SóProvas


ID
2401321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto 15A1BBB
Menos discutível é a relação entre as revoluções de independência e os sintomas de descontentamento manifestados em algumas cidades da América Latina, a partir das décadas finais do século XVIII. É indubitável que do México a Bogotá, onde, em 1794, Antonio Nariño começava a sua carreira revolucionária traduzindo a Declaração dos Direitos do Homem; a Santiago do Chile, onde em 1790 era descoberta uma “conspiração dos franceses”; a Buenos Aires, onde, quase nessa mesma época, outros franceses parecem ter conseguido despertar em alguns escravos a esperança de uma libertação próxima graças a uma revolução republicana; ao Brasil, onde em Minas Gerais, no ano de 1789, é descoberta e reprimida uma manifestação de atividade conspirativa secessionista e republicana; nas mais variadas localidades da América Latina existem claros sintomas de uma nova inquietação.
Halperin Donghi. História da América Latina. São Paulo: Círculo do Livro, s/d, p. 66 (com adaptações)

Tendo o texto 15A1BBB como referência inicial e considerando o processo de independência das colônias ibéricas na América, julgue o item que se segue.
Depreende-se do texto que as ideias iluministas do século XVIII atravessaram o Atlântico e forneceram apoio a movimentos de contestação de colônias americanas ao poder metropolitano europeu.

Alternativas
Comentários
  • Uma questão simples, apesar do nível indicado. 

    Entendo que não é necessária a leitura do texto, visto que a afirmação já indica a resposta: os movimentos de contestação colonial foram influênciados pelo Iluminismo Europeu em ampla escala. Podemos pensar, por exemplo, na Independência dos Estados Unidos ou na Conjuração Baiana.

  • As ideias iluministas chegaram ao Brasil no século XVIII. ... A principal influência do iluminismo, principalmente francês, pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789).

    "A principal influência do iluminismo, principalmente francês, pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789). Alguns inconfidentes conheciam as propostas iluministas e usaram como base para fundamentar a tentativa de independência do Brasil".

    Fonte: Disponível em; < , <aceso em 10 Agosto. 2020

    Abc a todos.