-
c)
a má condição de vida resultante das fortes carências socioeconômicas.
-
Talvez eu esteja errado, mais os 29 paises que verao suas populacoes dobrarem, nao deveria ter um boa condicao de vida, ja que iria aumentar sua populacao, e os 38 paises que viria sua populacao diminuir nao teria a má condicao.
Nao é o inverso ???
-
Países subdesenvolvidos tendem a crescer sua população, ao passo que países desenvolvidos tendem a diminuir
-
é pegadinha. Quem diminui a populaçao e por causa da boa qualidade de vida, e quem aumenta, é devido a dificuldade socioeconomica. Prestem atencao no enunciado.
-
No meu pensar, acho que quem vai receber essa grande quantidade de pessoas não vai estar preparada, político e economicamente. Logo, apareceram grandes problemas. Um exemplo disso são as favelas, que comportam grande número de pessoas e nem por isso tem qualidade de vida, e aliás, são péssimas.
-
É uma pergunta clássica.
Portanto aonde houver má condição de vida, carências socioeconômica vai prevalecer o AUMENTO DA NATALIDADE. Ex.: Na África.
Aonde houver boa condição de vida haverá DIMINUIÇÃO DA NATALIDADE. Ex.: Na Alemanha.
-
O aumento da população não é a causa dos problemas socioeconômicos do país, mas sim uma conseqüência.
-
Não, pela lógica estaríamos na 2ª fase da explosão demográfica que se dá pela redução da taxa de mortalidade.
Basicamente seria um país saindo de subdesenvolvido para emergente, melhorando as qualidades de vida e etc..
Questão meio desatualizada frente as demais que acabei de fazer.
-
engraçado que nos EUA tem boa qualidade de vida e a pespectiva para o futuro é de aumento da população.
-
confuso porém realidade.quanto mais pobre mais filhos
-
A questão envolve o entendimento sobre população e suas condições socioeconômicas. Nos países cujo crescimento tem reduzido, os fatores que contribuíram para a diminuição, entre outros, inclui melhor qualidade de vida e maior escolarização, fruto de um desenvolvimento econômico atrelado com o desenvolvimento humano. Assim, os países que duplicarão sua população, conforme relatório, estão todos na África subsaariana, salvo Iraque e Palestina. O país mais povoado entre eles é a Nigéria, com 187 milhões de habitantes, seguido de República Democrática do Congo (RDC), com 80 milhões, e Tanzânia, com 55 milhões. Atualmente, esses países concentram 10% da população mundial. Mas, por seu rápido crescimento demográfico, até 2050 terão 18% dos dez bilhões de pessoas que, segundo os prognósticos, habitarão o planeta.
Fonte: Estratégia Concursos
-
SeguEoFluxo...
-
È uma característica dos países subdesenvolvidos.
APMBB
-
A questão acima tem como tema a questão demográfica de alguns países do mundo que passam por um processo de crescimento populacional e os fatores que estão por trás disso.
Primeiramente, é importante ressaltar que os países citados no enunciado que passarão por um processo expansivo de crescimento da sua população são grande parte dos países da África Subsaariana - região do continente africano situada abaixo do Deserto do Saara -, Índia, EUA e alguns países da Ásia.
Nesse sentido fica o questionamento: que fatores fazem esses países terem as maiores estimativas de crescimento populacional?
É necessário reforçar que grande parte desses países, com exceção da Índia e dos EUA, são países subdesenvolvidos e agrários, o que reflete indiretamente em seus índices de aumento populacional. Nesses países africanos e asiáticos, temos uma alta taxa de fecundidade, fator que é influenciado por fatores culturais e religiosos, pela falta de acesso à métodos contraceptivos por grande parte da população dessas nações e a diminuição da mortalidade infantil, que vem fazendo a população desses continentes dispararem e terem uma grande estimativa de crescimento para os próximos anos.
A partir dessa breve explicação, vamos a análise das alternativas:
Letra A - Incorreta, pois conforme já ressaltado, grande parte dos países que irão sofrer com esse aumento são os países da África Subsaariana, que sofrem com péssimos índices socioeconômicos nos últimos anos. Por conta disso, é inviável pensar que o crescimento populacional desses países, com exceção dos EUA, é por conta da imigração.
Letra B - Incorreta, pois alguns desses países africanos sofrem com muitas crises políticas e econômicas, ditaduras, guerras civis e até mesmo sofrem pressão e influência do Estado Islâmico. Portanto, não há como afirmar com tanta certeza em uma situação de estabilização política e econômica nessa região frente a situação encontrada hoje.
Letra C - Correta, com exceção dos EUA, esses países sofrem com péssimos índices socioeconômicos que ocasiona vários problemas sociais, como a fome, o alto índice de desemprego, os baixos índices de escolarização, a péssima qualidade da saúde pública, que são situações que podem piorar caso esse crescimento populacional estimado realmente se concretize.
Letra D - Incorreta, pois os países africanos que vão comportar grande parte desse crescimento populacional no mundo, enfrentam baixos índices de escolarização e uma alta porcentagem de analfabetos. Além disso, muitos países africanos sofrem com o endividamento externo, por conta da queda dos preços de suas matérias-primas e o aumento do preço de mercadorias no mercado internacional, o que vem levando esses países à uma situação de déficit econômico, dificultando então o pagamento de suas dívidas externas.
Letra E - Incorreta, pois conforme já ressaltado, esses países tem os piores índices socioeconômicos do Planeta, além de não terem nenhum tipo de previsão de crescimento econômico.
Gabarito do Professor: Letra C.