-
Gabarito letra B
O plano de contas de uma empresa consiste numa relação padronizada de contas a serem utilizadas no registro das operações pelos profissionais da área de contabilidade. Como todos eles se sujeitam às regras estabelecidas num mesmo plano de contas, a conseqüência é a uniformidade dos procedimentos contábeis.
O plano de contas estabelece a relação de títulos ou rubricas a serem adotadas nos registros contábeis das operações da empresa, indicando a função e o funcionamento de cada conta.
O plano de contas deve ser flexível de forma a poder ser adaptado, mediante inclusão ou exclusão de contas, em virtude da ocorrência de fatos contábeis inicialmente não previstos e da dinâmica própria da atividade empresarial
Fonte: Ricardo Ferreira
bons estudos
-
O que é o plano de contas? É um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis.
PLANO DE CONTAS:
Plano de Contas é um elenco sistematizado e metódico de todas as contas que serão utilizadas na empresa.
Um Plano de Contas deve ter as seguintes características:
Flexibilidade - O Plano de Contas deve ser adequado ao porte e a atividade econômica da empresa.
Codificação - Deve ser utilizada a codificação numérica, pois, desta forma, se conseguirá ampliar ou reduzir o número de contas existentes.
Obediência às Normas e Determinações Legais - Deverão ser obedecidas às normas contábeis e a legislação na elaboração do Plano de Contas.
-
GABARITO B
Trata-se de uma busca pela padronização.
-
Conforme JOSÉ CARLOS MARION (2009, P. 124), "plano de contas é o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa". O plano de contas contém o elenco das contas da empresa, com a descrição de seu funcionamento, registros de operações típicas, nomenclatura, codificação e outros dados. Seu principal objetivo é padronizar os registros contábeis.
-
GAB B
O professor Osni Moura Ribeiro, em sua obra Contabilidade Geral Fácil, 9ª ed., afirma que plano de contas é um “conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis”.
O mesmo autor ainda afirma que é essencial que o Plano de Contas deve conter, pelo menos, as seguintes partes: elenco de contas ou rol de contas, manual de contas e modelos de demonstrações contábeis padronizadas.
Fonte:PDF de Gabriel Rabelo.
-
Gabarito:
b) É um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de Contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis.
1.5. PLANO DE CONTAS
O plano de contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade.
O objetivo do plano de contas é uniformizar os registros contábeis de uma entidade. Para tanto, o plano de contas relaciona todas as contas a serem utilizadas no registro das variações patrimoniais. Nesse ponto, vale destacar que o plano de contas deve ser flexível, permitindo a exclusão ou
inclusão de contas, acompanhando a dinâmica das operações da entidade. Além disso, destaca-se que, em geral, cada entidade elabora o seu plano de contas de acordo com suas peculiaridades.
Segundo a doutrina, um plano de contas deve conter no mínimo as seguintes partes: elenco de contas, manual de contas e modelos de demonstrações padronizadas.
F0c0, Força e Fé!
-
GABARITO: LETRA B
O plano de contas é um conjunto de contas diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis.
Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.
FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/planodecontas.htm
-
-Conceito:
CONJUNTO DE CONTAS, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade;
Sua estrutura permite obter as informações necessárias para a elaboração das demonstrações
financeiras.
OBS: Contas NÃO usadas pela entidade NÃO fazem parte do PC
-Objetivo:
UNIFORMIZAR os registros contábeis de uma entidade;
-características:
O Plano de Contas deve ser adequado ao porte e a atividade econômica da empresa.
Deve ser utilizada a codificação numérica, pois, desta forma, se conseguirá ampliar ou reduzir o número de contas existentes.
- Obediência às Normas e Determinações Legais
Deverão ser obedecidas às normas contábeis e a legislação na elaboração do Plano de Contas.
-Elementos essenciais
elenco de contas, manual de contas (código, intitulação, função, funcionamento, natureza, critérios de avaliação, exemplos de lançamentos, roteiros para conciliações) e modelos de demonstrações padronizadas.
Qualquer erro ou algo acrescentar mandem mensagem. Espero ajudar!
-
Gabarito: B
Grave que plano de contas é um conjunto de contas. Palavras chaves.
Aí fica mais fácil descobrir a resposta.
Rumo à PCPA! Não há muitas questões de contabilidade dessa banca para cargos não técnicos nessa área. Espero que ela traga noções de contabilidade na prova da PCPA, não erre a mão.