SóProvas


ID
2401351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto 15A1CCC
A Antiguidade Clássica construiu os alicerces sobre os quais se erigiria a Civilização Ocidental. O longo período que se segue à desintegração do Império Romano, a Idade Média, viu florescer um sistema baseado na terra e em relações sociais servis, quando o poder político se fragmenta e a Igreja Católica torna-se culturalmente hegemônica. O início dos tempos Modernos assinala a expansão europeia, de que decorreu a incorporação da África e da América à história do Ocidente. A partir da Revolução Industrial, o capitalismo tende a unificar o mundo, mas gera conflitos e oposição, de que seriam exemplos marcantes as duas guerras mundiais do século XX e a Revolução Russa de 1917. No Brasil, a “República que não foi” atravessa o século XX e chega ao século XXI entre avanços e recuos, alternando estabilidade com contextos de severas crises.

Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue o item a seguir.

A ação dos mosteiros e dos intelectuais árabes foi fundamental para que, em meio à fragmentação feudal, a herança cultural greco-romana fosse preservada.

Alternativas
Comentários
  • Diversas obras do mundo antigo foram preservadas pela ação de monges copistas. Estes se dedicavam a copiar as obras que foram transformadas em livro, pois a imprensa ainda não havia sido inventada. Os árabes por sua vez preservaram conhecimento antigo traduzindo-o e ampliaando-o através da manutenção de bilbiotecas (casas da sabedoria) como a de Bagdad e Cairo.

  • A "casca-de banana", está na questão dos mosteiros de fato terem sido os guardiões da cultura Antiga na Europa, porém o comando da questão é mais abrangente, falando na chegada à África, entre outros. É isso que abre espaço para a entrada da contribuição Árabe nessa "guarda" de informações.

  • Vejam sobre:

    Avicena e Averróes,

    Avicena: contribuiu para a medicina no mundo;

    Verróes : para a filosofia Aristotélica e Platônica que se havia perdida.