SóProvas


ID
2392744
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que o trecho transcrito NÃO apresenta nenhum tipo de julgamento de valor/opinião do autor.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    Em negrito os julgamentos de valor do autor:

     

    A) “O ano de 2016 passará aos livros como um dos períodos mais difíceis para os direitos humanos da breve história democrática brasileira”.

     

    B) “Outro importante princípio expresso no texto da nova lei de migração é o do combate à xenofobia”.

     

    C) “O número de migrantes no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos, principalmente por conta do afluxo de haitianos que buscavam saída para o agravamento da crise humanitária no país depois do terremoto de 2010”. (apenas cita um fato, sem emitir opinião) CERTA

     

    D) “A existência de um marco legal positivo, portanto, é fundamental para proteger essas pessoas”.

     

    E) “Em dezembro, a Câmara dos Deputados aprovou uma lei que, se confirmada pelo Senado e sancionada pela Presidência, substituirá, por fim, o retrógrado e inconstitucional Estatuto do Estrangeiro, criado durante a ditadura”.

  • Resposta: C. “O número de migrantes no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos, principalmente por conta do afluxo de haitianos que buscavam saída para o agravamento da crise humanitária no país depois do terremoto de 2010”.

    A questão diz: "Assinale a alternativa em que o trecho transcrito NÃO apresenta nenhum tipo de julgamento de valor/opinião do autor"

    Cheguei a essa resposta considerando que as demais alternativas apresentavam juízo de valor, ou seja, apresentavam um ponto de vista pessoal do autor, o que pode ser observado principalmente nas adjetivações. Vejamos:

     

    a) “O ano de 2016 passará aos livros como um dos períodos mais difíceis para os direitos humanos da breve história democrática brasileira”.

    b) “Outro importante princípio expresso no texto da nova lei de migração é o do combate à xenofobia”.

    d) “A existência de um marco legal positivo, portanto, é fundamental para proteger essas pessoas”.

    e) “Em dezembro, a Câmara dos Deputados aprovou uma lei que, se confirmada pelo Senado e sancionada pela Presidência, substituirá, por fim, o retrógrado e inconstitucional Estatuto do Estrangeiro, criado durante a ditadura”.

  • Temos claro indício de opinião nos adjetivos “difíceis”, “breve”, “importante”, “fundamental”, “retrógrado”. Atenção, o advérbio “significativamente” não é indicativo de mera opinião, pois se baseia num fato declarado e justificado: “o número de imigrantes aumentou, principalmente por conta do fluxo de hatianos após o terremoto de 2010”. Aqui, nesse contexto, ele indica um fato, não um juízo de valor.

    Gabarito letra C. 

  • Gabarito: C

    a) INCORRETA. Há no trecho transcrito uma ideia de julgamento de valor/opinião quando ele cita: um dos períodos mais difíceis [...];

    b) INCORRETA. Há no trecho transcrito uma ideia de julgamento de valor/opinião quando ele cita: Outro importante princípio expresso [...];

    c) CORRETA. O trecho tem caráter meramente informativo, sem adotar nenhum tipo de julgamento de valor/opinião do autor.

    d) INCORRETA. Há no trecho transcrito uma ideia de julgamento de valor/opinião quando ele cita: é fundamental para proteger [...];

    e) INCORRETA. Há no trecho transcrito uma ideia de julgamento de valor/opinião quando ele cita: o retrógrado e inconstitucional Estatuto do Estrangeiro [...].

    BONS ESTUDOS GALERINHA!!!

    FONTE: ALFACON.

  • Não consigo entender.

    Na alternativa "c" por que a palavra "significativamente" não tem valor de opinião?

    (O que é significativo pra você pode não ser significativo pra mim).

    Se alguém puder me ajudar a compreender isso.

  • o termo "significativamente" é um advérbio, não expressa juízo ou opinião, ao passo que é um reflexo direto de outra informação constante no trecho "afluxo de haitianos que buscavam saída para o agravamento da crise humanitária no país depois do terremoto de 2010", portanto, indicando um fato, não uma opinião.