SóProvas


ID
2393878
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O método que faz a representação gráfica das interações entre diversas falhas que podem causar um acidente é conhecido por:

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

     

    A Árvore das Causas é um método de análise baseado na teoria de sistemas utilizado para a análise de acidentes por se tratar de um evento que pode resultar de situações complexas e que, quase sempre tem várias causas.

    Se for bem aplicada, a Árvore das Causas deve apontar todas a falhas que antecederam ao evento final (lesão ou não).

    O conceito básico aplicado é o de variação ou desvio, que pode ser entendido como uma “fuga” dos padrões e que tem relação direta com o acidente.

     

    Componentes de uma Árvore das Causas São quatro :

     

    Indivíduo (I)

    Em seus aspectos físicos e psico-fisiológicos;

     

    Tarefa (T)

    É a sequência de operações executadas pelo indivíduo e passível de observação;

     

    Material (M)

    Representando equipamentos, máquinas, instrumentos, ferramentas, matérias-primas e insumos necessários à atividade;

     

    Meio de trabalho (MT)

    São os aspectos físicos e suas relações sociais.

    Partindo desses princípios a árvore vai se formando com base nas informações levantandas em campo e também por brainstorming. O que ocorre é a ligação lógica entre os itens acima citados e que vão sendo tratados de forma retroativa ao evento a partir da lesão.

    A árvore só termina quando os fatos começam a se distanciar do evento ou então quando o grupo (é importante que a árvore seja feita por um grupo preparado para tal) decide que todas as causas foram levantadas, não restando mais nada a relatar.

    É interessante lembrar que após o término da Árvore das Causas, muitas situações iguais ou parecidas podem ser identificadas na empresa. É necessário fazer-se a abrangência das soluções e assim evitar que o mesmo fato ocorra em outras áreas da fábrica. Essas situações são chamadas de Fatores Potenciais de Acidentes e que, se não forem tratadas de forma adequada, fatalmente levarão a uma ocorrência com ou sem lesão.

     

    http://temseguranca.com/analisando-um-acidente-pelo-metodo-de-arvore-das-causas/

  • Gabarito D)

     

    A Pergunta/Questão refere-se ao conceito de Árvores de Falhas (AAF), e não Árvore de Causas (ADC). As técnicas são distintas e alguns elaboradores não perceberam isso. 

     

    Árvore de Falhas - Qualitativa e Quantitativa, indutiva, utiliza algebra bolena, é Proativa, parte de uma evento topo e ramifica-se analisando as possíveis falhas que podem gerar um evento. É aplicada antes de ocorrer o envento - (Lembrar que o evento aqui é diferente de acidente). (Técnica Proativa);

     

    Árvore de Causas - Qualitativa, parte de um acidente/lesão e estuda fatos concretos que realmente ocorreram, por meio de entrevistas em campo e escalação de equipe multidiciplinar para acompanhar o caso.(Técnica Reativa);

     

    Ambas as técnicas utilizam símbolos gráficos!