PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE
RDC 306 ANVISA/CONAMA 358
•Grupo A (potencialmente infectantes) - que tenham presença de agentes biológicos que apresentem risco de infecção. Ex: bolsa de sangue contaminada.
•Grupo B (químicos) - que contenham substâncias químicas capazes de causar doenças ou contaminação ao meio ambiente, dependendo de suas características inflamáveis, de corrosividade, reatividade e toxicidade. Ex: medicamentos para tratamento de câncer, reagentes para laboratório e substâncias para revelação de filmes de Raio-X.
•Grupo C (rejeitos radioativos) - materiais que contenham radioatividade em carga acima do padrão e que não possam ser reutilizados. Ex: Exames de Medicina Nuclear.
•Grupo D (resíduos comuns) - qualquer lixo que não tenha sido contaminado ou possa provocar acidentes. Ex: gesso, luvas, gazes, materiais passíveis de reciclagem e papéis.
•Grupo E (pérfurocortantes) - objetos e instrumentos que possam furar ou cortar. Ex: lâminas, bisturis, agulhas e ampolas de vidro.
A) ERRADO
O manejo é dividido em 9 etapas, que são: 1. Segregação 2. Acondicionamento 3. Identificação 4. Transporte Interno 5. Armazenamento Temporário 6. Tratamento 7. Armazenamento Externo. 8. Coleta e Transporte Externos 9. Destinação Final
B) ERRADO
Em geral, os resíduos do grupo A devem ser acondicionados em saco branco leitoso, resistente a ruptura e vazamento, impermeável,e substitutivas, respeitados os limites de peso de cada saco.
C) ERRADO
A descrição desse saco é para resíduos do grupo A.
D) CORRETO
E) ERRADO
Jamais até o volume máximo. A caixa especifica qual o limite de objetos que devem ser colocados lá. O símbolo que representa o GRUPO E, é o símbolo de substância infectante constante na NBR-7500 da ABNT de março de 2000, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos, acrescido da inscrição de RESÍDUO PERFUROCORTANTE, indicando o risco que apresenta aquele resíduo. Não há o símbolo de "Risco biológico".
(FOTO DA CAIXA DOS RESÍDUOS DO GRUPO E: http://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/labfef/descarpack.jpg)
FONTE:
http://www.foa.unesp.br/include/arquivos/foa/pos/files/manuallixo.pdf