-
Gabarito E.
valor permanente = Valor probatório ou Valor probatório valor informativo que valor informativo justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo(1) arquivo(1). arquivo(1) Também chamado valor arquivístico ou valor histórico. Ver também valor secundário
valor primário = Valor atribuído a documento em documento função do interesse que possa ter para a entidade produtora, entidade produtora levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais.
Fonte: DBTA (2005)
-
Todos os documentos de arquivo nascem com uma finalidade administrativa – valor primário –, pois são gerados em decorrência dos atos ou funções administrativos de um organismo. Desse modo, em termos gerais, é possível constatar que os documentos não nascem com um valor histórico ou secundário. Tal valor cultural é, geralmente, adquirido após transcorrido um determinado período. Um exemplo disso é a carta de Pero Vaz de Caminha. A famosa carta nasceu destituída de qualquer valor histórico. Ela foi elaborada com uma finalidade de caráter administrativo, isto é, informar ao rei de Portugal o descobrimento das terras brasileiras.
TIAGO, João e REIS, Leonardo. ARQUIVOLOGIA FACILITADA - 2 edição. Campus Concursos.
-
O valor primário ou imediato é inerente a criação do documento, podendo apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico. Vejamos os conceitos:
Administrativo: quando o documento é necessário às atividades cotidianas/ correntes de quem o criou.
Fiscal: neste caso o documento é gerado para comprovar operações financeiras e seu valor cessa quando tal operação se conclui. Porém é preciso manter o documento por um determinado período para cumprir exigências fiscais ou legais.
Jurídico: os documentos com esse valor comprovam direitos a curto ou longo prazo.
O valor secundário ou mediato é identificado quando cessa o valor primário e a guarda do documento faz-se necessária permanentemente. Podemos enquadrar o valor secundário em duas categorias:
Probatório: atribui-se quando o documento comprova a organização e o funcionamento da entidade que o produziu ou comprova as ações de determinado indivíduo que o produziu.
Informativo: quando os documentos registram informações sobre pessoas, lugares, objetos, fatos ou fenômenos que aconteceram e que se pretende preservar.
-
Gabarito E
Os documentos nascem para servir à administração. Ninguém cria um documento novo já pensando que ele terá um valor histórico. Isso acaba ocorrendo com o passar dos anos. Todo documento nasce com valor administrativo, ou seja, são documentos necessários à administração no decorrer de suas atividades. Isso também é chamado de valor primário.
O Valor secundário: uma etapa posterior, quando o documento tem importância histórica e já não tem mais valor administrativo.
Fonte: Ronaldo Fonseca
-
VALOR DOS DOCUMENTOS:
Primário: valor atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais.
Secundário: valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi originalmente produzido.
Valor secundário probatório: valor que permite a um documento de arquivo servir de prova legal. Refere-se à história e à ação do órgão, pois são
o registro da existência e do funcionamento do órgão.
Valor secundário informativo: valor que um documento possui pelas informações nele contidas, independentemente de seu valor probatório.
Refere-se a documentos que elucidam aspectos econômicos, políticos, de pesquisa, sociais, estatísticos, etc. São informações que os documentos contêm sobre pessoas, entidades coisas, problemas, etc. com que o órgão haja tratado.
GABARITO -> [E]
-
LETRA E CORRETA
Valor primário ---> Arquivos correntes e intermediários
Possuem valor:
Administrativo
Fiscal
Legal
-
Valor primário ou imediato, ou funcional, ou administrativo, ou jurídico ou legal e fiscal.