SóProvas


ID
239329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da demonstração do fluxo de caixa e de acordo com os
atuais pronunciamentos contábeis brasileiros, julgue os itens a
seguir.

Caso uma imobiliária cobre aluguéis em nome de terceiros e os repasse inteiramente aos proprietários dos imóveis, estes não podem ser apresentados em bases líquidas nos fluxos de caixa provenientes das atividades operacionais da imobiliária.

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:

    Conforme CPC 03, que versa sobre Demonstração de Fluxo de Caixa, os fluxos de caixa advindos das atividades operacionais, de investimento e de financiamento podem ser apresentados em base líquida nas situações em que houver:

    (a) recebimentos de caixa e pagamentos em caixa em favor ou em nome de clientes, quando os fluxos de caixa refletirem mais as atividades dos clientes do que as da própria entidade; e

    (b) recebimentos de caixa e pagamentos em caixa referentes a itens cujo giro seja rápido, os montantes sejam expressivos e os vencimentos sejam de curto prazo.


    Dentre os exemplos referentes ao item a acima, tem-se os aluguéis cobrados em nome de terceiros e pagos inteiramente aos proprietários dos imóveis.

    Portanto, no caso da questão em tela, conclui-se que pode-se apresentar o fluxo de caixa em termos de base líquida.

  • O que é apresentar "em base líquidas" no fluxos de caixa?
    Alguém pode me ajudar.
  • PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 03 (R2)
    Demonstração dos Fluxos de Caixa


    Apresentação dos fluxos de caixa em base líquida


    22. Os fluxos de caixa advindos das atividades operacionais, de investimento e de financiamento podem ser apresentados em base líquida nas situações em que houver:
    (a) recebimentos de caixa e pagamentos em caixa em favor ou em nome de clientes, quando os fluxos de caixa refletirem mais as atividades dos clientes do que as da própria entidade; e
    (b) recebimentos de caixa e pagamentos em caixa referentes a itens cujo giro seja rápido, os montantes sejam expressivos e os vencimentos sejam de curto prazo.

    23. Exemplos de recebimentos de caixa e pagamentos em caixa referentes ao item 22(a) são:
    (a) movimentação (depósitos e saques) em contas de depósitos à vista de banco;
    (b) recursos mantidos para clientes por entidade de investimento; e
    (c) aluguéis cobrados em nome de terceiros e pagos inteiramente aos proprietários dos imóveis.

     

    Gabarito: ERRADO

  • Apresentar em base líquida significa que você não precisa lançar os recebimentos e depois os pagamentos, podendo lançar diretamente o valor da diferença (valor líquido), seja positivo ou negativo.

  • Qual o sentido em apresentar o fluxo de caixa do aluguel mencionado em base líquida, se tudo que foi recebido foi repassado inteiramente ao proprietário do imóvel? A base líquida não seria zero? Vai aparecer lá na DFC: "Aluguel +0 reais". Que utilidade tem isso? Ou eu estou entendendo errado? 

     

    Agradeço se puderem ajudar.

  • Acerca da demonstração do fluxo de caixa e de acordo com os atuais pronunciamentos contábeis brasileiros, julgue o item a seguir: Caso uma imobiliária cobre aluguéis em nome de terceiros e os repasse inteiramente aos proprietários dos imóveis, estes não podem ser apresentados em bases líquidas nos fluxos de caixa provenientes das atividades operacionais da imobiliária.

    ◙ VERDADEIRO. Como se trata de atividade operacional da imobiliária, logo, as entradas e saídas de caixa decorrentes da locação devem ser apresentadas na DFC entre as atividades operacionais.

    OPERACOES PRINCIPAIS DA SOCIEDADE

    ◙ Na classificação dos fluxos, devem ser consideradas as operações principais da sociedade:

    • Em uma empresa cuja atividade principal seja negociação de títulos, por exemplo, os fluxos de caixa decorrentes da compra e venda de títulos negociáveis são classificados entre as atividades operacionais, e não como fluxos de investimentos;

    • Em uma institução financeira, os empréstimos e financiamentos são classificados como fluxos operacionais, e não atividades de finacciamento;

    FONTE: Ricardo Ferreira | 2018;