-
Acredito que o erro esteja em “embora dela NÃO emergissem a força política...”
Visto que na época do feudalismo, o senhor do feudo possuía, além da terra, riquezas em espécie (ascendência social) e tinha o direito de cobrar impostos e taxas em seu território (força política). Só recebia feudo quem era nobre.
Gabarito: ERRADO
-
A terra por si era o próprio diferencial na sociedade feudal, assim quem a tinha, além de acumular riquezas pela sua exploração também acumulava prestígio, seja político ou social. Gabarito: Errado.
-
A ascensão política e social era diretamente ligado à terra que era elemento de poder.
EMBORA as relações feudo vassalica ocorrerem de varias formas e não só a terra.
A terra era só mais uma forma de feudo nas relações entre suseranos e vassalos.
Vejam as relações como se travam na antiguidade medieval:
Poderia ser uma ponte a ser construída por um duque;
Arregimentar um pelotão de soldados;
fazer uma estrada etc.
e mais:
Talha
Era uma obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo. Se colhesse 20 quilos de batata, 10 quilos deveriam ser separados para o pagamento da talha.
Corveia
Esta obrigação correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal. De 3 a 4 dias por semana, o servo era obrigado a cumprir diversos trabalhos como, por exemplo, fazer a manutenção do castelo, construir um muro, limpar o fosso do castelo, limpar o moinho, etc. Podia também realizar trabalhos de plantio e colheita no manso senhorial (parte das terras do feudo de uso exclusivo do senhor feudal).
Banalidades
Esta obrigação correspondia ao pagamento pela utilização das instalações do castelo. Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.
Outras obrigações
Além da talha, da corveia e das banalidades, os servos também deviam pagar outras taxas e impostos. Havia a mão-morta, que era uma espécie de taxa que o servo devia pagar ao senhor feudal para permanecer no feudo quando o pai morria. Havia também o (10% da produção), que o servo devia pagar à Igreja de sua região.
Fonte:
-
Na idade média e no período feudal segue-se a lógica: terra= poder.
-
Eu acho que esse gabarito tem erro já que no feudalismo realmente tem a terra como poder, entretanto os nobres detinham a terra, eu tinha direito a terra por ser nobre ou guerreiro, a estrutura era pautada na hierarquia de baixa mobilidade. Segundo a própria professora do qc sobre o assunto.
-
Quem tem terra, tem poder.
-
GABARITO ERRADO
Se na idade média tudo era ruralizada, logo terra = poder
Exemplo: Os vikings que saiam de seus paises em busca de terra fértil para plantar.
-
Quem tinha terras tinha tudo ,
-
quem tem terra , tem produçao , quem tem produçao tem vassalo , quem tem vassalo tem servo , quem tem servo tem mais produção
-
Ainda hoje,quem tem terra,possue poder político.
-
Feudalismo foi um modo de organização econômica, política, social e cultural baseado no regime de servidão. Nesse sistema, o trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal. O feudalismo se desenvolvia dentro do feudo, uma grande propriedade rural que abrigava um castelo fortificado, as aldeias, as terras para cultivo, os pastos e os bosques.
Na Europa medieval, prevaleceu o sistema feudal, com base na terra como bem econômico fundamental, nas relações servis de produção e no domínio de uma aristocracia fundiária e guerreira.
O feudalismo foi construído sobre uma base econômica conhecida como sistema senhorial. A comunidade de aldeia, composta por servos presos à terra, tornou-se a estrutura agrícola essencial da sociedade medieval
Resposta: Errado
-
ATÉ HOJE É ASSIM. O BRASIL É UM EXEMPLO VIVO COM OS LATIFÚNDIOS