SóProvas


ID
239683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens de 96 a 104, a respeito dos conceitos de rede
local.

Uma rede VLAN geralmente oferece maior capacidade de liberação da largura de banda, além da possibilidade de redução de roteamento entre redes comutadas, já que permite aos switches proteger os roteadores congestionados, limitando a distribuição de tráfego unicast, multicast ou de difusão.

Alternativas
Comentários
  • As VLANs permitem segmentar as redes, no nível de enlace.

    Isso reduz o tráfego de broadcast, já que um broadcast de uma VLAN não alcança outra VLAN.

    Menor tráfego significar maior capacidade de liberação de largura de banda.

    Os switches configurados com VLANs, ao filtrarem tráfego broadcast (difusão), protegem os roteadores desta tarefa.

    Confesso que a questão pareceu-me muito confusa e subjetiva.

  • Essa questão está ultra confusa no meu ponto de vista:

    "além da possibilidade de redução de roteamento entre redes comutadas"

    Um switch é um disponisito layer 2, sendo que este não reduz possibilidade de roteamente nenhum, já que roteamente é layer 3.

    "limitando a distribuição de tráfego unicast, multicast ou de difusão."

    O switch com vlans configuradas pode REDUZIR a quantidade de unicasts, multicasts e broadcasts na rede, porém NÃO LIMITA distribuição nenhuma. Não existe nenhum número específico o qual fiquem limitados esses pacotes de difusão.
  • Questão confusa mas correta. Ao analisar por partes, nota-se:

    "Uma rede VLAN geralmente oferece maior capacidade de liberação da largura de banda, ... , já que permite aos switches proteger os roteadores congestionados, ..." - sim, pois parte do tráfego já é tratado pelo switch, evitando, por exemplo, broadcasts indo e vindo até o roteador, liberando largura de banda e protegendo os roteadores de um fator que causa congestionamento.

    "além da possibilidade de redução de roteamento entre redes comutadas limitando a distribuição de tráfego unicast, multicast ou de difusão." - parte do tráfego já é roteada dentro da VLAN - caso, por exemplo, de um ICMP entre 2 hoste da sub-rede - levando a diminuir o roteamento entre redes.

  • reduz roteamento? como assim? você aumentando o número de VLANs não vai criar mais redes? hosts que antes estariam ligados por um switch diretamente agora podem se comunicar usando roteador pois estão em VLANs diferentes

  • Prezados,

    Essa é uma das principais da VLAN, quando a VLAN agrupa um conjunto de máquinas de maneira lógica ( e não física ) diminuí o fluxo de dados nos roteadores, principalmente porque ela não permite que o tráfego broadcast chegue aos nós que não fazem parte da VLAN.

    Portanto a questão está correta.
  • Você está louco? VLANs são tratadas no nível de enlace, camada 2. E os switches leem as tags do quadro ethernet para isso. Não são roteadas.

    Perceba q ele usa o termo Switch, que, por padrão, é L2. Esse tipo de switch não faz roteamento.

    Questão errada!!!

  • "redução de roteamento entre redes comutadas" - Quanto mais vlans maior será o roteamento entre as diferentes redes comutadas. Não considero isso uma vantagem.

  • galera, não me conformo...

    Pra fazer unicast de um host A para um host B sem VLANs eu não preciso de roteamento

    Quando eu começo a fazer VLANs a comunicação entre certos hosts que ficaria dentro do próprio switch, agora precisa de roteamento porque eles estão em diferentes VLANs.... Como que reduz roteamento UNICAST? reduz o caramba!

    Blindar o roteador de broadcasts tudo bem, mas a parte final da assertiva está errada... Não é possível que os professores concordem com essa questão... Olhei no TEC e tbm justificaram a assertiva, como pode?

    "Uma rede VLAN geralmente oferece maior capacidade de liberação da largura de banda, além da possibilidade de redução de roteamento entre redes comutadas, já que permite aos switches proteger os roteadores congestionados, limitando a distribuição de tráfego unicastmulticast ou de difusão."