SóProvas


ID
2388043
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 O texto adiante é reprodução do parágrafo inicial do artigo “Questões pendentes na configuração da política social: uma síntese”, da Professora Laura Tavares Soares, aposentada e ex-Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leia-o com atenção e responda à questão proposta a seguir. 

  Para superarmos as marcas da desigualdade estrutural bem como as consequências da ‘modernização excludente’ provocada por políticas neoliberais, além da implementação das inevitáveis medidas de curto prazo no enfrentamento da miséria extrema,temos também a obrigação de pensar alguma perspectiva de futuro que comece a ser construída no presente. Nessa perspectiva, mais do que nunca, torna-se imperativo uma verdadeira POLÍTICA SOCIAL que deixe de ser residual e que represente, ela mesma, uma alternativa real de desenvolvimento que incorpore nos circuitos de cidadania aqueles que nem tão cedo terão condições de incorporar-se pelo ‘mercado’.

Séries Caderno FLACSO nº 10. Rio de Janeiro, abril de 2014.

São diversos os recursos do idioma para o estabelecimento da coesão textual. Um deles é o da substituição de palavras ou expressões por termos equivalentes. Assim podemos afirmar que o termo provocada, em destaque no texto, refere-se, imediatamente, à(s):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Errei, pois entendi q se a modernização excludente foi provocada, as marcas da desigualdade estrutural tb deveriam ser, mas daí, observando o verbo, vimos q está no singular, ou seja, apenas um termo está associado à ação do verbo.

  • Eu também pensei assim. Por que não ionlcuir então "as marcas da desigualdade estrutural".

  • Se incluísse o termo Desigualdade estrutural o verbo DEVERIA ir para o plural  para concordar com ambos e no singular só pode concordar com o termo mais próximo e neste caso com o complemento nominal modernização exludente já que se encontra no singular e o núcleo do sujeito está tb no plural As consequeências da modernização excludente.

    obs: Não poderia ter como referência desigualdade social pois geraria ambiguidade com o outro termo modernização excludente

  • Aqui a banca quer saber o sujeito

    Então: quem foi provocada por políticas neoliberais?

    R: modernização exclusivamente

    Ps: não poderia ser"as marcas da desigualdade" pois o verbo não tem concordância ( marcas em plural, provocada singular)