SóProvas


ID
2396533
Banca
Marinha
Órgão
Comando do 3º Distrito Naval
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O dia 11 de junho é considerado a Data Magna da Marinha, pois marcou, em 1865, uma vitória decisiva da Força Naval brasileira na Guerra da Tríplice Aliança contra o Governo do Paraguai. "O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever" e "Sustentar o fogo que a vitória é nossa" foram os dois sinais de Barroso, Chefe de Divisão, no comando das duas divisões navais brasileiras no conflito.

Essas informações se referem a que Batalha?

Alternativas
Comentários
  • Antes do pôr-do-sol de 11 de junho, a vitória era brasileira. Foi uma batalha naval, em alguns aspectos, decisiva. A Esquadra paraguaia foi praticamente aniquilada, e não teria mais participação relevante no conflito. Estava garantido o bloqueio que impediria que o Paraguai recebesse armamentos e, até mesmo, os navios encouraçados encomendados no exterior. Comprometeu, também, a situação das tropas invasoras e, pouco tempo depois, a guerra passou para o território paraguaio. Barroso, sem dúvida, foi o responsável pelo bom êxito de sua força naval em Riachuelo. (Fonte: pag. 112 http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000008/00000898.pdf)

  • Resposta: C

  • Dezembrada kkkkkkkkkkk

  • A. A Batalha de Curuzu foi um conflito ocorrido entre 1 e 3 de setembro de 1866.

    B. A Guerra da Cisplatina ocorreu entre 1825 e 1828 envolvendo Brasil e Argentina.

    C. A Batalha Naval do Riachuelo ocorreu em 11 de junho de 1865 às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraná.

    D. A Passagem de Humaitá foi uma operação naval durante a Guerra do Paraguai que ocorreu em 1868.

    E. Dezembrada foi a sucessão de batalhas que, em dezembro de 1868, permitiu ao então Marquês de Caxias destruir o exército paraguaio.