SóProvas


ID
2401354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto 15A1CCC
A Antiguidade Clássica construiu os alicerces sobre os quais se erigiria a Civilização Ocidental. O longo período que se segue à desintegração do Império Romano, a Idade Média, viu florescer um sistema baseado na terra e em relações sociais servis, quando o poder político se fragmenta e a Igreja Católica torna-se culturalmente hegemônica. O início dos tempos Modernos assinala a expansão europeia, de que decorreu a incorporação da África e da América à história do Ocidente. A partir da Revolução Industrial, o capitalismo tende a unificar o mundo, mas gera conflitos e oposição, de que seriam exemplos marcantes as duas guerras mundiais do século XX e a Revolução Russa de 1917. No Brasil, a “República que não foi” atravessa o século XX e chega ao século XXI entre avanços e recuos, alternando estabilidade com contextos de severas crises.

Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue o item a seguir.

A expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI redundou na conquista de vastas regiões africanas, mas não em vantagens econômicas, devido às amarras das práticas mercantilistas vigentes à época.

Alternativas
Comentários
  • O erro está no trecho: (...) mas não em vantagens econômicas. 

    A expansão comercial e marítima europeia, principalmente em relação a conquistas das regiões africanas, teve "sim" interesses em vantagens econômicas para vencer a crise do século XVI que foi um dos motivos pricipais da expansão marítima.

  • Houveram sim vantagens econômicas.

  • ERRADO.

    É errado dizer que não houve vantagem econômica com a conquista de territórios africanos, porque um dos pilares do Antigo Regime era o "exclusivo metropolitano", no qual a colônia, cuja função era enriquecer a metrópole, não podia comercializar com outros Estados que não fossem a metrópole.

  • Corroera toda a África , em com o processo de colonização. Angola e Moçambique que o diga.

  • Está errada, pois a expansão marítima atendeu a variados interesses comerciais. Mas os europeus também tinham outras motivações. Os navegadores tiveram que dominar os mares nunca navegados para atingirem seus objetivos. Entre eles, o desejo de conhecer as maravilhas narradas pelos poucos homens que haviam tido a oportunidade de viajar, mesmo que por vias terrestres, naquela época. Apesar de sua curiosidade, os europeus temiam o desconhecido. 

  • apenas vantagens economicas.

  • Um dos objetivos era o caráter comercial da expansão europeia.

    Então teve suas vantagens econômicas.

    insta: @missaopmal

  • Em 1415, os portugueses conquistaram e saquearam Ceuta, que era um

    importante centro comercial dominado pelos muçulmanos no norte da África.

    Essa conquista é considerada o início da expansão marítima portuguesa. Cotrim, p. 78.

  • A conquista de regiões tinha como consequências: lucros, riqueza,..

    Gabarito: E.

  • Visava vantagens econômicas sim

  • Gabarito : Errado.

  • À época, era clara a necessidade de se obter alguma vantagem econômica, visto que a máquina da economia do momento era pautada no mercantilismo, assim, as Nações-Estado corriam atrás da balança econômica favorável.

  • - primeiro marco das grande navegações portuguesas foi a conquista da cidade de celta ( 1415).

    - Portugal já tinha dominado cidades e territórios africanos, conquistou celta em 1415 e cabo da boa esperança ( 1488).

  •  expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI redundou na conquista de vastas regiões africanas, E TAMBÉM EM vantagens econômicas.

    GAB: ERRADO