-
A- GRUPO 3
B - GRUPO 3
C - GRUPO 1
D - GRUPO 2
E - GRUPO 1
vale lembrar que muito das doenças podem ter mais de um grupo, vai depender da forma adquirida, é o caso da tuberculose, que pode ser grupo 3 e até mesmo grupo 1, pois foi identificado o trabalho em sílica com forte tendência para a vulnerabilidade da tuberculose.
mas pra prova, é bem esse tipo que eles cobram.
-
Para estudo da galera, queria aproveitar esse tema e colocar outras doenças, para ajudar vocês.
GRUPO 1 - TRABALHO COMO CAUSA NECESSÁRIA
intoxicação por chumbo
silicose
doenças profissionais legalmente reconhecidas (antracose galera, não é doença profissional e sim doença do trabalho pois pode ter vinculo fora da mineração de carvão, como pessoas na vida urbana, agora... eu tirei de um livro isso.. mas na hora da prova tenta ver as opções oferecidas)
GRUPO 2 - TRABALHO COMO FATOR CONTRIBUTIVO, MAS NÃO NECESSÁRIO
doença coronariana
doenças do aparelho locomotor
câncer
varizes dos membros inferiores
GRUPO 3 - TRABALHO COMO PROVOCADOR DE UM DISTÚRBIO LATENTE, OU AGRAVADOR DE DOENÇA JA ESTABELECIDA
Bronquite crônica
Dermatite de Contato alérgica
Asma (é considerado a doença mais comum para os trabalhadores, na reportagem do fantástico falava da dificuldade de se aposentar com ASMA, a pessoa realmente fica bem limitada, mas ainda é visto como "frescura" por muitos)
Doenças mentais
Nome desses grupos é Grupos de SCHLLING.
o Grupo II e III galera, são formados por doenças consideradas de etiologia múltipla, ou causadas por múltiplos fatores de risco. ou seja não tem um trabalho especifico que da a "parada", seria um ruído da vida, ruído não é só pra quem mexe com maquinário, é pra várias funções, aviação, boites, construção civil, etc...
-
QUADRO I - CLASSIFICAÇÃO DE SCHILLING
Grupo I – O trabalho como causa necessária. Exemplo: intoxicação por chumbo, silicose e doenças profissionais legalmente reconhecidas.
Grupo II – O trabalho como fator contributivo, mas não necessário. Exemplo: doença coronariana, doenças do aparelho locomotor, câncer e varizes.
Grupo III – O trabalho como provocador de um distúrbio latente, ou agravador de uma doença já estabelecida. Exemplo: úlcera péptica, bronquite crônica, dermatites de contato alérgica, asma e doenças mentais.
MANUAL DE ACIDENTE DE TRABALHO, INSS.
GAB D
-
A questão cobra conhecimento sobre a classificação de Schilling. De acordo com essa categorização, as doenças ocupacionais podem ser classificadas em três grupos. Podemos resumir esses grupos de seguinte maneira:
- Grupo I: a principal causa da doença está diretamente ligada ao trabalho. Exemplos: silicose, asbestose, saturnismo.
- Grupo II: quando há uma contribuição das condições trabalho para a instalação da doença, mas ela poderia surgir em situações distintas (o trabalho não é exatamente uma causa necessário desse surgimento). Exemplos: doenças do sistema locomotor, câncer (neoplasia), doenças do coração, varizes.
- Grupo III: nesse caso, a doença já existe (mesmo que de forma latente ou até desconhecida), mas as condições de trabalho causa o seu agravamento. Exemplos: problemas respiratórios (asma, bronquites), problemas de pele, alergias diversas e problemas psicológicos.
A questão quer que marquemos a alternativa que traga uma doença classificada no grupo II:
A- INCORRETA. Bronquite crônica é um caso classificado no grupo III. O trabalhador já tinha essa condição e o trabalho pode ter agravado.
B- INCORRETA. É o mesmo caso da alternativa "a". Doenças de pela estão classificadas como Grupo III.
C- INCORRETA. A silicose é uma pneumoconiose está relacionada ao acúmulo de óxido de sílica através de inalação dessas partículas adquiridas no local de trabalho, sobretudo, em minas. Ou seja, é diretamente relacionada ao trabalho (ele é a sua principal causa), portanto, pertence ao grupo I.
D- CORRETA. As varizes são consideradas doenças do grupo II. Um trabalhador que não necessariamente tenha a doença poderá adquiri-la em função da sua atividade profissional. Por exemplo, passar muito tempo em uma só posição sem poder se movimentar, pode causar problemas circulatórios.
E- INCORRETA. A intoxicação por chumbo se enquadra no grupo I.
GABARITO DA MONITORA: LETRA D