A abordagem prescritiva e normativa caracteriza-se pela preocupação em prescrever princípios normativos que devem ser aplicados como receituário em todas as circunstâncias para que o administrador possa ser bem sucedido. É uma abordagem com receitas antecipadas, soluções enlatadas e princípios normativos que regem o como fazer as coisas dentro das organizações. Essa perspectiva visualiza a organização como ela deveria funcionar ao invés de explicar seu funcionamento. De antemão, é a abordagem que se utilizam as teorias Clássica, das Relações Humanas e Neoclássica.
A abordagem descritiva e explicativa, em vez de estabelecer como o administrador deverá lidar com as organizações, descreve, analisa e explica as organizações, a fim de que o administrador escolha a maneira apropriada de lidar com elas, levando em conta sua natureza, tarefas, participantes, problemas, situação, restrições etc., aspectos que variam intensamente.
fonte: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/teorias-administrativas-resumo-bizu
A questão cobra conhecimento acerca das dez escolas de pensamento estratégico.
De acordo com Chiavenato e Sapiro (2020), a escolas dividem-se em dois grandes grupos:
PRESCRITIVAS E NORMATIVAS:
- Design: a concepção da estratégia deve ser um processo deliberado de pensamento consciente com compatibilidade de processos internos e externos. Palavras-chave: concepção, SWOT, ajuste, pensar, alta administração.
- Planejamento: A estratégia deve ser um processo formal e documentado. Palavras-chave: formal, programar, hierarquia de objetivos.
- Posicionamento: é uma variação da escola do planejamento. Para ela, a decisão estratégica se divide em duas: a do portfólio (determinação dos produtos e serviços) e a do posicionamento (produtos X mercado). Palavras-chave: analisa, posição genérica, calcula.
DESCRITIVAS E EXPLICATIVAS:
- Empreendedorismo: A visão é considerada a representação mental da estratégia. Palavras-chave: visão, centralizar, vislumbrar.
- Cognitiva: “o planejamento estratégico é um processo mental em função da maneira como a realidade ambiental é percebida e interpretada pelas pessoas”
- Aprendizagem: O processo da formulação da estratégia é considerado emergente, iterativo e incremental que envolve aprendizado e experimentação.
- Poder: A estratégia envolve uma disputa interna pelo poder e é um processo de negociação. Palavras-chave: negociar e promover.
- Cultura: o planejamento e um processo social e coletivo que tem por base a cultura organizacional.
- Ambiental: o planejamento é um processo que reage às variações do ambiente externo. Reativo.
- Configuração: Trata a estratégia como um processo de transformação. Cada situação diferente exige uma configuração diferente da estratégia. Palavras-chave: integrar, transformar acumular.
Fonte: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados. 4 ed. São Paulo, Atlas. 2020.
Portanto, as escolas estão corretamente relacionadas na alternativa "c".
GABARITO: LETRA C