Gabarito Letra A
O valor adicionado, segundo Montoto (2011), é o que pode ser gerado fazendo negócios com a venda de mercadorias e é calculado pela simples diferença entre o valor da venda e o custo da mercadoria vendida. Em uma empresa, este conceito de valor adicionado gerado demonstra a capacidade de contratar pessoas, pagar impostos, pagar juros, aluguéis e dividendos aos seus acionistas. Enquanto que, as Notas Explicativas são relatórios complementares às demonstrações contábeis, para as quais não existe rigor de elaboração
MONTOTO, E. Contabilidade geral esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2011
bons estudos
No caso de dúvidas, vamos por eliminação; aproveito também para fazer um leve revisão sobre alguns conceitos básicos de contabilidade - que quando consolidados ajudam bastante na resolução rápida de questões. Por isso a importância de passar com calma na contabilidade básica para depois poder avançar.
a)CORRETO, é calculado pela simples diferença entre o valor da venda e o custo da mercadoria vendida.
R: Pelo CPC 09 o certo seria: "Diferença entre o Valor das Vendas e os Insumos Adquiridos", porém, é a alternativa que mais se assemelha.
b)ERRADA, é calculado pela diferença entre o valor da compra e o custo da mercadoria comprada.
R: Tal diferença irá resultar nos encargos recuperáveis e dedutíveis.
c)ERRADA, é a diferença entre as despesas e receitas referentes a um determinado período.
R: Temos então a DRE.
d)ERRADA, representa a diferença entre o ativo e o passivo.
R: Temos como resultado a situação patrimonial líquida; cumpre frisar que esta não se confunde com o patrimônio líquido - que é tipo de situação patrimonial. O PL, segundo o CPC 00 (R1), é o valor residual dos ativos após a dedução dos passivos.
e)ERRADA, é a diferença entre o valor do bem do imobilizado menos os valores da depreciação incorrida no mês.
R: Temos aqui o valor contábil líquido de um imobilizado.