SóProvas


ID
2388013
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1

  Este é um fragmento inicial do artigo “Foucault, as Palavras e as Coisas”, de Fran Alvina, publicado em setembro último no blog OUTRAS PALAVRAS. Leia-o, atentamente e responda às questões propostas a seguir:
  “(…) Nas ‘democracias’ esvaziadas, não se tenta usurpar apenas o poder político, mas também o sentido dos termos. Por isso, a Resistência é também um ato linguístico.”
  Parafraseando um texto clássico de Michel Foucault, As palavras e As Coisas [Le Mots et Les Choses], que agora em 2016 completa 50 anos de sua primeira edição, podemos afirmar que o poder se exerce sobre as palavras e as coisas. E nesses dias trágicos da vida nacional popular, tal se mostra cada vez mais claramente. O pensador francês nos faz ver ao longo de sua obra, arguta e perspicaz, que o poder não se exerce apenas sob a forma dos aparelhos repressores — ou seja, o poder não é apenas aquele que se impõe pela força física, pela coação do corpo. O poder também se faz no e por meio dos discursos. Mesmo aqueles que não são proferidos dos clássicos lugares do poder, são discursos de poder. Por isso, o caráter discursivo do Golpe não é menor que seu caráter político. São indissociáveis, pois não há política sem discurso, não há vida polí- tica sem a ação das palavras que significam e ressignificam as coisas. Sem a palavra, sobra ao poder apenas a coação física, mas essa forma, embora possa ser mais rápida e direta, é menos sutil, portanto mais fácil de ser denunciada.(…)
Fran Alavina.
http://outraspalavras.net/brasil/foucault-as-palavras-e-as-coisas/

Em relação ao trecho “Mesmo aqueles que não são proferidos dos clássicos lugares do poder, são discursos de poder.”, do TEXTO 1, é correto afirmar que os discursos de poder:

Alternativas
Comentários
  • Concordo contigo Vinicius! As pessoas que postam comentários reproduzindo somente a resposta ou o gabarito poderiam pensar na finalidade de se colocar um comentário neste site! Se é para apenas copiar a resposta ou o gabarito, sem algo a mais ou a intenção que possa contribuir de alguma forma para o esclarecimento da questão ajudando a si e aos demais usuários, há a opção de fazer anotações, no qual pode ser utilizado para colocar a resposta ou o gabarito para consulta pessoal. 

  •  a)estão presentes em todas as instâncias da vida social, exclusivamente por intermédio de sua veiculação pela mídia( o autor não  fala que é exclusividade da mídia).

     b)podem estar presentes em quaisquer instâncias da vida social e, necessariamente, reproduzem as ideias dominantes nas estruturas de poder. eu li  o texto todo no site original e lá fica mais claro que se trata da reprodução do discurso dominante 

     c)estarão apenas onde os poderosos estiverem  , seja nos lugares de poder, seja em quaisquer outros lugares.(Mesmo aqueles que não são proferidos dos clássicos lugares do poder) eu acho que está errado por essa parte da frase

    d)costumam ser reproduzidos pelo conjunto da sociedade em todos os lugares da vida institucional e social do país. eu acho que o problema aqui é o "costumam ser reproduzidos  " pois no texto  o autor em nenhum momento afirma que a prática do discurso de poder fora dos nichos clássicos é a normalidade ,uma regra ,uma constante.

    e)são absorvidos acriticamente em todos os lugares sociais, sejam eles ou não espaços de poder. o autor não fala que o discurso é absorvido e aceito  por toda a sociedade sem críticas .

    É claro que eu posso estar errado . é só a minha visão, na dúvida sempre coloque a culpa no capitalismo , essa banca é esquerdista 

  • texto muito difícil. peçam comentários do professor por favor.

  • Vinicius e Luciano

    É pq o site só deixa o não assinante (grande número de gnt) responder a 10 questões .. Como quem passa das 10, não pode mais responder, há pessoas comentam apenas a letra, pois não é possível mais consultar resposta e frequentemente há zero comentários, ou seja, o ñ assinante ñ sabe ql a resposta.. 

  • Letra B é a resposta, porque se prestarmos atenção, iremos perceber que poder para o autor não é somente falado em palanques da vida, ele faz uma explanação maior ainda, ele diz que poder não é só por força fisica e nem coação. Daí ele diz que poder é em qualquer esfera da vida(exemplo um professor ele carrega consigo poder, e muito poder cá para nós,  poder este de ensinar. Não precisou usar força e muito menos coagir alguém). Sendo assim, podemos inferir que a b é a mais legal .

  • Não  entendi, por que não  seria a  D???

  • Eu responderia a e Pq atualmente as pessoas absorvem esses discursos acriticamente, vide escola sem partido e a atual polêmica das artes nos museus... Mas no contexto do golpe, como ele fala, era a opinião das camadas dominantes que estava posta. 

  • Gabarito: B

    Sobre a alternativa D

    "costumam ser reproduzidos pelo conjunto da sociedade em todos os lugares da vida institucional e social do país."

    Na linha "7" está o seguinte : O poder também se faz no e por meio dos discursos. Mesmo aqueles que não são proferidos dos clássicos lugares do poder, são discursos de poder.  

    Ou seja, não fazem parte da regra os discursos que não são proferidos em lugares classicos . Então não se pode afirmar que os discursos "Costumam ser reproduzidos em todos os lugares"