- ID
- 2393782
- Banca
- NC-UFPR
- Órgão
- COPEL
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Engenharia de Pesca
- Assuntos
A sociedade moderna se depara com uma série de “dilemas” relacionados ao chamado “desenvolvimento sustentável”. Por um lado, não há desenvolvimento sem a geração de energia. Por outro, as principais formas de geração de energia utilizadas ainda hoje implicam impactos (por vezes bastante severos) ao ambiente. Os impactos dos represamentos sobre os ecossistemas envolvem consequências físicas, químicas e geomorfológicas, decorrentes do bloqueio do rio e de alterações na distribuição espaço-temporal da vazão; mudanças na produtividade primária e na estrutura do canal, compreendendo o trecho represado e, principalmente, o segmento a jusante da barragem; e modificações nas assembleias de invertebrados e peixes. A respeito desse tema, considere as seguintes afirmativas:
1. A ictiofauna de um reservatório recém-inundado será definida a partir da ocupação do reservatório pela ictiofauna do sistema fluvial onde ele se situa.
2. Como peixes possuem ovos e/ou formas larvais planctônicas, levadas passivamente pela água, o processo de ocupação de um novo reservatório acaba não sendo influenciado pelas restrições impostas pelas condições físicas e químicas vigentes durante a fase inicial de represamento.
3. Uma série de impactos ambientais causados pelo represamento da água de um rio é diretamente decorrente da transformação de um ambiente inicialmente lêntico em um ambiente lótico após o enchimento do reservatório.
4. A baixa plasticidade em termos de estratégias reprodutivas torna os peixes um grupo especialmente sensível e vulnerável ao represamento de rios para a construção de usinas hidrelétricas.
Assinale a alternativa correta.