SóProvas


ID
2399155
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Quando os nazistas levaram os comunistas, eu me calei, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os socialdemocratas, eu me calei, porque, afinal, eu não era socialdemocrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse.”


O texto, em uma das versões atribuída ao pastor luterano alemão Martin Niemoller, faz a crítica à Alemanha do III Reich. Entre as características do nazismo, é correto identificar

Alternativas
Comentários
  •  d)

    a perseguição política e o racismo

  • A Alemanha tinha por crença a superioridade da raça ariana. Logo, havia sim o racismo. 

  • Questão dada, de graça kk

  • Poderiam deixar suas interpretações do poema que serviu de texto base para a questão?

  • Pela minha interpretação, o texto fala sobre a gradual censura da Alemanha no III Reich.

    Quando levaram os judeus;

    Quando os nazistas levaram os comunistas;

    Quando eles prenderam os social-democratas;

    Quando eles levaram os sindicalistas;

    Quando eles me levaram.

    O termo 'me' literalmente significa a própria população alemã, que estava farta da guerra.

  • GABARITO: DELTA .

    AS CARACTERISTICAS DAS PERSEGUIÇOES DO NAZISMO ERA: COMUNISTAS QUEM ERA CONTRA O REGIME, A RAÇA ARIANA ERA SUPERIOR PROTEGENDO O NACIONALISMO ACIMA DE TUDO

    CONTUDO: CIGANOS , DEFICIENTES E PRINCIPALMENTE OS JUDEUS.

    FORÇA E HONRA!

  • O escritor Arthur de Gobineu dizia, no século XIX, que os europeus de raça branca eram descendentes do antigo povo ariano. O antigo povo ariano era considerado o ápice da civilização e da nobreza. Adolf Hitler, ao ascender ao poder, retomou este conceito de arianismo e o aplicou ao povo alemão. Todos os problemas da Alemanha seriam resolvidos quando os povos não arianos fossem exterminados ou submetidos à raça ariana. Dessa forma, começaram a ser criados os planos de extermínios de diferentes grupos. Eles podiam ser opositores políticos, eslavos, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, judeus e alguns tipos de protestantes.

    O texto mencionado no suporte da questão faz referência aos perseguidos pela Alemanha nazista e a inoperância da sociedade em geral frente ao extermínio e aprisionamento de outros. 

    A) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta, pois o poder na Alemanha Nazista estava centralizado nas mãos de Adolf Hitler.

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois não havia democracia racial na Alemanha. A raça que deveria ser predominante, segundo o projeto de Hitler , era a ariana. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o Estado de Israel foi criado após a morte de Adolf Hitler e o fim de seu governo totalitário. Na verdade depois do final da segunda guerra, em 1948. 

    D) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois o governo de Adolf Hitler perseguiu os seus opositores políticos, como os comunistas. E também , segundo a filosofia da Alemanha Nazista, aqueles que não fossem da raça ariana eram inferiores. Tal fato comprova o racismo da sociedade alemã nazista. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a Alemanha desrespeitou o Tratado de Versalhes. A Alemanha possuía limitações acerca do tamanho do seu exército e isso passou a ser desrespeitado depois da posse de Adolf Hitler. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • O racismo e a intolerância religiosa também eram presenciados neste regime, uma vez que Hitler considerava os alemães enquanto uma “raça” superior, a ariana (segundo ele, uma “raça pura”), a qual deveria subjugar todas as demais raças ditas inferiores (negros, judeus, ciganos, homossexuais e outros inimigos do Estado).

    LETRA D