SóProvas


ID
239341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da demonstração do fluxo de caixa e de acordo com os
atuais pronunciamentos contábeis brasileiros, julgue os itens a
seguir.

Ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras têm de ser apresentados separadamente nos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento, de acordo com a transação a que se referem.

Alternativas
Comentários
  •  Ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras não são fluxos de caixa. Todavia, o efeito das mudanças nas taxas de câmbio sobre o caixa e equivalentes de caixa, mantidos ou devidos em moeda estrangeira, é apresentado na demonstração dos fluxos de caixa, a fim de conciliar o caixa e equivalentes de caixa no começo e no fim do período. Esse valor é apresentado separadamente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento e inclui as diferenças, se existirem, caso tais fluxos de caixa tivessem sido divulgados às taxas de câmbio do fim do período.

  • COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS
    PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 03 (R2)
    Demonstração dos Fluxos de Caixa

    Fluxos de caixa em moeda estrangeira

    Ítem 28. Ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras não são fluxos de caixa. Todavia, o efeito das mudanças nas taxas de câmbio sobre o caixa e equivalentes de caixa, mantidos ou devidos em moeda estrangeira, é apresentado na demonstração dos fluxos de caixa, a fim de conciliar o caixa e equivalentes de caixa no começo e no fim do período. Esse valor é apresentado separadamente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento e inclui as diferenças, se existirem, caso tais fluxos de caixa tivessem sido divulgados às taxas de câmbio do fim do período.
  • SHOW ....

     

  • Uma única palavra que muda todo o sentido.

     

    Ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras têm de ser apresentados separadamente NOS fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento, de acordo com a transação a que se referem.

     

    No texto do CPC 03, item 28, temos: "Ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras....Esse valor é apresentado separadamente DOS fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e financiamento..."

  • Ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras não são fluxos de caixa. Todavia, o efeito das mudanças nas taxas de câmbio sobre o caixa e equivalentes de caixa, mantidos ou devidos em moeda estrangeira, é apresentado na demonstração dos fluxos de caixa, a fim de conciliar o caixa e equivalentes de caixa no começo e no fim do período.

    Esse valor é apresentado separadamente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento e inclui as diferenças, se existirem, caso tais fluxos de caixa tivessem sido divulgados às taxas de câmbio do fim do período.

    Perceba, portanto, que o erro da afirmativa é sutil, dado que ela menciona que os ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras têm de ser apresentados separadamente nos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

  • SE A DFC ESTÁ DIRETAMENTE REALIZADA COM O FATO GERADOR, MOVIMENTAÇÃO NO CX... SE O GANHO E A PERDA NÃO FORAM REALIZADOS, LOGO NÃO QUE SE FALAR EM MOVIMENTAÇÃO DE CX.

  • Gab. Errado

    Segundo o CPC 03, os ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras não são fluxos de caixa.

  • Ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras não são fluxos de caixa. Todavia, o efeito das mudanças nas taxas de câmbio sobre o caixa e equivalentes de caixa, mantidos ou devidos em moeda estrangeira, é apresentado na demonstração dos fluxos de caixa, a fim de conciliar o caixa e equivalentes de caixa no começo e no fim do período.

    Esse valor é apresentado separadamente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento e inclui as diferenças, se existirem, caso tais fluxos de caixa tivessem sido divulgados às taxas de câmbio do fim do período.

    Perceba, portanto, que o erro da afirmativa é sutil, dado que ela menciona que os ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras têm de ser apresentados separadamente nos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

    Prof. Igor Cintra | Direção Concursos