SóProvas


ID
2393782
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Pesca
Assuntos

A sociedade moderna se depara com uma série de “dilemas” relacionados ao chamado “desenvolvimento sustentável”. Por um lado, não há desenvolvimento sem a geração de energia. Por outro, as principais formas de geração de energia utilizadas ainda hoje implicam impactos (por vezes bastante severos) ao ambiente. Os impactos dos represamentos sobre os ecossistemas envolvem consequências físicas, químicas e geomorfológicas, decorrentes do bloqueio do rio e de alterações na distribuição espaço-temporal da vazão; mudanças na produtividade primária e na estrutura do canal, compreendendo o trecho represado e, principalmente, o segmento a jusante da barragem; e modificações nas assembleias de invertebrados e peixes. A respeito desse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. A ictiofauna de um reservatório recém-inundado será definida a partir da ocupação do reservatório pela ictiofauna do sistema fluvial onde ele se situa.

2. Como peixes possuem ovos e/ou formas larvais planctônicas, levadas passivamente pela água, o processo de ocupação de um novo reservatório acaba não sendo influenciado pelas restrições impostas pelas condições físicas e químicas vigentes durante a fase inicial de represamento.

3. Uma série de impactos ambientais causados pelo represamento da água de um rio é diretamente decorrente da transformação de um ambiente inicialmente lêntico em um ambiente lótico após o enchimento do reservatório.

4. A baixa plasticidade em termos de estratégias reprodutivas torna os peixes um grupo especialmente sensível e vulnerável ao represamento de rios para a construção de usinas hidrelétricas.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A? E quanto as espécies anádromas? Estas não ocuparão os reservatórios

  • Questão passível de anulação, mal elaborada. Afirmativa 4 é verdadeira.


    Segundo Agostinho A.A et. al (2007) in Ecologia e Manejo de Recursos Pesqueiros em Reservatórios do Brasil, as estratégias reprodutivas estão entre os fatores "tidos como decisivos no processo de colonização posterior (ao represamento)... que ...parece depender (i) da presença de elementos da guilda pré-adaptados às condições lacustres e com grande plasticidade nas estratégias alimentares e reprodutivas..." - pg 135


    Este tema é amplamente discutido na literatura científica e os estudos ecológicos envolvendo a dinâmica reprodutiva de peixes em reservatórios corroboram com este fato. Só para citar outro exemplo da literatura, "A habilidade reprodutiva dos peixes sujeitos à essa nova situação determinará, dentre outras condições, o sucesso de sua colonização no novo ambiente. Espera-se que espécies com alta plasticidade quanto aos habitats de desova estejam entre os colonizadores de maior sucesso" ... Vono V. et al., Biologia reprodutiva de três espécies simpátricas de peixes neotropicais..., Revista Brasileira de Zoologia. 19 (3): 819 - 826, 2002


    Portanto, a baixa plasticidade de estrategias reprodutivas torna SIM os peixes um grupo sensível e vulnerável ao represamento de rios para a construção de usinas hidrelétricas.

  • Marquei o item D) 2 e 4 são verdadeiras

    Após verificar o gabarito também não concordei com a alternativa certa!