-
Fiquei em duvida quanto a resposta desta questao pois, a sequencia das quatro etapas que encontrei em Chiavenato e outras fontes foram nesta seguinte ordem:
1) Levantamento das necessidades de treinamento (diagnostico).
A primeira etapa do treinamento é o levantamento das necessidades ou carências de treinamento a serem satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras. Nessa etapa a organização fará uma avaliação das reais necessidades de treinamento, para Chiavenato essas necessidades são as ausências de preparo profissional das pessoas. É a diferença entre o que uma pessoa deveria saber fazer e o que ela realmente sabe e faz.
2) Programação, Projeto, Planejamento ou Desenho do Treinamento. (Decisão Quanto à Estratégia).
É a elaboração do projeto ou programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas. E a segunda etapa do processo; uma vez feito o diagnostico do treinamento, segue-se a terapêutica, ou seja, a escolha e prescrição dos meios de tratamento para sanar as necessidades indicadas ou percebidas.
Programar o treinamento significa definir seis ingredientes básicos descritos abaixo a fim de atingir os objetivos do treinamento. São eles: QUEM DEVE SER TREINADO? COMO QUEM DEVE SER TREINADO? EM QUE TREINAR? POR QUEM? ONDE TREINAR? QUANDO TREINAR? PARA QUE TREINAR? Assim, desta forma também é possível ter controle dos custos e tempo e conseqüentemente, uma maior qualidade.
3) Aplicação e Execução do programa de treinamento.
Depois do planejamento o terceiro passo é a execução e condução do treinamento, onde há a convocação dos treinandos e a aplicação prática daquilo que foi planejado e programado propriamente.
4) Avaliação dos resultados obtidos (Avaliação e Controle ).
É a verificação dos resultados obtidos com o treinamento.
Essa é a etapa final que é responsável por avaliar se o treinamento atingiu os objetivos estabelecidos, como os funcionários absorveram o conteúdo do treinamento e realimenta a primeira fase que é o levantamento das necessidades de treinamento.
-
Concordo com vc Leonardo. Alguem poderia nos esclarecer?
-
Conforme os autores Ana Vilas Boas e Rui Andrade (Gestão Estratégica de Pessoas , 2009), as etapas de um treinamento são:
a) Programação: selecionar o tipo de treinamento, o tempo, o instrutor, o público e como será feito.
b) Organização: organizar os recursos disponíveis (espaço físico, logística etc.).
c) Implantação: executar o planejado.
d) Avaliação: verificar o atingimento das metas e objetivos.Em qualquer caso, após a execução deve ser sempre feita uma avaliação dos resultados, seja para avaliar o grau de conhecimento técnico adquirido ou para medir o desenvolvimento dos participantes e sua aceitação do treinamento.
-
O Chiavenato apresenta o processo de treinamento em 4 etapas e o "programa de treinamento" está dentro da etapa de DESENHO DE TREINAMENTO, como o outro colega já descreveu.O difícil é saber que tem um autor que divide essas etapas em outras etapas e que a banca vai exigir justo as outras!
-
Na verdade, conforme eu comentei, é possível chegar à resposta correta tendo-se em mente que uma das etapas do treinamento é a avaliação. Se não houver avaliação, não há como saber se o treinamento foi efetivo ou não, se atingiu os seus objetivos ou não. Sem essa informação, aplicar um treinamento fica sem sentido. Das 5 alternativas, apenas uma tem a avaliação dos resultados como uma das etapas. A alternativa (d) fala em "avaliação de reação", que não é uma resposta completa, pois a reação ao treinamento (aceitação) é apenas um dos aspectos que podem ser avaliados. Outro aspecto, por exemplo, poderia ser o conhecimento técnico puro adquirido pelos participantes.
-
O professor que elaborou a questão pode não gostar do Chiavenato e tirar uma questão do seu próprio livro. O problema maior é não ter a bibliografia no edital, isso deveria ser obrigatório.
-
Caro Henrique, com todo o respeito, mas é muito fácil ficarmos aqui avaliando depois de ter o gabarito na mão. Eu por exemplo marquei a a porque acho que é igualmente importante o diagnóstico de necessidades, que não está incluído no conceito de programação.
Tem umas questões toscas que realmente dá pra deduzir a resposta; mas essa, nem isso...
-
Fiz uma ourtra questão que dizia que a letra A estava certa, e agora???? Não é isso que o Chiavenato diz?
Esse lance de ter um milhão de autores com posicionamentos distintos acaba com a gente...
Boa sorte a todos nós!
-
Compartilhando a avaliação feita pelo Prof. Rodrigo Rennó - WWW.euvoupassar.com.br e www.estratégiaconcurso.com.br
.................
"A alternativa "A" utilizaa definição de Chiavenato, mas a última fase é avaliação e não acompanhamento. Desta maneira, a alternativa está errada.
A Letra "B" está correta e é nosso gabarito.
As letras "C" e "D" não fazem sentido, pois não incluem a definição das necessidades ou a programação do treinamento como primeiro passo.
Já a letra "E" também não inclui a avaliação do treinamento.
...........................
-
Eu entendi esse Acompanhamento como um sinônimo de Avaliação e por isso achei mais sensato marcar A
dancei!
-
Etapas do Treinamento – Outra abordagem
Além da abordagem que vimos (levantamento das necessidades, programação do treinamento, implementação e avaliação), temos outra classificação das etapas de treinamento. Trata-se da abordagem proposta por Ana Vilas Boas e Rui Andrade. Vejamos:
• Programação: etapa de seleção do tipo de treinamento, do tempo a ser gasto, do instrutor, do público alvo e do modo;
• Organização: consiste na organização dos recursos disponíveis (financeiros, materiais, espaços físicos);
• Implantação: execução daquilo que foi programado; • Avaliação: verificação do cumprimento daquilo que foi programado.
Ponto dos Concursos
Vinicius Oliveira
-
Segundo comentário do Prof. Vinícius O. Ribeiro: "Trata-se da abordagem de Ana Vilas Boas e Rui Andrade. De qualquer forma, devemos pensar que a avaliação é sempre necessária, o que torna os itens “a”, “c” e “e” errados.
Outro ponto importante é a programação ou o levantamento das necessidades.
Antes da execução ou comunicação aos participantes, é fundamental essa etapa anterior. Letra “d” está errada.
Bons estudos
-
Quando é abordado as fases iniciando coma programação é como se já tivesse havido o levantamento das necessidades de treinamentos, ou seja, o treinamento já vai ser realizado.
O processo de treinamento é composto de quatro etapas:
Programação; organização dos recursos disponíveis; implantação ou realização do treinamento em si e avaliação dos resultados.
Quando se iniciar as fase pela abordagem do Chiavenato, levantamento das necessidades de treinamento, é possivel que não haja treinamento, pois pode não haver necessidade.
-
Puts! Viajei nesse acompanhamento tbm... Acompanhamento é diferente de Avaliação; e eis aí a incorreção da alternativa.
-
pois agora foi que deu! chiavenato diz uma coisa, outro autor diz outra e eu que me lasco!
-
so para dizer que assim como o colega continuo errando todas as questoes de gestao de pessoas dessa prova. fcc maldita
-
GABARITO: B
A FCC é uma coisa séria mesmo. Em uma questão ela fala em “levantamento das necessidades do treinamento”, em outra fala em “desenho do programa” (ambos induzindo para certo modelo de etapas do treinamento...)... quando você acha que ela pensa de um jeito, ela encontra uma referencia diferente em outro autor e coloca na questão!
Vamos lembrar quais são as etapas mais comumente cobradas:
• Levantamento das necessidades de treinamento
• Desenho do programa de treinamento (estabelecimento/organização do programa).
• Implantação
• Avaliação dos resultados
Ou seja, pensando genericamente:
• Estabelecer o que vai fazer;
• Organizar como vai fazer;
• Executar o planejado;
• Verificar se o que foi estabelecido foi cumprido.
Com isso, já dá para ver que a única resposta correta é a alternativa B.
Na verdade, bastava você procurar por “avaliação dos resultados do treinamento”. A única alternativa que inclui isso é a alternativa B.
De qualquer modo, esse modelo pertence ao livro de Boas e Andrade (2009), para quem o treinamento é composto de quatro etapas:
• Programação: selecionar, a partir do conjunto das informações colhidas, o tipo de treinamento adequado, o período em que será ministrado, quem irá treinar, quem será treinado, e como será executado o treinamento. (...)
• Organização: significa organizar os recursos disponíveis, ou seja, verificar os recursos de que dispõe, tais como recursos financeiros (...), recursos didáticos (...), espaço físico (...) e recursos logísticos (...).
• Implantação: significa implantar ou realizar o treinamento, segundo tudo o que foi planejado. O sucesso dessa etapa está no bom trabalho realizado nas duas etapas anteriores e no levantamento das necessidades de treinamento. (...)
• Avaliação: verificar se os objetivos foram atingidos, o que permitirá o aprimoramento para a implementação de futuros programas de treinamento. (...)
FONTE: Professor Carlos Xavier, Estratégia Concursos
-
As letras A e E referem-se ao Levantamento das Necessidade de Treinamento -LNT. A empresa vai verificar onde está o gap, porque ele surge e o que é precisO fazer para "tapá-lo" . Digamos que uma empresa de atendimento em telemarketing esteja enfrentando problemas com seus atendentes com referência a falta de cordialidade e que com isso esteja recebendo reclamações no PROCOM ou recebendo notas baixas no próprio atendimento (são aquela notas que atendentes recebem logo após o atendimento). Visto que isso acontece, deve-se fazer um levantamento das necessidade do porque o problema acontece. Identificando que existe a tal falta de cordialidade, a empresa poderá tomar providencias para que isso diminua. Com o propósito em mãos, a empresa irá para a fase de etapas ou processo do treinamento, onde o estruturará da seguinte forma:
(1). programação;
(2). organização dos recursos disponíveis;
(3). implantação ou realização do treinamento em si
(4) . avaliação dos resultados.
Enfim, o processo se resume PRÓ.ÓRGÃO.IMPLANT.AVA, se é que alguém queira guardam mais um mnemonicozinho de leve....rs
Cordialmente.
-
Problema nem é ele usar outra bibliografia, tudo bem. Mas misturar é sacanagem.
-
Que boooooosta!