SóProvas


ID
2401363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto 15A1CCC
A Antiguidade Clássica construiu os alicerces sobre os quais se erigiria a Civilização Ocidental. O longo período que se segue à desintegração do Império Romano, a Idade Média, viu florescer um sistema baseado na terra e em relações sociais servis, quando o poder político se fragmenta e a Igreja Católica torna-se culturalmente hegemônica. O início dos tempos Modernos assinala a expansão europeia, de que decorreu a incorporação da África e da América à história do Ocidente. A partir da Revolução Industrial, o capitalismo tende a unificar o mundo, mas gera conflitos e oposição, de que seriam exemplos marcantes as duas guerras mundiais do século XX e a Revolução Russa de 1917. No Brasil, a “República que não foi” atravessa o século XX e chega ao século XXI entre avanços e recuos, alternando estabilidade com contextos de severas crises.

Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue o item a seguir.

Ao romper com as instituições da República Velha, a Era Vargas, a partir de 1930, dá início ao processo de modernização econômica do país e de consolidação da cidadania, com a prevalência dos direitos civis, políticos e sociais.

Alternativas
Comentários
  • Trecho  que deixa a questão errada ("com a prevalência dos direitos civis, políticos e sociais")   poís, VARGAS governa até 1934 sem constituição, em 37  à 45 com "ESTADO NOVO". 

     

  • Entre 1937-1945 G.V implanta uma ditadura, logo não é correto fala em ''prevalência dos direitos civis, políticos e sociais''.

    PM/MA 2017

  • Questão errada!  O cerne do erro está quando a questão afirma em "prevalencia dos civis e, sobretudo, dos direitos polítcos". 

  • ERRADO.

    O erro da questão está no fato da consolidação da cidadania e prevalência dos direitos civis, políticos e sociais o que não foi exercido no ESTADO NOVO (1937-1945), ou seja, uma ditadura.

     

  • Questão errada.

    "Os direitos civis agrupam as prerrogativas de liberdade individual, liberdade de palavra, manifestação, pensamento e fé, liberdade de ir e vir, defesa, propriedade, contrair contratos válidos e o direito à justiça". http://direitoscivis.org.br. 

    Conceituando direitos civis dessa maneira, vemos que a questão erra ao afirmar que houve prevalência desses direitos, pelo contrário, esses direitos foram suprimidos assim como os direitos políticos com o golpe em 1937. Contudo, a questão estaria correta se mencionasse apenas direitos sociais (saúde, educação e trabalho).

  • Avança nos direitos sociais (principalmente nas relações trabalhistas) mas restringe dos direitos fundamentais (políticos e indivíduais)

  • Amigos, vamos problematizar. Para além da questão dos direitos civis, vocês acreditam em um rompimento com as "instituições da República Velha"? Eu tive problemas com essa afirmação. Eu diria que houve um novo ordenamento, mas não um rompimento. Principalmente se considerarmos os primeiros momentos de seu governo. O café continuou sendo produto chave da economia brasileira, é claro que sob novas cirscunstâncias.

  • Nossa, essas questões para professor de História da Cespe são sopa no mel, qm dera os cargos bons tivessem questões assim. Bom, se td der errado, sei que posso pelo menos virar professor, kkk.

  • ditadura

  • Os direitos começam a aparecer no seu segundo governo,O constitucional. Devido a pressão da revolção de 32 em reconstitucionalizar o Br.

  • Quem perdeu 1 minuto da sua vida lendo aquele texto totalmente desnecessário da um joinha kkkk...

  • Gabarito: Errado.

    Como que um período marcado por dois golpes (um em Prestes e um no próprio Vargas) e por uma eleição indireta mal-intencionada demonstraria qualquer direito político da população? Fora a censura, repressão, etc.

  • Como os direitos civis também abrigam as liberdades individuais, a questão se torna automaticamente incorreta. Vale lembrar, por exemplo, que os primeiros anos de Getúlio Vargas no Poder teve feições ditatoriais. Vale lembrar que Vargas, neste período, governava por meio de decretos e sem uma constituição.

    Gabarito ERRADO

  • discordo parcialmente da questão, pois Vargas que colocou fim na politica dos governadores de Campos Salles

  • A chamada República Velha termina com a renúncia do presidente Washington Luís em 1930. A chefia do poder executivo central é, então, entregue a Getúlio Vargas por uma junta representante do movimento de 1930. Embora este movimento tenha passado à História com o título de “Revolução", historiadores como Boris Fausto questionam o conceito. Ao se pensar em revolução pensa-se em reformulação de estruturas. Não é que acontece. Nem em termos sociais ou econômicos e, na verdade, tampouco políticos. O Brasil, durante a “Era Vargas", de 1930 a 1937, continua tendo uma estrutura republicana, não totalmente democrática, embora tenham sido dados passos importantes para a construção da lógica democrática quando da elaboração da constituição de 1934. No entanto, o período de 1937 a 1945, o do Estado Novo, é claramente de ditadura, profundamente personalista , que não esteve fundamentada em nenhuma estrutura partidária . Existiu uma nova constituição (1937) - outorgada e autoritária - que não passou de “letra morta": não foi aprovada por plebiscito, como o prometido, nem foi realmente colocada em prática.

    No entanto, há transformações importantes durante o período. Segundo economistas, é quando o Brasil passa de rural agrário para urbano industrial. A questão de "modernização" apresentada na afirmativa está correta pois, nesta época (década de 1930, a modernização, ou o progresso, era associada à industrialização). Não há uma total ruptura com as estruturas da república velha pois a situação do campo continua igual.
    Há mudanças importantes no que se refere ao trabalhador urbano. 
    A Consolidação das Leis do Trabalho,  legislação trabalhista criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, estabelece regras, direitos e deveres em relação à questão do trabalho urbano. Pode-se dizer que concede direitos sociais mas, não há liberdade de atuação dos órgãos de organização do trabalhador, que ficam atrelados ao Estado. 
    Na verdade, o sindicalismo varguista é um excelente mecanismo de controle das massas trabalhadoras. Além disso, "direitos trabalhistas" não são sinônimos de construção de cidadania, embora a propaganda da época assim o dissesse. A modernização econômica do período passagem do Brasil rural agrário para o urbano industrial, dentro da ótica de que progredir seria sinônimo de industrialização, não é acompanhada, não na mesma medida, de conquistas quanto à cidadania em seus vários aspectos.

     Sendo assim é preciso assinalar que a afirmativa é incorreta, apesar de apresentar ideias corretas em sua primeira parte.

    RESPOSTA :  ERRADO
  • FOi um golpista, que suprimiu os direitos políticos e socias, sem contar o DIP- Depto. de imprensa e Propaganda do Governo que censurava tudo e todos os que pensavam contrário à sua política despótica.

  • Como os direitos civis também abrigam as liberdades individuais, a questão se torna automaticamente incorreta. Vale lembrar, por exemplo, que os primeiros anos de Getúlio Vargas no Poder teve feições ditatoriais. Vale lembrar que Vargas, neste período, governava por meio de decretos e sem uma constituição.

    Gabarito ERRADO

  • GV foi um governo gradual em desfavor à sociedade. Dividido em três aspectos;

    • Provisório
    • Constitucional.
    • Estado Novo

    GAB. ERRADO

  • Vargas governou de 1930 até 1934 sem Constituição. Entretanto, entre 1937 e 1945, ele governou o "ESTADO NOVO" no qual se tornou DITADOR. Assim, ele não moderniza a economia nem consolida a cidadania durante seu trajeto na Presidência.

    GAB: E.

  • gabarito de duas respostas houve sim momentos no inicio de seu governo implantação de direitos politicos e civis , depois houve o Estado novo como ditador . Enfim ... nada mais a declarar

  • ERA VARGAS NÃO PREVALECEU OS DIREITOS POLÍTICOS,

  • GAB - E

    Q612937

    ANO: 2015 BANCA: CESPE / CEBRASPE ÓRGÃO: Instituto Rio Branco PROVA: CESPE - 2015 - Instituto Rio Branco - Bolsa-prêmio de vocação para a Diplomacia - Objetiva

    Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito de aspectos diversos da história brasileira.

    Sob o Estado Novo de Getúlio Vargas, os direitos civis e políticos praticamente desapareceram, subjugados pelo caráter ditatorial do regime; todavia, foi nesse contexto que os direitos sociais ganharam relevância, especialmente com o advento de ampla legislação trabalhista.

    R - CERTO

  • Os direitos citados na questão vieram com a promulgação da CF/88.