SóProvas


ID
2401702
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Una de las características de Julio Cortázar es la utilización del doble, del doppelgänger literario, recurso de la antigua tradición literaria. Sobre este recurso presente en la obra del autor, marca la afirmación CORRECTA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D -El doble personaje en la obra de Julio Cortázar puede ser ejemplificado con la aparición del autor-lector, o sea, el personaje está dentro y fuera de la ficción a la vez.

     

    Tradução: O duplo caráter na obra de Julio Cortázar pode ser exemplificado pelo aparecimento do autor-leitor, ou seja, o personagem está dentro e fora da ficção.

  • Como foi posto no enunciado, o "doble" é uma característica marcante nas obras de Julio Cortázar. O escritor acredita que todos possuem um "doble", que consiste em um "eu" visto pelos outros e um "eu" visto por si mesmo. Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta, com relação a esse recurso, analisaremos todas: 
    A) Essa alternativa está errada, pois nem sempre o autor utiliza o "doble" como duplicação de personalidade.
    B) Essa alternativa está errada, já que nem sempre o reflexo está subordinado ao original.
    C) Essa alternativa está errada, pois em algumas obras não existe uma diferença definitiva entre o original e o "doble".
    D) Essa alternativa está correta, já que, de fato, o personagem na obra de Cortázar pode ser exemplificado com a aparição do autor-leitor, como podemos notar na obra "Continuidad de los parques", onde o personagem está dentro e fora da ficção ao mesmo tempo.
    E) Essa alternativa está errada, pois o "doble", pode, sim, constituir uma amplificação da experiência.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa está na alternativa de letra D.

    Gabarito dado pela banca: letra D.
    Gabarito do professor: letra D.