SóProvas


ID
2388829
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos projetos de rodovias, existem dois conceitos geométricos importantes, sendo eles superelevação e superlargura. Analise as afirmativas relacionadas aos dois conceitos.

I. Quando descrevem trajetórias curvas, os veículos ocupam fisicamente espaços laterais maiores do que as suas próprias larguras.

II. Em rodovias, superelevação é uma modificação do plano de rolamento.

III. Na superelevação, como a componente do peso do veículo, normal ao plano de rolamento, diminui, há redução na força de atrito.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Banca mudou o gabarito dessa questão para a letra D após recurso deferido.

  • Superelevação: inclinação transversal imposta à pista de rolamento, ao longo das curvas, para compensar o efeito da força centrífuga dos veículos.

    Superlargura: acréscimo de largura da pista, ao longo das curvas, permitindo o tráfego seguro de veículos, principalmente em relação a inscrição de veículos longos.

  • Alguém poderia explicar pq a III está errado?

    Tem relação com a força de atrito transversal?

  • A componente do peso que tem relação com a força de atrito não é a normal ao plano, e sim a paralela ao plano . 

  • Não entendi o erro do item III

     

    A superelevação tem o objetivo de diminuir o efeito da força centrífuga

     

    Desenhando um diagrama de corpo livre e decompondo as componentes do peso do veículo e a foça centrífuga, teremos 2 componentes para cada eixo (eixo paralelo a pista e eixo normal a pista).

     

    A força de atrito é calculado utilizando as componentes da normal

    F.atrit = (somatória componente normal) x coef.atrit

     

    Ora, se quanto mais superelevação, menor é o componente normal, menor deveria ser a força de atrito.

    (apesar da força de atrito ser paralelo ao plano, ela depende das forças normais ao plano)

  • Refazendo a questão percebi que o erro está no português:

    .

    III. Na superelevação, como a componente do peso do veículo, normal ao plano de rolamento, diminui, há redução na força de atrito.

    .

    "normal ao plano de rolamento" >> oração subordinada adjetiva explicativa. Todavia, na superelevação a componente do peso do veículo não é normal ao plano de rolamento; apenas uma parcela do peso é normal ao plano.

    .

    Caso não houvesse as vírgulas, seria uma oração subordinada adjetiva restritiva. Nesse caso a oração estaria se referindo exclusivamente à parcela do peso que é normal ao plano.Dessa forma a assertiva estaria correta.

  • Resposta D

    Afirmativa II – Correta: a superelevação é a declividade transversal das pistas nos trechos em curva, executadas na camada de regularização do subleito, introduzida com a finalidade de reduzir ou eliminar os efeitos das forças laterais sobre os passageiros e as cargas dos veículos em movimento. É a modificação do plano de rolamento, medida pela inclinação transversal da pista em relação ao plano horizontal. 

    Afirmativa III – Incorreta: todo veículo em movimento curvilíneo é forçado para fora da curva pela força centrífuga (Fc). Esta força é compensada pela componente do peso do veículo (P) devido à superelevação da curva e pelo atrito lateral (Fa) entre os pneus e a superfície do pavimento.Quando a força centrífuga vence a dos atritos dos pneus com o pavimento, o veículo perde a estabilidade. Para colaborar com o atrito dos pneus, aumentando a força de resistência, eleva-se a parte externa da pista (superelevação da pista), ou seja, inclinação transversal da pista em relação ao plano horizontal. Na superelevação, há aumento da força de atrito (situação de estabilidade). 

    Fonte: https://www.didaticaeditorial.com.br/arquivospdfdonwload/141%20-%20DOWNLOAD.pdf

  • A combinação da força peso com a força de atrito na situação do veículo estar "inclinado" devido a superelevação, aumenta o atrito transversal entre pneu e pavimento causando situação de estabilidade.

  • Superelevação > aumenta a força de atrito do veículo e consequentemente evita que os veículos perca estabilidade da pista.