-
"cada componente, por sua vez, pode incluir elementos de vários requisitos, o que facilita o seu reúso..."
Se eu não estiver enganado, acho que é aqui que está o erro.
Com cada componente tendo elementos de vários requisitos, como você pode facilitar o reúso?
-
Você está correto. Em programação um componente (ou classe, ou módulo) precisa ser altamente coeso. Isso significa, fazer uma coisa apenas.
Se ele incluir elementos de vários requisitos, ele se tornará pouco coeso reduzindo sua reusabilidade.
-
Em sistemas de grande porte, um único requisito pode ser implementado por diversos componentes; cada componente, por sua vez,
pode incluir elementos de vários requisitos implementa apenas um requisito, o que facilita o seu reúso, pois os componentes implementam, normalmente, uma única abstração do sistema.
-
Um único requisito pode ser implementado por uma série de componentes e cada componente pode incluir elementos de vários requisitos.
Isso significa que a implementação de uma mudança de requisito pode envolver a mudança de muitos componentes! O que, evidentemente, dificulta o reuso.
-
Questão muito boa!
Vamos primeiro definir o que é um requisito em termos gerais: uma funcionalidade do sistema. Como um exemplo, podemos ter o caso de uso (uma funcionalidade) CriarConta, que descreve a criação de uma conta corrente em um banco qualquer. O que acontece se eu pegar os métodos desse caso de uso e espalhar por vários componentes? Irá acontecer que, como esses métodos estão relacionados, quando um deles for chamado, este irá executar a sua função e, depois, irá chamar o outro método que se encontra em outro componente. Esse segundo método irá executar e, depois, chamará o terceiro. Isso é chamado de alto acoplamento. Muito ruim para reúso.
Que nem já comentaram: os componentes também devem ser coesos, ou seja, realizarem apenas uma coisa.
-
Achei estranha essa questão. Como não fecha, entendi como requisito tanto os funcionais quanto os não funcionais. Quanto aos funcionais, realmente a questão está incorreta. Porém, os requisitos não funcionais podem sim ser implementado em diversos componentes, o que facilita o reuso.
-
Prezados,
Um componente que atende vários requisitos está mal projetado , por falha de coesão. Isso impacta o reuso do mesmo.
Portanto a questão está errada.