    Fonte: Guia de vigilância em saúde, volume único, 2017.


ID
2468464
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O filo Platyhelminthes reúne animais de corpo achatado, com simetria bilateral, triblásticos, acelomados, vermiformes de corpo mole. São em sua maioria vermes aquáticos, pequenos, que não se enterram, mas, ao contrário, movimentam-se sobre e entre as rochas, detritos, algas, partículas de sedimento, e no tecido de suas presas. São os primeiros animais na escala evolutiva a apresentar um princípio de cefalização onde se encontra os órgãos dos sentidos e sistema nervoso central (RUPPERT, E. E., BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. 6ª ed. São Paulo: Roca, 1996). Sobre as características dos vermes platelmintos, analise as alternativas e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • Taenia solium é parasita de suínos. E Taenia saginata, de bovinos. Assim, as alternativas B e C estão erradas. 

  • Gabarito D.

    .

    Quanto a letra A, os turbelários são hermafroditas, porém a autofecundação é rara.

  • As solitárias são endoparasitas, não ecto.

  • A) Todos os turbelários, exceto poucas espécies parasitas especializadas, são dióicos, se reproduzindo por meio da copulação e da fertilização interna. (Os turbelários, como a planária, são hermafroditas. Sua autofecundação é rara. Geralmente ocorre a fecundação cruzada e interna para que haja uma maior variabilidade genética. A reprodução assexuada ocorre por bipartição, também conhecida como fissão binária ou cissiparidade).

    B) As espécies da família Taeniidae estão entre as solitárias mais conhecidas. A solitária suína (Taenia saginata) (Nesse caso houve uma troca, a Taenia saginata é a que fica no músculo estriado do boi, parte que comemos. Por isso que uma das profilaxias para a teníase é ingerir carne de bio bem passada) é cosmopolita, sendo uma das espécies mais comumente ocorrentes no intestino dos seres humanos e podendo atingir um comprimento de mais de 3 metros. As proglótides contendo ovos embrionados são eliminadas através do ânus, geralmente com as fezes.

    C) A solitária Taenia solium também é parasita de humanos, mas o hospedeiro intermediário é o bovino (Suíno, porco) e o cisticerco provém de sua carne. O ciclo de vida desta solitária é indireto e não envolve larva.

    D) A esquistossomose, causada pelo platelminto Schistosoma mansoni, é uma doença seriamente debilitante e pode ser letal. A penetração dos ovos através da parede intestinal e da bexiga, o alojamento dos mesmos em vários órgãos e os estágios de desenvolvimento no pulmão e no fígado podem resultar em inflamação, necrose ou fibrose, dependendo do grau de infecção.

    E) As solitárias são ectoparasitas (são endoparasitas, pois vivem dentro do corpo do hospedeiro) nos intestinos de todas as classes de vertebrados. Seu ciclo de vida exige um hospedeiro intermediário, que pode ser um artrópodo (Hymenolepis nana, um platelminto conhecido como tênia anã tem como hospedeiro intermediários insetos, mais especificamente pulgas) ou um vertebrado.

    Espero ter ajudado e lembrem-se: a única coisa que não podem nos tirar é o conhecimento. Bons estudos!


ID
2487541
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. Os vermes adultos que se desenvolvem no intestino delgado medem cerca de 1 cm e 2 cm de comprimento.

II. A larva abandona a casca do ovo e, no solo, transforma-se em uma larva infectante conhecida por filarioide.

III. A larva infectante penetra na pele dos pés descalços, passa para os vasos sanguíneos e migra para vários órgãos até alcançar o intestino delgado.

IV. Outra forma de infestação é a ingestão da larva filarioide encistada, que alcança o estado adulto no intestino delgado, sem migração.

As afirmativas anteriores descrevem parte do ciclo de vida do(a):

Alternativas
Comentários
  • 1- Outro nome: Amarelão

    2- Agente etiológicoAncylostoma duodenale

    3- Não possui hospedeiro intermediário

    4- Forma de contaminação: Penetração ativa pela pele da larva do Ancilóstosoma presente no solo.


ID
2535970
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São doenças que se manifestam em humanos cujos hospedeiros intermediários comuns são representados por animais triblásticos esquizocelomados

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a

     

  • esquistossomose e filariose.


ID
2536012
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à cisticercose, doença grave quando localizada no cérebro, visto que pode causar dores de cabeça, convulsões, confusão mental e até a morte, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Sem dúvida, gabarito errado!

  • è possível encontrar ovos na mão de quem não se limpou direito. A auto-infecção causará cisticercose.

  • Após um a três dias da ingestão de ovos, ocorre liberação dos embriões no duodeno e jejuno. As larvas alcançam a circulação sangüínea e se fixam nos diversos tecido


ID
2574142
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A anamnese e as alterações intestinais, hepáticas, esplénicas e circulatórias são bastante indicativas de esquistossomose mansônica. Entretanto, com frequência, há necessidade de confirmação laboratorial. No diagnóstico laboratorial, devem-se distinguir três aspectos: diagnóstico de massa, diagnóstico individual e diagnóstico para controle de cura. Em todos os três casos, o diagnóstico mais seguro é através dos métodos que evidenciem:

Alternativas
Comentários
  • A fêmea acasalada do S. mansoni elimina diariamente cerca de 200 ovos pelas fezes.

  • O método que detecta a presença de ovos nas fezes chama-se KATO-KATZ e é o padrão ouro para diagnóstico da S. Mansoni


ID
2629282
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atualmente, o medicamento de escolha para o tratamento da esquistossomose causada por todas as espécies do verme Schistosoma é o praquizentel (PQZ). Apesar de ser eficaz e seguro, seu uso em larga escala e tratamentos repetitivos em áreas endêmicas têm provocado a seleção de linhagens resistentes.

LAGE, R. C. G. Disponível em: www.repositorio.ufop.br. Acesso em: 17 dez. 2012 (adaptado).


Qual é o mecanismo de seleção dos vermes resistentes citados?

Alternativas
Comentários
  • O uso desenfreado de medicamentos pode dar origem a descendentes resistentes a esses medicamentos. No caos citado, os vermes que são resistentes, tendem a sobreviver e gerar mais descedentes do que os vermes sobre os quais o medicamento faz efeito. Ou seja, chegará um momento em que haverá apenas vermes resistentes a esse medicamento.

    Alternativa correta: Letra D


  • Seleção natural!

    A alteração do meio – introdução de um medicamento – seleciona indivíduos com características mais favoráveis, fazendo com que possam ter maior sucesso reprodutivo e possam gerar indivíduos com as mesmas características. Esse é o mecanismo de resistência a medicamentos mais comum.

    https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2017-segunda-aplicacao/segundo-dia/atualmente-o-medicamento-de-escolha-para-o-tratamento-da-esquistossomose-causada-por-todas/

  • Os vermes que são resistentes, tendem a sobreviver e gerar mais descendentes do que os vermes sobre os quais o medicamento faz efeito. Ou seja, chegará um momento em que haverá apenas vermes resistentes a esse medicamento.

  • O uso desenfreado de medicamentos pode dar origem a descendentes resistentes a esses medicamentos. No caos citado, os vermes, que são resistentes, tendem a sobreviver e gerar mais descendentes do que os vermes sobre os quais o medicamento faz efeito. Ou seja, chegará um momento em que haverá apenas vermes resistentes a esse medicamento.

    Alternativa correta: Letra D

  • Tá mais para uma questão de seleção natural do que uma de platelmintos

  • Reprodução diferencial dos mais aptos.

    É uma questão sobre evolução, não sobre verminoses.

    O algoritmo do QC é meio falho mesmo. Muitas questões do ENEM têm uma determinada contextualização para cobrar um outro tema que não necessariamente diz respeito ao contexto (pelo menos não diretamente). O QC vai e categoriza a questão a partir do contexto, deixando-a "deslocada". Várias questões na disciplina"Química" na verdade são de biologia e vice-versa. Tem também os deslocamentos dentro de uma mesma disciplina, como nesta questão. O contexto é a verminose, mas o que está sendo cobrado é o assunto evolução.

    Gabarito : (D)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • Dois pontos importantes:

    • Não é o medicamento que faz gerar seres resistentes; esses seres já estavam presente.
    • O mal uso de medicamentos ocasiona na proliferação desses seres resistentes. O que ocorre é justamente uma seleção dos indivíduos que possuem resistência a tal medicamento.
  • Mas então como esses vermes podem ser eliminados do nosso corpo? Nunca existirá um medicamento que consiga eliminar toda a população de vermes, ou seja, que não exista nenhum resistente a ele?


ID
2666488
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Conhecer o mecanismo de transmissão e disseminação de uma dada enfermidade é de muita importância para fundamentar medidas mais efetivas para o controle da doença. A esquistossomose mansônica, uma doença infecciosa parasitária, é um problema de saúde pública no Brasil. Sua apresentação clínica varia desde a forma assintomática até aquelas extremamente graves. O diagnóstico e o tratamento são relativamente simples, mas a erradicação só é possível com medidas que interrompam o ciclo de vida do parasita.

Minas faz Ciência. Minas Gerais, set./nov. 2009 (adaptado).


Com base nas informações do texto, avalie qual das propostas seguintes será eficaz no controle da esquistossomose mansônica e na manutenção da saúde geral da população local:

Alternativas
Comentários
  • Porque naõ pode ser letra 'A' ?

  • Oi, Yasmin. Não sei se minha resposta é correta, mas vamos lá.
    Acredito que seja porque a questão pede uma proposta "eficaz no controle da esquistossomose mansônica e na manutenção da saúde geral da população local". Ou seja, aplicando substâncias tóxicas na água das lagoas, como diz a opção A, apesar de eliminar a população de caramujos infectados, não contribuiria para a sáude da população, muito pelo contrário, né? Instalações sanitárias são bem mais viáveis nesse caso.

    Espero que que tenha entendido, bons estudos! :)

  • para manter a saúde da população evitando ocorrer a contaminação ou seja tendo um controle : Seria preciso a instalações sanitárias ..creio na letra B

  • Não é a letra "A" , pois aplicar "substâncias tóxicas" em lagoas prejudicaria a população que consome essa água. Sem falar que "eliminar os caramujos" é quase uma útopia, dado que será muito difícil ir atrás de cada um animal pra elimina-los , logo , não é uma medida eficaz ... Entende ?

  • Para resolver essa questão, vamos entender o ciclo de vida e a forma de transmissão da doença esquistossomose. Essa doença é causada por um platelminto (Schistosoma mansoni) e o caramujo atua como hospedeiro intermediário. Ovos que são liberados na água por fezes humanas contaminadas eclodem e liberam larvas que contaminam o caramujo. Dentro do caramujo, milhares de larvas se reproduzem e voltam para a água até encontrar um organismo humano, penetrando através da pele. Essas larvas nadam pelo sangue e terminam nas veias intestinais, onde são liberados ovos que podem seguir para o intestino, sendo liberados novamente pelas fezes. O combate depende do controle de caramujos e o tratamento de água e esgoto, para o acesso a água potável. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)



    Analisando as alternativas sobre a proposta eficaz no controle da esquistossomose mansônica e na manutenção da saúde geral da população local:
    a) a eliminação dos caramujos deve acontecer, pois são hospedeiros intermediários, mas aplicar substâncias tóxicas na água não é uma forma de manutenção da saúde nesse caso. Incorreta.
    b) evitar essa contaminação da água com os ovos com saneamento básico é a proposta eficaz para que não haja contaminação pelas fezes e os ovos não circulem na água. Correta.
    c) evitar utilizar água de regiões afetadas é uma medida de prevenção, porém não há manutenção de saúde. Incorreta.
    d) carne crua ou mal cozida não transmite a esquistossomose. Incorreta.
    e) impedir o consumo de hortaliças com água contaminada é um controle, mas não haverá manutenção da saúde. Incorreta.

    Gabarito do professor: B
  • A esquistossomose é causada pelo parasita Schistosoma mansoni, que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos de água doce como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo.

    A transmissão desse parasita se dá pela liberação de seus ovos através das fezes do homem infectado. Em contato com a água, os ovos eclodem e libertam larvas que morrem se não encontrarem os caramujos para se alojar. Se os encontrarem, porém, dão continuidade ao ciclo e liberam novas larvas que infectam as águas e posteriormente os homens, penetrando em sua pele ou mucosas.

    Para tratar esse problema, portanto, é fundamental medidas que visem a melhora nas condições de saneamento básico, educação sanitária ou ainda o controle dos caramujos.

    Letra B

  • Qual o erro da "C"?

  • Ao colega perguntando o erro da C:

    O hospedeiro intermediário é o caramujo. A água pode até ser de uma região com contaminação, mas sem o caramujo não há o ciclo completo de contaminação, o que não fica claro na alternativa. Outro ponto é que o consumo/utilização da água para alimentos não é suficiente se você continua tomando banho naquele local, por exemplo.

    Portanto, alternativa não obedece a ideia de atacar a causa para impedir a consequência. Nenhuma das ações da alternativa serão suficientes por si só.


ID
2667574
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dupla humilhação destas lombrigas, humilhação de confessá-las a Dr. Alexandre, sério, perante irmãos que se divertem com tua fauna intestinal em perversas indagações: “Você vai ao circo assim mesmo? Vai levando suas lombrigas? Elas também pagam entrada, se não podem ver o espetáculo? E se, ouvindo lá de dentro, as gabarolas do palhaço, vão querer sair para fora, hem? Como é que você se arranja?” O que é pior: mínimo verme, quinze centímetros modestos, não mais — vermezinho idiota — enquanto Zé, rival na escola, na queda de braço, em tudo, se gabando mostra no vidro o novelo comprovador de seu justo gabo orgulhoso: ele expeliu, entre ohs! e ahs! de agudo pasmo familiar, formidável tênia porcina: a solitária de três metros.

ANDRADE, C. D. Boitempo. Rio de Janeiro: Aguiar, 1988.


O texto de Carlos Drummond de Andrade aborda duas parasitoses intestinais que podem afetar a saúde humana. Com relação às tênias, mais especificamente, a Taenia solium, considera-se que elas podem parasitar o homem na ocasião em que ele come carne de

Alternativas
Comentários
  • A parasitose citada no texto de Carlos Drummond de Andrade, mais especificamente a Taenia solium, é um parasita que se instala no homem quando há a ingestão de carne de porco mai-assada, ou seja, com a presença de cistos e ovos de Taenia. Outro parasita da mesma linhagem é a Taenia saginata que é adquirida quando se ingere a carne de boi mal-assada. Ambas carnes podem apresentar ovos e cistos desses parasitas se não forem bem preparadas.

    Alternativa correta: Letra C
     
  • formidável tênia porcina: a solitária de três metros

    porcina=porco

  • Taenia saginata = tênia do boi, e a Taenia solium = tênia do porco

  • "Formidável" um adjetivo meio exagerado para a tênia.

  • Letra C

    A Taenia Solium, platelminto que causa a teníase (solitária) quando adulto no intestino humano, ocorre pela ingestão de carne suína crua ou mau cozida, com larvas de cistercos presentes.

  • https://www.youtube.com/watch?v=ISbo3cK_zNg

  • Gente, mnemônico muito fácil pra associar:

    Taenia saginata => NATA => LEITE => BOI

    Nunca mais vão esquecer!

    A resposta da questão é C, Taenia solium - carne de porco.

    Nem precisa ler o texto todo, próxima pergunta BORA!


ID
2688391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca dos invertebrados que podem ser parasitas humanos, julgue o item subsequente.


Nematódeos são vermes segmentados normalmente de vida livre cujas formas parasíticas sofreram alterações morfológicas profundas para a vida dentro de um hospedeiro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

     

    Nematodeos não tem corpo segmentado.

  • É bom lembrar que: a cutícula tem de ser mudada para o animal crescer, um processo denominado ecdise - que coloca este filo no grupo dos Ecdysozoa, juntamente com os artrópodes e outros filos.

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Nematoda


  • R: ERRADO

    Nematoda (nematódeos) são um filo de animais cilíndricos e alongados. Seu corpo não segmentado exibe simetria bilateral. Possuem sistema digestivo completo, sistemas circulatório e respiratório ausentes; sistema excretor composto por dois canais longitudinais (renetes-formato de H); sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe.

    Veja a imagem de um nematoda: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nematoda#/media/File:Roundworm.jpg

  • Nematódeos são vermes cilíndricos, exemplo, a lombriga.


ID
2688397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca dos invertebrados que podem ser parasitas humanos, julgue o item subsequente.


Os esquistossomos são platelmintos que têm acentuado dimorfismo sexual e cujas larvas são sensibilizadas por substâncias difundidas na água por moluscos; essas substâncias induzem as larvas a percorrer círculos cada vez menores, aumentando suas chances de encontro do hospedeiro invertebrado.

Alternativas
Comentários
  • R: CORRETO

    O nome Platelminto significa “vermes com o corpo achatado.

    Existem platelmintos que são parasitas de outros animais, inclusive do ser humano. É o caso do Schistosoma mansoni, que causa a esquistossomose (barriga d’água).

    Essa espécie é uma das poucas entre os platelmintos que apresentam sexos separados e dimorfismo sexual, ou seja, é possível reconhecer machos e fêmeas pelo aspecto externo do corpo.

    Brasio et al., 1985, fala da atração de larvas de S. mansoni pelo molusco vetor:

    Cópia do artigo:  Foi verificado que houve atração dos miracídios (larvas de S. mansoni) pelos moluscos vetores e que essa atração foi mais evidente quando a larva era colocada frente ao seu hospedeiro simpátrico. As observações realizadas no decorrer da experiência demonstraram a presença de substâncias miraxonais emanadas pelos moluscos.


ID
2749069
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Os cestódeos mais frequentemente encontrados parasitando os humanos pertencem à família Taenidae, na qual são destacadas Taenia solium e T. saginata. Essas espécies, popularmente conhecidas como solitárias, são responsáveis pelo complexo teníase‐cisticercose [que] constitui um sério problema de saúde pública em países onde existem precárias condições sanitárias, socioeconômicas e culturais, que contribuem para a transmissão.”  

(NEVES et alli.. Parasitologia humana. Rio de Janeiro: Atheneu, 2011, p. 277.)


A distinção entre a teníase e a cisticercose, causadas por Taenia solium nos humanos, é que a teníase é provocada pela forma

Alternativas
Comentários
  • C- adulta na luz intestinal e a cisticercose pela forma larvar em diferentes tipos de tecidos.


ID
2836153
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Reino Animal é composto por 35 filos, com cerca de 2 milhões de espécies. Sendo que nove deles são os mais expressivos: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata e Chordata. Cada um deles apresenta um conjunto de características que os define. A seguir temos algumas afirmações sobre esses filos.


I. Os poríferos são animais de organização celular muito simples, não formando tecidos verdadeiros.

II. Cnidários são animais diblásticos, ou seja, seu corpo é organizado com base em dois folhetos embrionários, ectoderme e endoderme.

III. Entre os platelmintos se destacam algumas espécies parasitas do ser humano, como as tênias (Taenia) e o esquistossomo (Schistosoma mansoni).


São VERDADEIRAS as afirmações:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA GAB A


    Ressaltando a alternativa III, que Taenia e Shistossoma estão em classes diferentes de Platelmintos. Classe Cestoda - endoparasitas, geralmente com hospedeiros intermediários. Exemplo: tênias Classe Trematoda - parasitas, a maioria dos ciclos de vida inclui a presença de um hospedeiro intermediário. Exemplo: Schistosoma mansoni;



ID
2842495
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A utilização de extratos de origem natural tem recebido a atenção de pesquisadores em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento que são altamente acometidos por doenças infecciosas e parasitárias. Um bom exemplo dessa utilização são os produtos de origem botânica que combatem insetos.


O uso desses produtos pode auxiliar no controle da

Alternativas
Comentários
  • A leishmaniose é uma doença transmitida pelo mosquito palha, também conhecido como birigui, que é um inseto.

    Como a substância tem ação inseticida, auxilia no controle dos vetores dessa doença.

  • a) verminose, não possui um vetor

    b) ratos

    c) correta

    d) bacteriose

    e) vírus

  • De acordo com a questão, o uso de produtos de origem botânica que combatem insetos pode auxiliar no controle de algumas doenças. Existem doenças infecciosas e parasitárias que são divididas entre verminoses, viroses, protozooses e bacterioses. Alguns parasitas podem apenas habitar o corpo humano, enquanto outros passam nele apenas em uma fase da vida, ocupando outros organismos ou o meio ambiente. Algumas doenças são transmitidas por insetos, podendo citar como exemplo: dengue, malária, febre amarela, leishmaniose e doença de Chagas.  (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Analisando as alternativas sobre doença transmitida por inseto:
    a) esquistossomose - causada por um platelminto, transmitida pela água infectada com larvas que foram reproduzidas dentro de caramujos. Incorreta.
    b) leptospirose - causada por uma bactéria, é transmitida pela água contaminada com urina de roedores. Incorreta.
    c) leishmaniose - causada por um protozoário, é transmitida pelo mosquito-palha. Correta.
    d) hanseníase - causada por uma bactéria, é transmitida por gotículas de saliva ou secreção nasal. Incorreta.
    e) aids - causada por um vírus, é transmitida por contato sexual, transfusão de sangue ou da mãe para o bebê. Incorreta.

    Gabarito do professor: C.

  • palavras chave no texto: parasita( Leishmania chagasie) e inseto (mosquito)

  • Ao contrário do que o amigo disse, esquistossomose há sim vetor.

  • Letra C

    ...Para combater insetos...

    Leishmaniose é causada por um mosquito => inseto

  • De acordo com a questão, o uso de produtos de origem botânica que combatem insetos pode auxiliar no controle de algumas doenças. Existem doenças infecciosas e parasitárias que são divididas entre verminoses, viroses, protozooses e bacterioses. Alguns parasitas podem apenas habitar o corpo humano, enquanto outros passam nele apenas em uma fase da vida, ocupando outros organismos ou o meio ambiente. Algumas doenças são transmitidas por insetos, podendo citar como exemplo: dengue, malária, febre amarela, leishmaniose e doença de Chagas.  (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Analisando as alternativas sobre doença transmitida por inseto:

    a) esquistossomose - causada por um platelminto, transmitida pela água infectada com larvas que foram reproduzidas dentro de caramujos. Incorreta.

    b) leptospirose - causada por uma bactéria, é transmitida pela água contaminada com urina de roedores. Incorreta.

    c) leishmaniose - causada por um protozoário, é transmitida pelo mosquito-palha. Correta.

    d) hanseníase - causada por uma bactéria, é transmitida por gotículas de saliva ou secreção nasal. Incorreta.

    e) aids - causada por um vírus, é transmitida por contato sexual, transfusão de sangue ou da mãe para o bebê. Incorreta.

    Gabarito do professor: C.

  • Como a leishmaniose é uma doença transmitida pelo mosquito palha, também conhecido como birigui, que é um inseto. Como a substância tem ação inseticida, auxilia no controle dos vetores dessa doença.

    Letra C

  • A leishmaniose é a única doença das alternativas que possui como transmissor um inseto, nesse caso, o mosquito-palha.

    E para quem marcou a alternativa A, a esquistossomose possui como vetor o caramujo. Só que o caramujo não é um inseto, e sim um molusco.

  • Esquistossomose é transmitida por caramujos (se pega quando toma banho em rio) Leptospirose é contato com urina de animais infectados (ex ratos) Leshmaniose é transmitida pelo mosquito palha. CORRETA Hanseniase é transmitida pelo ar Aids é uma DST
  • Leishmaniose é um tipo de doença infecciosa causada por um protozoário do gênero leishmania, considerado um parasita. Sua transmissão se dá por meio da picada do mosquito-palha Letra C


ID
2848222
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A esquistossomose é uma doença que tem forte impacto na saúde pública brasileira. Os grupos do parasita (I) e do seu hospedeiro intermediário (II) e a forma de infestação (III) são:

Alternativas
Comentários
  • A esquistossomose é causada pelo platelminto Schistosoma mansoni, tendo um caramujo (molusco) como hospedeiro intermediário. A contaminação humana se dá pela penetração de larvas cercárias através da pele.

  • O parasitismo é a relação de diferentes espécies onde uma delas se beneficia da outra, e uma delas é prejudicada. Dentro do grupo de parasitoses humanas, a esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d'água, é uma verminose do grupo dos platelmintos que necessita de um caramujo aquático como hospedeiro intermediário. As fezes contaminadas com ovos do esquistossoma liberadas na água encontram o caramujo, e nele se reproduzem milhares de larvas que voltam para a água, e ao entrar em contato com o organismo humano, essas larvas penetram através da pele e chegam até o intestino. (Linhares, S & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)
    I - Grupo do parasita: platelmintos; II - hospedeiro intermediário: caramujo, do filo molusco; III - forma de infestação: penetra pela pele.
    Analisando as alternativas:
    A - protozoários não são verminoses; o filo artrópode não inclui caramujos; picada de mosquito não transmite a doença. 
    B - nematódeo é do segundo grupo de parasitoses, nematelmintos; molusco e penetração pela pele estão corretos.
    C - protozoários não fazem parte dos grupos de parasitoses; artrópode e picada de barbeiro não fazem parte do ciclo de parasitose da esquistossomose.
    D - platelminto está correto; o filo mamífero não inclui caramujos; carne crua não transmite a doença.
    E - todas corretas. 
    Gabarito do professor: E

ID
2860651
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere a ciclos biológicos de invertebrados causadores de doenças, julgue o item a seguir.


O Schistosoma mansoni tem um ciclo de vida complexo, que envolve um hospedeiro intermediário, o molusco aquático do gênero Biomphalaria, e um hospedeiro definitivo vertebrado, o homem, podendo parasitar outros mamíferos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo.

    Ao defecar no rio, as fezes do homem contaminado contem ovos com o parasito sob a forma de miracídio. Estes irão em busca do seu hospedeiro intermediario, o molusco do gênero Biomphalaria (no Brasil, tres sao as especies predominates no ciclo do Squistossoma). Dentro do molusco, os miracídios se transformarão em esporocisto, e quando em forma de esporocisto secundário, este possui o parasito em forma de cercária. As cercárias deixam o corpo do molusco rumo ao corpo do ser humano. As cercárias, então, penetram no corpo do homem, seu hospedeiro definitivo, perdem sua cauda e se transformam em esquistossômulos, os quais atingem a circulação.

    Os esquistossômulos fazem um tour pelo corpo do homem e depois de algum tempo chegam ao fígado, completam o seu ciclo de vida e se transformam em adultos cruéis, que irão se cruzar e dá origem a todo o problema novamente.


ID
2872333
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma idosa residente em uma cidade do interior do país foi levada a um hospital por sua neta. Ao examiná-la, o médico verificou que a senhora apresentava um quadro crônico de edema linfático nos membros inferiores e nos seios, concluindo ser um caso de elefantíase ou filariose linfática. Preocupada com a possibilidade de adquirir a mesma doença, a neta perguntou ao médico como era possível se prevenir.


Qual foi a orientação dada à jovem pelo médico?

Alternativas
Comentários
  • Usar repelentes e telas em janelas, já que a doença é transmitida por mosquito.

    A filária é transmitida pela mosquito do gênero Culex sp., conhecido como mosquito palha.

  • Uma pequena correção ao comentário do Leonardo Passeri:

    O mosquito do gênero Culex sp. não é conhecido como mosquito palha.

    O mosquito palha é o transmissor da Leishmaniose. O nome "mosquito palha" faz referência ao mosquito Flebotemíneo do gênero Lutzomyia.

  • Lembrar galera , a filariose é uma doença causada pelo verme filaria o qual é transmitido pelo mosquito Culex sp

  • A filária é uma doença causada por um verme (Wuchereria bancrofti), cujo o agente etiológico (que "leva" a doença) é o pernilongo (Culex sp).

  • A elefantíase é uma doença causada por um verme nematoide, popularmente conhecido como filárias, por isso o nome de filariose linfática. A transmissão é feita por mosquitos que foram infectados pela larva do verme, que ao picar uma pessoa, essas larvas atingem o sistema linfático do organismo, obstruindo os vasos linfáticos, fazendo com que o líquido que sai do sangue seja acumulado em partes do corpo, formando edemas. As medidas preventivas são o combate ao mosquito e às larvas, com uso de inseticidas, tratamento de água e esgoto. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)
    A orientação que o médico daria para prevenção seria: 
    A - uso de repelentes é correto.
    B - a doença não é transmitida pela água contaminada.
    C - não é doença transmitida por mamíferos.
    D - a doença não é hereditária.
    E - não há relação da doença com o sedentarismo.

    Gabarito do professor: A
  • Eu jurava que sabia essa e errei kkk Muito bom os comentários! Aprendo bastante.
  • Letra A

    A elenfatíase é uma condição também chamada de filariose linfática, causada por um parasita e transmitido pela picada de um mosquito, levando a uma inflamação no sistema linfático, fazendo com que o paciente desenvolva um grande inchaço (também chamado de endema) em seus membros e pontos como os seios e o saco escrotal.

  • A letra C é bem engraçada hahahaha...

    Talvez o aluno poderia se confundir com o termo elefantíase, elefante e zoológico.

  • A elefantíase é uma doença causada por um verme nematoide, popularmente conhecido como filárias, por isso o nome de filariose linfática. A transmissão é feita por mosquitos que foram infectados pela larva do verme, que ao picar uma pessoa, essas larvas atingem o sistema linfático do organismo, obstruindo os vasos linfáticos, fazendo com que o líquido que sai do sangue seja acumulado em partes do corpo, formando edemas. As medidas preventivas são o combate ao mosquito e às larvas, com uso de inseticidas, tratamento de água e esgoto. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    A orientação que o médico daria para prevenção seria: 

    A - uso de repelentes é correto.

    B - a doença não é transmitida pela água contaminada.

    C - não é doença transmitida por mamíferos.

    D - a doença não é hereditária.

    E - não há relação da doença com o sedentarismo.

    Gabarito do professor: A

  • A filariose (elefantíase) é transmitida pelo mosquito Culex, acusada por um verme (Wuchereria bancrofti)
  • A filariose linfática é transmitida por mosquitos infectados. As picadas depositam um parasita que viaja para o sistema linfático.

    A maioria dos casos é assintomática. Raramente, danos em longo prazo ao sistema linfático causam inchaço nas pernas, nos braços e nos órgãos genitais. 

  • Jurava que era a E

    não sabia que a elefantíase era causada por um mosquito

  • A questão é fácil para quem estudou as doenças e difícil para quem não estudou, pois, essa doença não é como a dengue que todo mundo conhece.

    Doença: Filariose Linfatica/Elefantiase

    Parasita/Verme: Wuchereria bancrofti

    Hospedeiro Definitivo: Homem

    Hospedeiro Intermediário/Vetor: mosquito do gênero Culex sp.=mosquito palha ou pernilongo

    Consequências: atingir os vasos linfáticos e promove uma reação inflamatória, causando uma obstrução do fluxo de linfa e levando ao acúmulo de líquido e inchaço em alguns órgãos, como braço, testículo, no caso dos homens, e pernas, principalmente.

    Sintomas: Febre elevada; Dor de cabeça; Dor muscular; Intolerância à luz; Reações alérgicas, Asma; Coceira pelo corpo; Pericardite; Aumento dos gânglios linfáticos; Inchaço dos membros, como pernas, braços, mamas, testículo ou saco escrotal.

    instagram:@aspiradedeu

  • caraca, eu pensando aqui que se tratava de uma doença genética kkkk


ID
2897830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.


A teníase e a cisticercose são causadas, respectivamente, pelas espécies Taenia solium e T. saginata e apresentam o mesmo ciclo de vida em seus hospedeiros.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    A teníase é causada pela Taenia solium e/ou pela Taenia saginata, também conhecida como “solitária”. Já a cisticercose é causada pelas larvas dessas espécies de parasitas. 

  • Teníase é transmitida por Taenia solium e Taneia saginata, quando o ser humano ingere alimento contaminado com cisticercos (larvas de ambas as espécies). teníase por T. solium ocorre ao ingerir carne de porco contaminada, que é seu hospedeiro intermediário e teníase por T. saginata ocorre ao ingerir carne bovina contaminada. A cisticercose é uma doença mais grave, que é causada pela ingestão de ovos da T. solium.

  • Cisticercose é a infecção causada pelas larvas de T. solium, que se desenvolve depois da ingestão de ovos excretados nas fezes humanas.

  • TENÍASE -> Taenia saginata (Bovino) e Taenia sollium (Suínos)

    CISTICERCOSE -> Cysticercus bovis (Bovino) e Cysticercus celullosae (Suíno)

    Sendo que os animais de produção (bovino e suíno) são os hospedeiros intermediários e o Homem o hospedeiro definitivo.

  • A teníase podem ser causadas pelas Taenia solium (porco) e T. saginata (Boi).  Somente os ovos da T. solium causam cisticercose.

    A teníase é adquirida ao consumir carne mal cozida contendo a larva, que no intestino torna-se adulta e provoca sintomas intestinais, além de haver reprodução e liberação de ovos. Já na cisticercose a pessoa ingere os ovos da Taenia solium que podem romper no organismo da pessoa, havendo liberação da larva, conhecida por cisticerco, que atinge a corrente sanguínea e chega em várias partes do corpo, como músculos, coração, olhos e cérebro, por exemplo.

    Questão ERRADA!


ID
2912257
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


A ocorrência de verminoses, como as causadas por platelmintos parasitas, está relacionada a situações socioeconômicas desfavoráveis. Frequentemente essas doenças afetam pessoas que vivem em condições precárias de habitação, saneamento e de maus hábitos de higiene.

Adaptado de LINHARES, S. ; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje. São Paulo: Ática. 2. ed. 2013, p. 132. v.2.


Com base nos conhecimentos sobre teníase, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • flavio, a resposta é a letra D

  • E se na alternativa d tivesse escrito ingerir carne crua e bem cozida. Qual seria a resposta? Me ajuda aí


ID
2983279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito de parasitas, julgue o item seguinte.


Diversos protozoários são eucariotos pluricelulares, como, por exemplo, a tênia.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O reino Protista é caracterizado por ser Unicelular e Eucarionte e a Tênia é um platelminto estando classificada no Reino Animal.

  • Olá!

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • Os protozoários são organismos unicelulares, eucarióticos e que apresentam nutrição heterotrófica.

    Teníase, popularmente conhecida como “solitária”, é uma verminose causada pelos das espécies Taenia solium e Taenia saginata.

    Gabarito E

    florlacerda


ID
2983282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito de parasitas, julgue o item seguinte.


A ascaridíase é causada por um nematoide cujo ciclo de vida demanda dois hospedeiros: um humano e um bovino ou suíno.

Alternativas
Comentários
  • Ascaridíase é uma doença parasitária causada pelo verme nematoda Ascaris lumbricoides, denominado popularmente ''lombriga''.

    A contaminação por Ascaris lumbricóides ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados por seus ovos.

    Hospedeiro definitivo: Ser humano.

    Gab. Errado

  • A ascaridíase é causada por um nematoide cujo ciclo de vida demanda dois hospedeiros: um humano e um bovino ou suíno.

    Ascaridíase:

    Essa doença é causada pela lombriga (Ascaris lumbricoides) e trata-se de um parasita monoxeno, pois há apenas um hospedeiro, no caso o ser humano

    Teníase:

    É causada por duas espécies de tênias, a Taenia saginata e a Taenia solium. Ambas têm como hospedeiro definitivo o ser humano, mas diferem quanto aos hospedeiros intermediários. A T. saginata infecta o boi e a T. solium infecta o porco.

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
3027115
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a esquistossomose está entre as doenças parasitárias mais importantes no mundo, afetando entre 200 e 300 milhões de indivíduos. As espécies mais importantes que afetam os humanos são: Schistosoma mansoni, Schistosoma japonicum, Schistosoma mekongi, Schistosoma haematobium e Schistosoma intercalatum. Em relação a estas espécies, julgue as afirmativas abaixo e marque a opção correta:


I- O Schistosoma mansoni adulto vive principalmente na veia porta e na distribuição da veia mesentérica inferior.

II- Os ovos de Schistosoma japonicum são bem ovais, medindo de 75 a 90 µm por 60 a 68 µm e apresentam uma espícula lateral grande característica que emerge da sua lateral, próxima a uma de suas extremidades.

III- Na esquistossomose urinária, causada pelo Schistosoma haematobium, um dos sintomas mais precoces e comuns de infecção é a hematúria, especialmente no final da micção.

IV- Os ovos do Schistosoma intercalatum apresentam uma espícula terminal, ocorrem principalmente nas fezes e medem 140 a 240 µm por 50 a 85 µm.

V- Os ovos do S. japonicum são menores que os ovos do S. mekongi. Excetuando-se o fator tamanho, os ovos do S. japonicum são indistinguíveis dos ovos do S. mekongi.

Alternativas
Comentários
  • I- CORRETOSchistosoma mansoni adulto vive principalmente na veia porta e na distribuição da veia mesentérica inferior.

    II- ERRADO Os ovos de Schistosoma japonicum são bem ovais, medindo de 75 a 90 µm por 60 a 68 µm e apresentam uma espícula lateral imperceptível, a qual pode ser difícil de ser demonstrada

    III- CORRETO Na esquistossomose urinária, causada pelo Schistosoma haematobium, um dos sintomas mais precoces e comuns de infecção é a hematúria, especialmente no final da micção.

    IV- CORRETO Os ovos do Schistosoma intercalatum apresentam uma espícula terminal, ocorrem principalmente nas fezes e medem 140 a 240 µm por 50 a 85 µm.

    V- ERRADO Os ovos do S. japonicum são maiores que os ovos do S. mekongi. Excetuando-se o fator tamanho, os ovos do S. japonicum são indistinguíveis dos ovos do S. mekongi.


ID
3044854
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao avaliar uma musculatura de porco contaminada com Taenia solium, observa-se a presença de:

Alternativas
Comentários
  • Cisticercos.


ID
3044875
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A esquistossomose é uma doença causada pelo parasita Schistosoma mansoni, popularmente conhecida como barriga d’água. Existem diversos fatores de risco para contágio da doença. Marque a única opção que não impede o contato com o parasita: 

Alternativas
Comentários
  • Ingestão de carne bem cozida.

  • nao entendi a quentão, o contato é com o patógeno morto?
  • Eu to at[e agora tentando entender essa questão

  • Enunciado confuso é esse, meu Deus

  • a questão quer dizer: "alternativa que não está relacionada com a prevenção da doença"