SóProvas


ID
2401405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto 15A2DDD

Entre 1982 e 1999, além da publicação completa em francês, inglês e árabe, volumes distintos de História Geral da África (HGA) foram publicados em chinês, português, espanhol, japonês, suaíli, peúle, hausa, italiano e fulâni. Em 2007, iniciou-se, oficialmente, a segunda etapa do projeto da HGA, intitulada “O uso pedagógico da História Geral da África”, tendo sido criado para tanto o Comitê Científico para o uso Pedagógico da História Geral da África. O objetivo dessa etapa é ampliar a difusão e a utilização pedagógica dos conhecimentos da HGA. Sua organização resulta de um pedido formal da União Africana, que pretende adotar um currículo comum de história da África para os seus países-membros, com base nas linhas estabelecidas pela HGA. No Brasil, com o apoio do Ministério da Educação, se procedeu, em fins de 2010, à publicação completa dessa obra clássica sobre a história da África, disponível para consulta integral no formato digital. Também foi publicado um trabalho de síntese e atualização desse vasto material. 

Muryatan Barbosa. A construção da perspectiva africana. In: Revista brasileira de história. São Paulo, 2012, v. 32, n.º 64, p. 227 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os item que se segue, a respeito do ensino de história da África.

O maior obstáculo para que docentes utilizem em suas aulas as temáticas africanas consiste na indisponibilidade e no difícil acesso ao material historiográfico sobre o passado africano, como destacado no texto 15A2DDD.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    No texto está bem claro quando diz: No Brasil, com o apoio do Ministério da Educação, se procedeu, em fins de 2010, à publicação completa dessa obra clássica sobre a história da África, disponível para consulta integral no formato digital. Também foi publicado um trabalho de síntese e atualização desse vasto material. Ao contrario do que consiste na indisponibilidade e no difícil acesso ao material historiográfico sobre o passado africano.

    DESCULPEM SE EU ESTIVER ERRADO!

    PMAL 2020

  • Esta afirmativa está incorreta pois existe uma gama variada de materiais disponíveis, com uma vasta referência historiográfica. Alguns dos recursos didáticos estão disponíveis na INTERNET, como a História Geral da África. Podemos destacar as políticas públicas implantadas pelo Governo Federal, como a Lei n° 10639/2003 que tornou obrigatória o ensino da História da África e Afro Brasileira nas escolas . Por sua vez, o Programa Nacional do Livro Didático e Paradidático auxilia com livros físicos que foram distribuídos nas escolas públicas do país. 

    Existe uma diversidade de materiais que podem ser utilizados como recursos pedagógicos de diferentes formatos como, livros, filmes, documentários, obras de artes, dentre outros. Estes materiais amparam o trabalho dos professores de todas as disciplinas escolares e principalmente aqueles que estão citados na Lei n°10639 como Educação Artística, Literatura e História e que ensinam o currículo de História e a Cultura Africana e Afrobrasileira. 
    Esses pontos nos fazem inferir que a afirmativa está incorreta. 

    Gabarito do Professor:  ERRADO.