SóProvas


ID
238999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos a administração pública.

A década de 30 do século passado caracterizou-se por uma significativa centralização no nível político e econômico. Nesse período, assistiu-se ao fortalecimento do Estado intervencionista, cuja expansão se deu mediante três linhas de ação: criação de órgãos e departamentos formuladores de políticas públicas; expansão dos órgãos da administração direta; e expansão empresarial do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta.     A década de 30 do século XX foi um período de aceleração da industrialização brasileira, com as medidas empreendidas pelo governo Vargas. Em 1937, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço público – DASP, que era diretamente subordinado à Presidência da República, com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e a racionalizar o serviço público no país. Uma das ações importantes foi a seleção e aperfeiçoamento do pessoal administrativo por meio da adoção do sistema de mérito, diminuindo as imposições dos interesses privados e político-partidários na ocupação dos cargos e empregos públicos. A criação da DASP pode ser considerada a primeira reforma administrativa do país, reafirmando os princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica (Bresser, 2007). Em 1938, é criada a primeira autarquia; surgia, assim, a idéia da descentralização de alguns serviços públicos.

    Fonte: http://www.webartigos.com/articles/37923/1/A-Administracao-Publica-uma-analise-de-sua-historia-conceitos-e-importancia-/pagina1.html#ixzz19twRJsqv
  • Gente, vendo o contexto do mundo, observa-se que em 29 houve o crash d abolsa de valores, acarretando a desvalorização de titulos acionários a quase zero, logo, o liberalismo havia fracassado. O presidente roosevelt reverteu a situação centralizando o poder do estado, e passando a intervir na economia...
  • Por gentileza, alguém poderia explicar melhor a parte final da acertiva:"...expansão empresarial do Estado". Grata
  • Na época da revolução de 1930, o Brasil enfrentava uma grave crise ecônomica devido a queda da Bolsa de Nova York, que fez com que o preço do café exportado pelo Brasil despencasse. 

    A saída adotada por Getúlio foi voltar-se para o mercado interno: fechou a economia, implantou barreiras aos produtos estrangeiros (protecionismo) e criou incentivos à industrialização e modernização da máquina estatal.

    O governo iniciou uma maior intervenção econômica, saindo de um papel passivo para outro ativo na promoção do desenvolvimeno econômico. Para isso, criou o DASP que atuava em 3 dimensões diferentes:

    a) Criação de órgãos formuladores de políticas públicas

    b) Expansão de órgãos da administração direta

    c) Expansão das atividades empresariais do Estado - com a criação de empresas estatais, fundações públicas, sociedades de economia mista e autarquias

  • Certo

     

    Complementando o comentário da Lilian:

     

    Com os fatos narrados por ela (Lilian) (...) Os empresários brasileiros passarama ater incetivo para investir, e, isto "deu grande impulso à nascente industrialização brasileira". Começou a partir dai também a ocorrer um cresimento em massa de trabalhadores. Logo, Vargas iniciou seu governo retirando poder dos governos estaduais, centralizando na união. Dai, o governo federal iniciou também uma maior intervenção enconômica.

     

     

  • A década de 30 do século passado caracterizou-se por uma significativa centralização no nível político e econômico. Nesse período, assistiu-se ao fortalecimento do Estado intervencionista, cuja expansão se deu mediante três linhas de ação: criação de órgãos e departamentos formuladores de políticas públicas; expansão dos órgãos da administração direta; e expansão empresarial do Estado. Resposta: Certo.

     

    Comentário: O Estado intervencionista ocorreu em três frentes entre os períodos de 1930 a 1950 e 1951 a 1964, que consistia no núcleo do desenvolvimento industrial por substituição de importações, vejamos:

    ü  Órgãos formuladores de políticas públicas (Integração de governo e sociedade);

    ü  Expansão dos órgãos permanentes (Ministérios, Órgãos Regulação, Fiscalização e Controle);

    ü  Expansão das atividades empresariais do Estado (EP, SEM, Autarquia e Fundações)

  • Sei não.. o DASP tinha como proposito fortalecer a administração indireta, ou estou enganado?

     

  • Peterson, de fato você está enganado, o DASP era a burocracia em pessoa, o poder era centralizado e autoritário, a preocupação do DASP era acabar com o Patrimonialismo que gerava a corrupção e o nepotismo, o grande objetivo era industrializar o País, a adm indireta(começo do gerencialismo) só veio a baila a partir do Governo de JK, e teve grande expansão  pelo Decreto/67.