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ID
2399137
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A decisão, ao final de cada combate dos jogos de gladiadores, estava nas mãos da multidão, a testemunhar um ato de soberania popular que só teria equivalência, no mundo moderno, com os referendos ou plebiscitos, em que todos se manifestam. O princípio da soberania popular manifestava-se, na arena, de forma direta e incisiva. Se nas eleições as mulheres não tinham direito ao voto, na arena todos podiam manifestar-se, prerrogativa que a cidadania moderna atingiria apenas no século XX.

                                  (Jaime Pinsky e Carla Pinsky (orgs.), História da Cidadania)


De acordo com o texto, os jogos de gladiadores

Alternativas
Comentários
  • A Soberania popular é a doutrina pela qual o Estado é criado e sujeito à vontade das pessoas, que são a fonte de todo o poder político. Está intimamente associada aos filósofos contratualistas, dentre eles Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Voltaire e Barão de Montesquieu.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Soberania_popular

  • Ao contrário do que se vê em filmes, a luta de gladiadores não se destinava à mera diversão do povo, nem a luta até a morte. Ao final de cada combate, o perdedor devia retirar o capacete e oferecer o pescoço ao vencedor, que não podia tirar-lhe a vida de motu próprio. Também não cabia a magistrado ou ao imperador decidir o destino do perdedor: apenas os espectadores podiam fazê-lo. A decisão, assim, estava nas mãos da multidão.

  • Política do (Pão e Circo), inclusive Jesus foi vítima dessa política nefasta.

  • O exemplo das lutas (ou jogos) de gladiadores é trazido, nesta questão, para apresentar um importante aspecto existente na Roma Antiga (VIII a.C. – V d.C.), a saber, a participação da coletividade na vida pública. Diante disso, é possível observar que o direito à manifestação pública era evidenciado ao final das batalhas, quando a multidão poderia decidir se o perdedor, caso não tivesse sido morto, permaneceria vivo ou seria executado. Tal manifestação popular somente é observada, contudo, na cidadania moderna do século XX, como os autores do texto nos apresentam. 

    Em geral, os gladiadores eram escravos, criminosos ou prisioneiros de guerra, obrigados a lutarem uns contra os outros. Acredita-se que as primeiras lutas têm origem no século III a.C., na região da Etrúria, inicialmente nas ruas e praças e, posteriormente, em arenas específicas para isso. O exemplo mais conhecido de tais arenas é o Coliseu, situado em Roma.

    Também se atribui à luta de gladiadores um aspecto de “anestésico social”, para acalmar as massas populares. Tal fato diz respeito à conhecida política do Pão e Circo, na qual os imperadores organizavam as lutas para que a população se distraísse. A população, por sua vez, recebia porções de pão e assistia às lutas, deixando de lado os problemas sociais existentes. Contudo, o aspecto que se deve destacar, com maior ênfase, é a coletividade na vida pública.

    Gabarito: A

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