-
Creio que este item deva ser reconsiderado. O reaquecimento em uma turbina a gás aumenta a eficiência em certa faixa. Isso porque no reaquecimento exige-se o aumento da adição de calor no sistema. Trata-se de um problema de otimização.
-
Concordo com o Roger, com o reaquecimento temos aumento no trabalho da turbina, mas não necessariamente na eficiência ja que também teriamos que aumentar o calor fornecido pelo combustor, sendo como ele disse necessario um estudo de otimização para saber se meu reaquecimento aumentaria ou diminuiria minha eficiência, a única resposta que faz sentido pra mim é a "a".
-
Caros, a alternativa está correta sim. A regeneração nada mais é que a utilização da energia dos gases de exaustão da turbina do ciclo para pré-aquecer o ar na entrada da camera de combustão (ou saída do compressor), isso faz com se diminua a quantidade de calor que deve ser fornecido para o ciclo para o mesmo trabalho líquido.
como eficiencia= Wliq/Qe, para o mesmo Wliq e diminuindo o Qe, notamos o aumento da eficiencia.
O trabalho da turbina permance o mesmo, pois o Wliq é constante.
-
Acredito que a alternativa B está correta. O Reaquecimento consiste em extrair parte do gás do interior da turbina e reaquecer o mesmo a fim de se obter um gás em temperatura mais elevada naquela pressão. Com esse procedimento há um aumento na eficiência térmica do ciclo.
Não confundir Reaquecimento com Regeneração, que é um processo também utilizado para aumento de eficiência, muito bem descrito pelo colega A.A M.M.
-
Pelo que me lembro:
regenerador não aumenta o trabalho líquido, mas aumenta o rendimento térmico do ciclo. Porque diminui a energia necessária.
Reaquecimento aumenta o trabalho líquido, mas não necessariamente o rendimento térmico do ciclo. Pois pode requerer uma maior energia.
Isso é exatamente o oposto do gabarito.
-
Concordo com os colegas, gabarito deveria ser letra A.
Inclusive esta questão vai de encontro a Q278905