SóProvas


ID
2393332
Banca
NUCEPE
Órgão
SEJUS-PI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nas últimas décadas, o noticiário internacional no ocidente foi ocupado por manchetes que assinalaram a emergência de um polêmico fenômeno político: a ascensão de grupos extremistas. Tais organizações geralmente se consolidam em regiões de minorias excluídas, dentro de países que até hoje são ditaduras, monarquias absolutistas e com histórico de violação dos Direitos Humanos. Em comum, esses grupos têm o fundamentalismo religioso, baseado em uma interpretação radical da lei islâmica. Eles são a origem de outras células terroristas e também formam alianças ou dão apoio institucional uns aos outros. Sobre as origens, características e atuação dos grupos extremistas no mundo é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • (A)

    Objetivo: destituir o atual governo nigeriano e criar outro baseado nas leis islâmicas. Para o Boko Haram, os valores ocidentais são a fonte de todos os males sofridos pelo país. São contra, por exemplo, que mulheres frequentem a escola.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/11/quem-sao-e-o-que-querem-os-grupos-extremistas-que-propagam-o-terror.html

  • Para quem, como eu, ficou na dúvida entre as alternativas A e E, Al-Shabaab (em árabe, "A Juventude"), também conhecido como Hizbul Shabaab ("A Juventude") e Movimento de Resistência Popular na Terra das Duas Migrações (MRP) é um grupo terrorista e fundamentalista islâmico que atua primordialmente no sul da Somália (e não na Nigéria). É uma organização afiliada à rede Al-qaeda.

  • na letra C) O grupo terrorista estado islamico é sunita 

  • de boa eu dixaria essa pergunta em branco..

     

  • a) CORRETA

    O Boko Haram significa “a educação ocidental é pecaminosa” em hausa, língua mais falada no norte da Nigéria. Também se autodenomina Grupo do Povo Sunita para a Convocação e a Jihad ou Talibã Nigeriano. Seu objetivo é destituir o atual governo nigeriano e criar outro baseado nas leis islâmicas. Para o Boko Haram, os valores ocidentais são a fonte de todos os males sofridos pelo país. 

     

    b) ERRADA

    A Al Qaeda nasceu dos escombros da guerra fria no Afeganistão no final da década de 80. Seus objetivos baseavam-se na edição de uma “fatwa”, espécie de decreto religioso, divulgada por Bin Laden em 1998, com o fim de unificar todos os muçulmanos para criar uma grande nação islâmica no Cáucaso e destruir a Rússia, herdeira do mundo soviético. 

    Tinha por objetivo expulsar as tropas russas do território do Afeganistão e depois os americanos do Afeganistão.

     

    c) ERRADA

    O Isis ou Daesh, como também é conhecido o Estado Islãmico, atua com uma forte estratégia de propaganda, arregimentando jihadistas xiitas [sunita] do mundo inteiro para, segundo o próprio grupo, restaurar a ordem de Deus na Terra e defender a comunidade muçulmana contra infiéis. Pretende criar um califado na Arábia Saudita [Iraque e Síria] e baseado na interpretação radical da sharia, a lei islâmica. 

     

    d) ERRADA

    O Taliban nasceu em meados dos anos 90 em meio à guerra civil no Paquistão [Afeganistão] entre as diferentes facções que tinham combatido os ocupantes soviéticos. Tem por objetivo retomar o poder no Paquistão, país que governou com mão de ferro entre 1996 e 2001. É responsável pela maioria dos ataques que ocorrem no vizinho Afeganistão contra a minoria curda [A maioria dos Curdos vivem na Turquia,  tendo alguns no Iraque Síria e Irã]. 

     

    e) ERRADA

    O Al Shabaab é um grupo ligado à Al Qaeda criado com o objetivo de transformar o Sudão do Sul [Somália], que enfrenta uma guerra civil, em um estado fundamentalista islâmico governado com base na sharia. Atua também no Mali, Níger e Sudão [Quênia], onde ganhou notoriedade, ao praticar atentados terroristas em parques temáticos e shoppings centers.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiroteio_e_sequestro_no_centro_comercial_Westgate

     

     

  • Talibã: o grupo Talibã é um grupo político que atua no Paquistão e no Afeganistão.

  • A princípio é preciso observar que, apesar da maioria dos grupos terroristas contemporâneos serem compostos por muçulmanos, a tática terrorista não lhe é exclusiva. Grupos como o ETA ( Pátria Basca e Liberdade) da Espanha e o IRA ( Irish Republic Army) da Grã- Bretanha, também atuaram através do terrorismo na Europa Ocidental e, na verdade, em tempos anteriores à ação dos grupos radicais islâmicos. 
    Embora o trecho apresentado seja bastante claro, não fornece dados suficientes para responder a questão. Há a necessidade de conhecimento específico acerca de vários grupos de radicais islâmicos que atuam através de táticas terroristas. São citados nas opções o Boko Haram, a AL- Qaeda, o Taliban, o ISIS e o Al- Shabaab . É preciso conhecê-los. 
    Existe uma bibliografia acadêmica a respeito, da PUC- do Rio de Janeiro, mais especificamente , do Instituto de Relações Internacionais ( IRI) , disponível em meios digitais. Uma das publicações com bastante material é a Revista Contexto Internacional , do IRI. Também a publicação Le Monde Diplomatique – que tem edição em português- fornece informações confiáveis. 

    Uma das opções mostra informações corretas acerca de um grupo islâmico extremista da atualidade . 
    A) CORRETA- O Boko- Haram foi fundado por Mohammed Yusuf em 2002, sendo liderado por Abubakar Shekau desde 2009. Inicialmente suas ações foram não-violentas. O seu principal objetivo era "purificar o Islão no norte da Nigéria". A partir de Março de 2015 o grupo alinhou-se com o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, adotando o nome de "Estado Islâmico na África Ocidental" ou "Província da África Ocidental do Estado Islâmico". Em agosto de 2016, Abubakar Shekau foi destituído pelo Estado Islâmico por "extremismo" e substituído por Abu Musab al-Barnawi, levando a uma divisão na organização. Shekau assumiu o comando de uma facção que retomou o nome Boko Haram . Sua proposta é, sim, de tomada do poder na Nigéria. 

    B) INCORRETA – A organização Al – Qaeda foi criada por Osama bin Laden em 1988, dentro do contexto de luta contra o invasor russo no Afeganistão. Neste momento foi financiada pelos EUA. Com a Guerra do Golfo, entre 1990 e 1991 e, a instalação de bases militares dos EUA na península arábica, sede dos principais santuários do Islã, Bin Laden iniciou uma campanha contra os EUA. A luta da Al Quaeda não se relaciona diretamente com a questão do Cáucaso, tampouco pretendem destruir os russos . Seu principal problema é com EUA e seus aliados. 

    C) INCORRETA – O Estado Islâmico do Iraque e do Levante é uma organização jihadista islâmica de orientação salafita (sunita ortodoxa)[22][23] e wahabita criada após a invasão do Iraque em 2003. Em 2014 o EIIL passou a se autodenominar simplesmente "Estado Islâmico", autoproclamando-se um califado sob a liderança de Abu Bakr al-Baghdadi, que nunca foi reconhecido como um Estado pela comunidade internacional. Afirma autoridade religiosa sobre todos os muçulmanos do mundo e aspira tomar o controle de muitas outras regiões de maioria islâmica, a começar pela região do Levante, que inclui Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e Hatay, uma área no sul da Turquia. Ou seja, não é um mecanismo de propaganda mas um grupo que pretende se estabelecer, através da conquista e atuação terrorista, como um estado de base territorial. O que está correto na afirmativa é que arregimentam jihadistas do mundo todo, incluso ocidentais de países considerados “ infiéis".

    D) INCORRETA –O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão. Originalmente era uma milícia criada a partir das tribos que vivem na fronteira entre esses dois países, em 1994, após a ocupação soviética do Afeganistão (que durou de 1979 a 1989). Perdurou durante o governo dos também rebeldes mujahedins (guerreiros de Alá) . Ainda que islâmico, esse governo era considerado muito liberal, deixando descontentes os muçulmanos mais extremistas. Por consequência, a milícia invadiu a capital Cabul e tomou o poder, governando o país de 1996 até a invasão americana, em 2001. 

    E) INCORRETA – Al- Shabaab , que significa “juventude" é um grupo terrorista islâmico vinculado à Al – Qaeda, criado em 2004. Sua atuação se dá, acima de tudo, no território da Somália. Durante parte da guerra civil no país, que continua, conseguiu controlar parte da capital Mogadiscio e regiões ao sul e no centro do país. Um governo de transição conseguiu expulsá-los, com o auxílio de tropas do Quênia e da Etiópia. No entanto, apesar de enfraquecida, continua lançando ataques a partir de áreas do chamado “ chifre da África", por vezes alcançando Mogadicio e o Quênia. 

    Gabarito do Professor: Letra A.