• Tratamento preliminar: serve para filtrar os resíduos mais grosseiros, flutuantes e sedimentáveis, através da gradagem (utilização de grades). Este processo evita o entupimento de canalizações e o bloqueio dos equipamentos situados a jusante do processo. A desaneração tem como objectivo remover as areias e o desengorduramento remove as gorduras das águas residuais;
• Tratamento Primário: por decantação. Remove-se as areias e as gorduras. É um processo físico (sedimentação de partículas), mas por vezes adicionam-se químicos para ajudar na floculação (para os sedimentos se tornarem maiores e serem mais facilmente decantados).
• Tratamento Secundário: é um processo biológico, realizado por bactérias (aeróbias – com oxigénio, e anaeróbias – sem oxigénio), que degradam os compostos orgânicos resultantes do processo anterior. Pode ser feita através de lamas activadas (biomassa suspensa), através de leitos percoladores ou discos biológicos (biomassa fixa) ou através de lagunagem (sistemas aquáticos por biomassa suspensa).