SóProvas


ID
239737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir.

Considerando-se o programa final como caixa preta, a validação dinâmica, ou teste, pode ser utilizada para identificar a ocorrência de defeitos no programa ou para confirmar se ele atende aos requisitos estabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • A validação dinâmica consiste em validar o software por meio de sua execução. A validação estática analisa o código fonte.

    O programa final está fechado e compilado. Não aplica-se mais testes estáticos (código fonte) nestas condições. Portanto, executamos testes dinâmicos (rodamos o programa) para validá-lo (atende aos requesitos estabelecidos?) e identicar ocorrência de defeitos.

  • Inspeções de software - preocupa-se com a análise estática das representações do sistema para descobrir problemas (Verificação estática).
    Teste de software - preocupa-se com a execução e observação do comportamento do produto (Verificação dinâmica).
    Pelo que percebi, a palavra validação foi usada incorretamente na questão. Deveria ser Verificação.
    Fonte: http://www.dcce.ibilce.unesp.br/~ines/cursos/eng_soft/aula12.PDF
  • Considerando-se o programa final como caixa preta, a validação dinâmica, ou teste, pode ser utilizada para identificar a ocorrência de defeitos no programa ou para confirmar se ele atende aos requisitos estabelecidos.

    Errei a questão por achar que essa última parte era conceitos de Verificação...

    Bom, Fica a dúvida.
  • Essa questão é um pouco complicada, pois de acorco com a IEEE 729 durante o teste são observadas as falhas e não os defeitos.
    Defeito (Fault): Instrução ou definição incorreta. Por exemplo: 
    int v[10];
    for (int i=0; i<=10;i++)
        v[i]=i; 
    Falha (Failure): Resultados incorretos (manifestação do defeito, no exemplo anterior, a utilização de v[10]);
    Mas acho que nessa questão é aceitável que o termo "ocorrência de defeitos" seja sinônimo de "falhas".
  • Também errei, pelo mesmo motivo dos colegas. O problema é que esse trecho tá lá no danado do Sommerville, segue:
    Verificação e validação é o processo que demonstra que um programa atende a sua especificação (verificação) e atente às necessidades reais dos seus stakeholders (validação). As técnicas de verificação estáticas enfocam a análise manual ou automática do código fonte do programa. A validação dinâmica ou teste tem a intenção de descobrir defeitos no programa ou demonstrar que o programa atente a seus requisitos.
    (Fonte: Engenharia de Software, 8ed, Sommerville, pag 522)
    Gabarito "Certo".
  • Nós aprendemos, em TODAS as literaturas de engenharia de software, que verificação e validação são coisas (e termos) completamente diferentes. Não para a CESPE! Ela segue suas próprias regras. Terrível para a pessoa que estuda e que, por conseguinte, errará a questão. Quem não estuda, no chute, tem mais chance de acertar.

     

    Só um desabafo...

  • Prezados,

    Considerando-se o programa final como uma caixa preta ( ou seja , não tendo acesso ao código fonte ), a validação dinâmica pode ser utilizada para identificar a ocorrência de defeitos no programa e também para verificar se ele atende aos requisitos.
    Na validação dinâmica temos a validação por meio da execução do software , enquanto na validação estática temos a análise do código fonte e outras representações do software ( modelos , etc . )

    Portanto a questão está correta.