Ortodoxas: Sementes ortodoxas são as sementes que sobrevivem a secagem e congelamento durante a conservação ex situ, ao contrário das sementes recalcitrantes.
Recalcitrantes: sementes recalcitrantes são as sementes que não sobrevivem a secagem e congelamento durante a conservação ex situ. O armazenamento de sementes recalcitrantes apresenta um desafio maior que o das sementes ortodoxas. Isto se deve à sua alta suscetibilidade à perda de água, o que faz com que seja necessário o armazenamento com alto grau de umidade . Esta umidade interna favorece o ataque de microorganismos e a ocorrência de germinação durante o armazenamento. E usar baixas temperaturas para o armazenamento, o que poderia inibir estes dois últimos problemas, não é uma solução, pois as sementes recalcitrantes também sofrem danos por temperaturas próximas ou abaixo de zero. As sementes de abacate, manga e cacau são exemplos de sementes recalcitrantes.
Intermediárias: As sementes classificadas como intermediárias apresentam pequena resistência a baixas temperaturas, porém certa tolerância à dessecação, apresentando comportamento intermediário entre as sementes ortodoxas e recalcitrantes, tolerando a desidratação até teores de água entre 7% e 10%, mas não suportando temperaturas baixas por períodos prolongados.