SóProvas


ID
2401330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto 15A1BBB
Menos discutível é a relação entre as revoluções de independência e os sintomas de descontentamento manifestados em algumas cidades da América Latina, a partir das décadas finais do século XVIII. É indubitável que do México a Bogotá, onde, em 1794, Antonio Nariño começava a sua carreira revolucionária traduzindo a Declaração dos Direitos do Homem; a Santiago do Chile, onde em 1790 era descoberta uma “conspiração dos franceses”; a Buenos Aires, onde, quase nessa mesma época, outros franceses parecem ter conseguido despertar em alguns escravos a esperança de uma libertação próxima graças a uma revolução republicana; ao Brasil, onde em Minas Gerais, no ano de 1789, é descoberta e reprimida uma manifestação de atividade conspirativa secessionista e republicana; nas mais variadas localidades da América Latina existem claros sintomas de uma nova inquietação.
Halperin Donghi. História da América Latina. São Paulo: Círculo do Livro, s/d, p. 66 (com adaptações)

Tendo o texto 15A1BBB como referência inicial e considerando o processo de independência das colônias ibéricas na América, julgue o item que se segue.

De acordo com o texto, assim como com a maioria dos pesquisadores da história colonial brasileira, a Conjuração Mineira pretendia conquistar a independência do Brasil, proclamar a República e abolir a escravidão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA!

     

    Eles divergiam na questão da escravidão, sendo a maioria escravocrata. 

  • Uma questão que não precisamos perder muito tempo lendo o texto de apoio: não há dados consistentes que indiquem a abolição como meta. Sabemos, contudo, que o movimento divergia neste (e em outros) aspectos.

  • De acordo com o texto, assim como com a maioria dos pesquisadores da história colonial brasileira, a Conjuração Mineira pretendia conquistar a independência do Brasil, proclamar a República e abolir a escravidão.

    A Conjuração Mineira pretendia libertar o Brasil do domínio português, implantar a República e criar uma universidade pública para Vila Rica. A questão da escravidão gerava controvérsias entre os inconfidentes, a exemplo do próprio Tiradentes, que era favorável à abolição, ainda havia um grupo que desejava a independência do Brasil sem alterações nas estruturas socioeconômicas.


    ERRADA.

  • Abolir a Escravidão não era os objetivos da Inconfidência Mineira ,de Viés Maçon, arquitetado pelo o Gran -Mestre de Portugal e por intelectuais brasileiros que estudavam em Coimbra e Inglaterra, bem como pelo viés Protestante nos trópicos.

    Pediam pelo fim da jugo de Portugal e a sobre taxa que era cobrado na produção do ouro, (ciclo do ouro Séc XVIII) etc.

    Sim, tinha um Viés de Independência somente da província de Minas e não do país como um todo,.

  • De acordo com o texto, assim como com a maioria dos pesquisadores da história colonial brasileira, a Conjuração Mineira pretendia conquistar a independência do Brasil, proclamar a República e abolir a escravidão.