SóProvas


ID
2392909
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       A monumental tarefa de limpar a praia neozelandesa com centenas de baleias mortas

      Na última semana, mais de 600 baleias encalharam em Farewell Spit, na região de Golden Bay, e pelo menos 300 morreram, apesar do trabalho incansável de voluntários e autoridades, que fizeram uma corrente humana para tentar levar os animais de volta ao mar.

      Ainda não se sabe por que as baleias foram parar nessa praia no extremo norte da Ilha Sul do país. Diante da morte dos animais, o Departamento de Conservação da Nova Zelândia interditou a praia e começou o processo de remoção dos corpos.

      “As baleias podem ter uma série de doenças que podem ser transmitidas aos humanos – como brucelose, que afeta o sistema respiratório”, disse à BBC Mundo Nicholas Higgs, vice-diretor do Instituto Marinho da Universidade de Plymouth, no Reino Unido.

      As autoridades usarão escavadoras para retirar os corpos. Eles serão transferidos a dunas de areia na região que fazem parte de uma reserva natural e está fechada ao público.

      “É um trabalho intenso”, afirma Trish Grant, do Departamento de Conservação, explicando que o processo só pode ocorrer durante a maré baixa e que, por isso, levará vários dias.

      Antes disso, é preciso ainda perfurar a pele grossa das baleias com facas e agulhas gigantes para evitar que elas explodam.

      Quando o animal morre, ele começa um processo natural de decomposição, e gases se acumulam no seu estômago.

      “Se o cadáver é movido ou se ocorre um furo quando está inflado de gás, há o risco de uma explosão. Mas isso não costuma acontecer normalmente”, afirma Higgs.

      Se chegar a acontecer, melhor não estar perto. Pelo menos, segundo os que já presenciaram algum desses eventos e contam que o cheiro de gás expelido pelo cetáceo é um dos mais insalubres que existem.

(http://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-38967073, acesso em 14 fev. 2017.)

A principal finalidade do texto é:

Alternativas
Comentários
  • (E)

    Fato:"Na última semana, mais de 600 baleias encalharam em Farewell Spit, na região de Golden Bay, e pelo menos 300 morreram, apesar do trabalho incansável de voluntários e autoridades, que fizeram uma corrente humana para tentar levar os animais de volta ao mar."

    citações de especialistas:"As baleias podem ter uma série de doenças que podem ser transmitidas aos humanos – como brucelose, que afeta o sistema respiratório”, disse à BBC Mundo Nicholas Higgs, vice-diretor do Instituto Marinho da Universidade de Plymouth, no Reino Unido."

    “É um trabalho intenso”, afirma Trish Grant."

    “Se o cadáver é movido ou se ocorre um furo quando está inflado de gás, há o risco de uma explosão. Mas isso não costuma acontecer normalmente”, afirma Higgs."

    Ademais, lendo o texto, é possível afirmar que o autor não faz nenhum julgamento.

  • "Se chegar a acontecer, melhor não estar perto"... nenhum julgamento..

     

  • O último período do texto deixa claro que o autor não faz julgamento dos fatos: " Se chegar a acontecer, melhor não estar perto. Pelo menos, segundo os que já presenciaram algum desses eventos e contam que o cheiro de gás expelido pelo cetáceo é um dos mais insalubres que existem.

  • Verdade, falta de atenção minha.

    Obrigado

  • O erro da "C":

    Contar uma história que aconteceu com as baleias. Não é qualquer história, mas A História. O UMA é genérico, já o artigo definido A, especificaria...

  • se o autor não faz nenhum julgamento, então quem disse isso: ´´Se chegar a acontecer, melhor não estar perto. Pelo menos, segundo os que já presenciaram algum desses eventos e contam que o cheiro de gás expelido pelo cetáceo é um dos mais insalubres que existem``.

    não creio que tenha sido o tal Higgs, pois ele já havia encerrado a sua opinião no parafrafo anterior. 

     

  • Em textos jornalísticos, na grande maioria das vezes, os autores relatam fatos que ocorreram, que estão ocorrendo ou ainda prestes a ocorrer. Apesar de que podemos observar algum trecho opinativo, como citado pela colega Camila, fica evidente que o texto não é exclusivamente opinativo. Pelo contrário ele relata o fato e traz o posionamento dos especialistas envolvidos na retirada das baleias.

    Gabarito "E" mesmo.

  • Acho que realmente foi um problema afirmar que não houve nenhum julgamento. O certo seria ter apontado que o texto não possui, no geral, viés opinativo, e não que não possui nenhum julgamento, pois possui no último parágrafo.

  • O adjetivo "monumental", do titulo, não indica opinião?

  • Pelo menos em três passagens há juízo de valor:

      monumental 

    apesar do trabalho incansável de voluntários;

    Se chegar a acontecer, melhor não estar perto.

  • Gabarito: E.

    De fato, não há emissão de opinião por parte do autor.

    Os comentários mais antigos dos outros colegas não podem ser utilizados como base. O termo "monumental" do título faz referência ao trabalho que é árduo e demorado, o que é ratificado pelo fato de poder ser realizado apenas nos períodos de maré baixa. Ademais, quando o autor diz "melhor não estar perto" no final do texto, perceba que a informação logo em seguida é atribuída a um juízo de valor feito pelos profissionais da área que já presenciaram explosões, não meramente uma opinião por parte do autor.

    Bons estudos!

  • [...] apesar do trabalho incansável de voluntários e autoridades, que fizeram uma corrente humana para tentar levar os animais de volta ao mar.

    Se isso não é julgamento de valor rsrs... eu não sei o que é.

  • INCANSÁVEL, ta de sacanagem UFPR