SóProvas


ID
2400970
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação à eleição do Presidente da República, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Correta, C

    CF:

    (...)

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

  • A) NÃO computados os em branco e os nulos (art. 77, paragrafo 2, CF);

    B) convocará o DE MAIOR VOTAÇÃO (art. 77, paragrafo 4, CF);

    C) gabarito;

    D) Licença do CONGRESSO NACIONAL  para ausentar do país por período superior a 15 DIAS ... (art. 83, CF).

  • A) ERRADO- Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

     

    B) ERRADO- Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação. Se, na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

     

    C) GABARITO- Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

     

    D) ERRADO- A eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado, e ambos, sem licença da Câmara dos Deputados, não poderão se ausentar do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.  

  • Corrigindo o comentário do colega GABRIEL PINTO:

    o P.R. e o vice-presidente precisam de licença do CONGRESSO NACIONAL (e não da Câmara dos Deputados) para ausentar-se do país por período superior a 15 dias. 

    A letra "D" trazia duas informações incorretas: câmara dos deputados e período de 10 dias.

     

  • A) ERRADO- Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

     

    B) ERRADO- Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação. Se, na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

     

    C) GABARITO- Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

     

    D) ERRADO- A eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado, e ambos, sem licença do Congresso Nacional, não poderão se ausentar do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.  

  •  a) será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, computados os em branco e os nulos.  

    FALSO

    Art. 77 § 2º Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

     

     b) se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o mais idoso.  

    FALSO. Primeiramente, convoca-se o mais votado. Se remanescer empate qualifica-se subsidiariamente o mais idoso.

    Art. 77 § 4º Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

    § 5º Se, na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

     

     c) em caso de impedimento ou vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República serão chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. 

    CERTO

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

     

     d) a eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado, e ambos, sem licença da Câmara dos Deputados, não poderão se ausentar do País por período superior a dez dias, sob pena de perda do cargo.  

    FALSO

    Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.

     

  • Mal redigida essa questão. Eliminei de cara a alternativa "d":

    Veja o que dispõe a CF:

    "Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal." Ou seja, na impossibilidade do primeiro, chama-se o segundo e na impossibilidade deste, chama-se o último.

    A questão:

    "d) em caso de impedimento ou vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República serão chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal." Claramente a interpretação dessa redação é que: em caso de impedimento ou vacância dos referidos cargos, serão chamados ao exercicío os 3 juntos -  o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. E não é. 

     

  • - O presidente e vice -> não poderão -> sem licença do CN -> se ausentar por mais de 15 dias -> pena: perda do cargo. 
     

  • Concordo que a redação está horrível, por isso devemos assinalar a MENOS errada. 

  • Comentando as questões:

    Aserá considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, computados os em branco e os nulos.  ( FALSA) 

    A.1 - ''VOTOS VÁLIDOS''  SÃO TODOS OS VOTOS, NÃO CUMPUTADOS EM BRANCO E OS NULO.

     

    B- se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o mais idoso.  ( FALSA)

    B.1 - SE, ANTES DO SEGUNDO TURNO, OCORRER MORTE, DESISTENCIA OU IMPEDIMENTO LEGAL DE CANDIDATO , CONVOCAR-SE-Á DENTRE OS REMANESCENTES, O DE MAIOR VOTAÇÃO ( ART, 77,PARAGRAFO 4º), O ART. 77, PARAGRAFO 5º CF, PREDIZ: A REGRA DO MAIS IDOSO, NO CASO DE EMPATE DE DOIS CANDIDATOS.

     

    C-  em caso de impedimento ou vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República serão chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal (CORRETA)

    C.1- ART 80 /CF -  EM CASO DE IMPEDIMENTO DO PRESIDENTE E DO VICE PRESIDENTE, OU VACÂNCIA DOS RESPECTIVOS CARGOS , SERÃO SUCESSIVAMENTE CHAMADOS AO EXERCÍCIO DA PRESIDENCIA O PRESIDENTE DA CAMARA DOS DEPUTADOS, O DO SENADO FEDERAL E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

     

    D-a eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado, e ambos, sem licença da Câmara dos Deputados, não poderão se ausentar do País por período superior a dez dias, sob pena de perda do cargo.  ( FALSA)

    D.1 - ART 81 - '' A VACANCIA DO CARGO SERÁ RECONHECIDA E DECLARADA PELO CONGRESSO NACIONAL.

  • Como é legal resolver questões que estão no auge da vida real! hehe..Viva meu Brazel!

     

    Gab: C

  • PARA NÃO ERRAR NUNCA MAIS !

     

    V     C    S   S

     

    -       Vice-Presidente

     

    -       Presidente da CÂMARA DOS DEPUTADOS

     

    -       Presidente do SENADO FEDERAL

     

    -       Presidente do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

     

    e)     

    Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.

     

     

    PRAZO POSSE é de 10 dias

     

  • Questão estranha, para um melhor entendimento teria de ter a palavra sucessivamente, pois assim parece que serão chamados os 3 de uma só vez para exercer a Presidencia. 

     

  • Questão pessimamente mal redigida. 

     

    Dá a entender que os 3 presidentes (CD, SF e STF) serão chamados, no mesmo momento, para suceder o Presidente da República.

     

    Lamentável.

  • a)será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, computados os em branco e os nulos.  

     

     b) se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o mais idoso.  

     

     c)em caso de impedimento ou vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República serão chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. 

     

     d)a eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado, e ambos, sem licença da Câmara dos Deputados, não poderão se ausentar do País por período superior a dez dias, sob pena de perda do cargo.  

  • LETRA C CORRETA 

    CF/88

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

  • Na linha sucessória estaria: saindo Temer

    - Rodrigo Maia

    - Eunicio Oliveira

    - Carmém Lúcia

  • a) Art. 77, § 2º Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

    b) Art. 77, § 4º Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

    c) correto. Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    d) Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.
     

    robertoborba.blogspot.com.br

  •  

    O bom de ser concurseiro no Brasil é que podemos ver, na vida real, até as regras / normas aparemente mais improváveis (CC então...).

     

    (Rodrigo Maia nem deve estar dormindo direito tamanha a ansiedade)

     

     

  • NA ORDEM. 

    PRES. C.D.

    PRES. S.N.

    PRES. STF.

  • Macete para ajudar !

     

    V     C    S   S

     

    -       Vice-Presidente

     

    -       Presidente da CÂMARA DOS DEPUTADOS

     

    -       Presidente do SENADO FEDERAL

     

    -       Presidente do SUPREMO TRIBUNAL FEDE

  • Faltou o sucessivamente.

  • No caso de vacância, o provimento do cargo não seria de exclusividade do Vice? Que erro absurdo, passível a anulação da questão...

  • a C é a menos ruim. Mas, por ela,virão os três a exercer a presidência juntos. Q lindos!

  • Regina Concurseira, foi citado expressamente o caso de vacância do Presidente da República --->E do Vice, não apenas o do P.R.

  • Leandro Dwarf, nem tanto rs Os unicos que podem assumir por um mandato inteiro são o Presidente e Vice da República. No caso de assumir o Presidente da Câmara, Senado ou do STF, o mesmo assumirá interinamente ate a escolha de um novo, a depender se antes ou apos 2 anos do mandato, para ter eleições diretas (1º caso) ou indiretas (2º caso). Bons estudos!
  • Letra A) Art. 76, inciso 2: não computado os em branco e os nulos.

    Letra B) Art. 76, inciso 3: o de maior votação.

    Letra C) Correto.

    Letra D) Art. 83: por período superior a quinze dias.

  • § 2º Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

     

    Maioria dos Votos: Computados os votos de mais da metade da população do eleitorado ativo (Poder de Voto num Candidato)

     

    Obs.1: Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação (§4º, Art.77, CF 88).

     

    Obs.2: Se, na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso (§5º, Art.77, CF 88).

     

    Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição 90 (noventa) dias depois de aberta a última vaga.

     

    § 1º - Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita 30 (trinta) dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

     

    Se houver vacância dos cargos de Presidente e de Vice-Presidente, na ordem de sucessão, o Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal e o Presidente do Supremo Tribunal Federal somente assumirão a Presidência temporariamente, até que ocorra nova eleição:

     

    a) vagando os cargos nos dois primeiros anos -> eleição direta 90 dias depois de aberta a última vaga.

     

    b) vagando os cargos nos dois últimos anos -> eleição indireta 30 dias depois de aberta a última vaga.

     

    § 2º - Em qualquer dos casos, os eleitos deverão completar o período de seus antecessores.

     

    Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a 15 (quinze) dias, sob pena de perda do cargo.

     

    A ausência do Presidente da República do país é uma causa temporária que impossibilita o cumprimento, pelo chefe do Poder Executivo, dos deveres e responsabilidades inerentes ao cargo. Desse modo, para que não haja acefalia no âmbito do Poder Executivo, o Presidente da República deve ser devidamente substituído pelo Vice-Presidente.

     

    Afronta os princípios constitucionais da harmonia e independência entre os Poderes e da liberdade de locomoção norma federal que exige prévia licença do Congresso Nacional para que o Presidente e o Vice - Presidente possa ausentar-se do país por qualquer prazo. Espécie de autorização que, segundo o modelo da constituição federal, somente se justifica quando o afastamento exceder a 15 (quinze) dias. Aplicação do princípio da simetria.

  •  a) será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, computados os em branco e os nulosERRADA. Somente são contados os votos válidos, excluindo-se os brancos e nulos

     b) se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o mais idoso.  ERRADA. A idade é critério de desempate. É chamado o candidato subsequente na ordem dos mais votados. Caso haja empate na posição, será convocado o mais idoso.

     c) em caso de impedimento ou vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República serão chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. CORRETA. Assertiva perfeita. A chamada será exatamente nessa ordem

     d) a eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado, e ambos, sem licença da Câmara dos Deputados, não poderão se ausentar do País por período superior a dez dias, sob pena de perda do cargo.  ERRADA. O prazo é superior 15 dias.

  • Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    Reportar abuso

  • Obviamente que a letra C é o gabarito, em razão dos erros gritantes das demais assertivas. Entretanto, o enunciado da letra C também está incorreto, pois da forma como foi escrito, com a exclusão da palavra SUCESSIVAMENTE presente no artigo 80 da CRFB\88, dá a entender que na ausência\impedimento do presidente e do vice, o Brasil viveria um triunvirato ou triarquia, isto é, um governo composto de três indivíduos: o presidente da CD, o presidente do SF e o presidente do STF.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo referente ao Poder Executivo.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 2º, do artigo 77, da Constituição Federal, "será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 4º, do artigo 77, da Constituição Federal, "se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação."

    Letra c) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 80, da Constituição Federal, "em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal."

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 83, da Constituição Federal, "o Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo."

    Gabarito: letra "c".

  • Lembrar que a ordem sucessória é alfabética ! Além disso, esses cargos têm o direito de prestar depoimento por escrito